Considerando o contexto da pandemia da Covid-19 que vivemos, toda a fragilidade e vulnerabilidade das comunidades remanescentes de quilombos ficou ainda mais presente. E, com certeza, tem dificultado a vida dessas pessoas e feito da existência dos mesmos uma luta desigual entre necessidade diária de continuar a viver e a urgência de se manter na quarentena, para não correr o risco maior de contrair o corona vírus. Apesar de serem consideradas vulneráveis, as comunidades quilombolas são grupos que, entre outras características, trazem na sua história de luta a cultura e a resistência, deparando nesse processo com todo tipo de adversidades e infelizmente, ainda a postura de uma sociedade com práticas de discriminação racial, institucional e social.
Descendentes dos escravos da antiga fazenda Campos Novos, a comunidade dos remanescentes do quilombo de Botafogo, possui hoje cerca de 250 famílias, distribuídas em 150 Ha, preserva uma rica cultura, que se traduz por alegrias, festas e afetos. Em 2006 a Fundação Cultural Palmares concedeu a Certidão de autorreconhecimento à comunidade do quilombo de Botafogo, que foi um marco de resistência e de garantia de direitos.
Nesse período de dificuldade vivida por todo o país, não poderia ser diferente para as comunidades quilombolas. No caso do quilombo de Botafogo, sem uma renda formal e sem garantia de alimentação na mesa, parte da comunidade vive da produção agrícola de subsistência, comercializada nos municípios de Cabo Frio e Búzios, localidades estas que estabeleceram restrições às feiras livres, o que dificultou o acesso à essas cidades, como forma de evitar a disseminação do vírus. Outra parte da população sobrevive de trabalhos esporádicos em pousadas, hotéis e outras atividades diversas, para complementar sua renda e que também foram impedidas pela atual quarentena que enfrentamos. Por esses motivos a atual situação está marcada por grande insegurança alimentar e nutricional advinda das maiores dificuldades para adquirir os proventos e garantir a sobrevivência das famílias quilombolas.
Sua ajuda será de grande contribuição, já que as famílias estão passando por grandes dificuldades financeiras e dependem da ajuda de todos. Solicitamos aqui qualquer contribuição que puder fazer, para que a comunidade remanescente do quilombo de Botafogo possa superar esse momento de dificuldade e consiga se organizar até acessar os programas de socorro emergenciais do governo municipal, federal, entre outros! Agradecemos sua colaboração!
“Aquele que é feito escravo por uma força maior do que a sua, ama a liberdade e é capaz de morrer por ela, nunca chegou a ser escravo”.
Zumbi dos Palmares
É muito fácil participar.
Finalize em segundos!
Mais de 2 milhões de brasileiros
Pagamento seguro
Parcele em até 12X
Campanha Flexível
Destaque
1º Kick
R$ 10,00
Maior Kick
+ Recente
de brasileiros participando na Kickante
Faça parte do movimento Kickante.
São milhões de brasileiros impactados!
Veja o status real de toda contribuição.