Tive um resumo aceito para participar no Workshop que precederá a Conferência sobre os 400 anos de Elisabeth da Bohemia, uma filósofa representante do racionalismo do século XVII e importante interlocutora de René Descartes. Elisabeth vem sendo estudada recentemente, no bojo da tentativa tardia, por parte da comunidade filosófica, de reconhecer a presença das mulheres na filosofia. Dado o atraso e a evidente demanda reprimida de reconhecimento e respeito, muito do que se tem feito em questões de gênero ainda frequenta um ambiente incerto quanto à natureza conceitual e propriamente filosófica de sua pertinência, não apenas no cânone.
O caso de Elisabeth Simmern van Pallandt é especialmente paradigmático tanto da questão de gênero, como de sua falta de reconhecimento na filosofia. Em primeiro lugar, na própria interlcução dela com Descartes aparece a dificuldade, para o filósofo, de levar a sério uma interlocutora e, em segundo lugar, aparece na tradição posterior a carência de uma leitura interna e sistemática, tanto quando possível, do legado das questões por ela oferecidas.
Deve-se também anotar que, no rastro das exigências etnográficas e políticas, em muito do que se diz sobre Elisabeth e suas questões feitas a Descartes, durante a longeva correspondência que mantiveram, há menos filosofia do que é o caso. O resumo que pretendo apresentar no Workshop está comprometido em limpar o campo para dar à filosofia de Elisabeth o seu lugar de direito e de fato, no racionalismo prático moderno.
Para a leitora e o leitor externo, o que está em jogo aqui é o nascimento do problema moral como um problema derivativo da emergência da subjetividade, no solo de justificação do conhecimento e da experiência. É o problema mesmo do estatuto moral da racionalidade e, em contrapartida, da contaminação subjetiva dos conteúdos práticos.
O resumo foi aceito fora do prazo para solicitar financiament ao CNPq. Com muito esforço e graças à generosidade e à confiança de amigas, consegui comprar a passagem. Agora, as despesas que faltam são para custeio de hospedagem e gastos lá.
O workshop é para jovens pesquisadores e será acompanhado pelos participantes da Conferência. Os melhores trabalhos serão selecionados para publicação. Aqui está a página do Workshop: https://historyofwomenphilosophers.org/event/elisabeth-of-bohemia-women-and-early-modern-philosophy/ Se você tiver interesse em ler o meu resumo aprovado, peça-me. Terei prazer em enviá-lo e em discutir intencionalidade e responsabilidade epistêmica no pensamento de Simmern van Pallandt.
Após o Workshop, como se pode ler no link do evento, começa a Conferência em comemoração aos 400 anos de Elisabeth da Bohemia.Aqui está o programa com o meu nome e o título do trabalho: elisabeth-2018_workshop_program.pdf
É muito fácil participar.
Finalize em segundos!
Mais de 2 milhões de brasileiros
Pagamento seguro
Parcele em até 12X
Campanha Flexível
Destaque
1º Kick
Maior Kick
+ Recente
de brasileiros participando na Kickante
Faça parte do movimento Kickante.
São milhões de brasileiros impactados!
Veja o status real de toda contribuição.