version: 241226-55c26f0a
Projeto Chão Arejado - Poesia & Artes Visuais
Projeto Chão Arejado
-
Vaquinha Online
R$ 1.370,00 da meta de R$ 89.600,00
0%

Projeto Chão Arejado - Poesia & Artes Visuais

A plataforma mais premiada do Brasil

Projeto Chão Arejado

Livro-Exposição

Livro Chão Arejado

Exposição Mostra Poética Imagens e Instintos

Marcos Torres & Uillian Novaes

 

 

Produção e Edição de Vídeo e Documentário

Otávio Calmon Valverde

Trilha Sonora

Nome

Narração

Nome

Produção e Montagem de Plataforma

Marcos Torres & Patrícia Rigotti

Curadoria

Salvador/Ba

Nome

Setembro de 2016

Cachoeira/Ba

Nome

Outubro de 2016

São Paulo

Patrícia Rigotti

Fotografia

Otávio Calmon Valverde

Produção e Direção Geral

Marcos Torres & Uillian Novaes

Apoio Institucional:

Biblioteca Universitária Reitor Macêdo Costa

Sistema Universitário de Bibliotecas UFBA

Espaço Cultural Hansen Bahia

 

Patrocinadores:

        

Projeto Chão Arejado

 

 

Este livro e Exposição são dedicados ao fotógrafo Kevin Carter e Kong Nyong, a criança sudanesa que arrastava-se pelo chão de barro sob o olhar instintivo e atento de um abutre, em meio a um terreno esfacelado pela guerra civil sudanesa ao longo de anos e anos, e também é dedicado a todos os animais que vivem na natureza lutando pela sobrevivência e ao mesmo tempo correndo sérios riscos de extinção ou de não ter mais o seu habitat natural devido a uma série de imposturas…

 

Apresentação

 

Trata-se de um projeto que já vinha sendo pensado e maturado há mais de cinco anos e só há pouco mais de dois anos é que ele foi de fato para o papel, produção e execução efetivamente.

Falando sobre o projeto propriamente dito e seus aparatos conceituais, há animais que vivem na natureza com todos os seus instintos de sobrevivência. Há outros que vivem em contextos urbanos com todas as suas turbulências sociais, culturais e históricas e suas ambivalências e paradoxos. Nesse sentido há significativas distinções entre eles. Existe uma diferença entre os animais que vivem na natureza por puro instinto de sobrevivência e com todas as suas agruras para sobreviver num terreno muitas vezes hostil em relação a outros seres bípedes (o Homem) que em muitos momentos se apropriam desses mesmos instintos de sobrevivência para responder grande parte de suas imposturas diante da vida e dos outros.

É importante salientar que tanto o livro Chão Arejado quanto a ideia da Exposição Mostra Poética Imagens e Instintos nasceram da impactante imagem do menino sudanês se arrastando sob o olhar atento de um abutre e ambos num terreno demasiadamente hostil em meio a uma Guerra Civil sangrenta que assolava o Sudão nos idos dos anos de 1980/90. Este projeto como um todo também nasceu da notícia impactante sobre a morte prematura do fotógrafo Kevin Carter por meio de anfetaminas e suicídio anos após o dia fatídico de ter tirado aquela foto e, segundo dizem, não ter espantado o abutre. Mesmo diante de tantos equívocos e paradoxos disseminados no inconsciente coletivo, Kevin Carter foi reconhecido posteriormente pelo seu trabalho fotográfico ao registrar um mundo mergulhado no horror e em meio ao caos, fome e dor. O abutre era e é apenas uma força da natureza com todos os seus instintos de sobrevivência. Estava ali movido por forças da natureza e seus instintos de sobrevivência e isso era tudo.

Há uma tarefa árdua e ao mesmo tempo uma sensação estranha ao tentar esboçar e justificar algo trazido do tecido de citações e dos mil focos da cultura, que, por sua vez,
será deixado um campo aberto de significações, reapropriações e releituras a partir de experiências pessoais e da relação entre sujeito e objeto. Mas diante de tal empreitada o que talvez seja pertinente apresentar nesta exposição e para reflexão é o modo como os poemas e desenhos são entrelaçados com uma multiplicidade de linguagens e como são apresentados a partir de certas inquietações contemporâneas com a emergência deste projeto no sentido amplo de sua composição, com o objetivo de suscitar várias inquietações e reavaliações e novas posturas críticas de leitores e leitoras inseridos na cultura e imersos em suas experiências sociais, culturais e afetivas. O Deslocamento do Olhar e a Ampliação do Horizonte de Percepção talvez sejam os pontos centrais do discurso do livro e da Exposição.

A importância e a motivação para escrever este livro e montar esta Exposição justificam-se porque partiu de uma percepção e da necessidade de romper barricadas e trazer novas experiências além de suas fronteiras: a importância de observar e se relacionar com culturas e experiências alhures que vão muito além da cultura ocidental, ou melhor, além de qualquer classificação ou modelo de vida e experiência, além do desconhecido, do diferente, de seus costumes, aspectos culturais e de suas epidermes e instintos; abre novas perspectivas para se ir além das vivências geográfico-espaço-temporais, marcadas muitas vezes por um discurso hegemônico e inquestionável e não menos beligerante, sob a responsabilidade de sociedades disciplinares e de controle que moldam os sujeitos e suas ações e nessa esteira o disciplinamento e o dilaceramento dos corpos motivado por ações arbitrárias e brutais de toda ordem.

Com efeito, sua relevância cultural pode apontar para o reconhecimento de culturas alhures muitas vezes esquecidas e ou apagadas de processos culturais e históricos, de sua relevância e valor simbólico entre os quais sujeitos e seres vivos estão ali inseridos como parte integrante daquela sociedade e sem jamais perderem de vista suas relações com as outras esferas humanas e suas relações sociais e afetivas, a partir de um processo histórico indissociável tanto no meio em que vivem como também poder ir além de suas fronteiras espaciais, geográficas, sociais e culturais.

O projeto aqui apresentado é desenvolvido por dois artistas, sendo um poeta e escritor e o outro artista visual, a saber: Marcos Torres e Uillian Novaes; o projeto como um todo está articulado com duas propostas: o livro Chão Arejado com uma coletânea de 40 desenhos mais a ilustração da capa, com esboços feitos a lápis e finalizados com bico de pena e nanquim com 123 poemas sendo três para cada desenho e mais os três poemas de abertura conjugados com a imagem da capa e com a Exposição Mostra Poética Imagens e Instintos. Exposição composta de 40 desenhos em molduras cujas ilustrações são todos elas na sua versão original e com suas dimensões de 37X47 em papel A3 e moldura em madeira; 40 poemas em plotagem ou impressão fotográfica em papel le plume, dois banners com dimensões 70X90 com impressão fotográfica em papel le plume trazendo ilustrações de rascunhos e esboços (poemas e desenhos refeitos e ou inacabados: o refazer da arte e seus processos de composição em busca de uma expressão); disposição de seis a quatro notebooks, uma TV de tela led e um projetor de slides em alta resolução para apresentação de esboços, rascunhos, slides, filmes, documentários, vídeos, músicas e making-off/Documentário; e duas enciclopédias sendo uma dividida em cinco volumes e outra em volume único as quais vão estar disponíveis para a leitura e manuseio cuidadoso dos/as leitores/as e demais visitantes para apreciação dos conteúdos expostos e disponíveis à leitura, no sentido de ampliar novas formas de pensamento e ação para troca de ideias.

Saudações Artísticas

Marcos Torres & Uillian Novaes

 

Sua colaboração é importante e muito irá contribuir para as montagens da Exposição e com isso a possibilidade de muitas caravanas de escolas irem visitar a Exposição e participar das mesas de debates e demais intervenções e performance. Exemplares do livro serão doados a Bibliotecas Públicas estaduais e municipais e a Centros Culturais de incentivo à leitura e ao gosto pela poesia e artes visuais de um modo geral. 

 

Atividades proposta ao longo da Exposição

Ao longo das quatro semanas da Exposição haverá três atividades com lançamento de livro e apresentação da Exposição e duas mesas de debates em que temas transversais se articulam entre poesia e artes visuais. O intuito dessas mesas é promover diálogos e trocas de ideias em torno do entrelaçamento das linguagens e suas articulações: arte-educação, arte-urbana, arte-poesia, música, poesia e artes visuais de um modo geral e ativismo cultural entre outros temas transversais. Lançamento de livro e Exposição. Uma mesa na primeira quinzena da Exposição e a outra na última semana da Exposição. Com participação de diversos artistas e pesquisadores da cena baiana e de fora do estado: poetas, artistas visuais, pesquisadores e críticos de arte e crítica cultural, com trabalhos dentro do cenário local, nacional e internacional. A entrada é gratuita e livre e não haverá inscrição nem certificado de participação; deverá ser respeitado o espaço disponível e limitado para melhor acolher os interessados com conforto e segurança. Os ouvintes poderão participar da mesa de debates fazendo intervenções e perguntas aos convidados. Nosso objetivo é que um grande número de caravanas de escolas visite a Exposição e participe das mesas de debates e demais intervenções e performance.

 

Primeira atividade

Lançamento de livro e Exposição

O primeiro dia de atividade consiste no lançamento do livro Chão Arejado e noite de autógrafo e apresentação da Exposição Mostra Poética Imagens e Instintos.

 

Segunda Atividade

Mesa 1Arte-Poesia e Ativismo Cultural

Debate e conversa em torno dos assuntos sobre Arte-Poesia e Ativismo Cultural e suas articulações. Atividade com duração entre três e quatro horas. Há possibilidades de recital poético, mostra de vídeos e documentários entre outras intervenções artísticas.

Também vislumbramos a possibilidade de oferecemos oficinas de desenho e poesia em parceria com a direção do espaço em que o projeto esteja exposto.

 

Terceira Atividade

Mesa 2Arte Urbana e Trânsito Entre as Linguagens

Debate e conversa em torno dos assuntos sobre Arte Urbana e Trânsito Entre as Linguagens e suas articulações. Atividade com duração entre três e quatro horas. Há possibilidades de recital poético, mostra de vídeos e documentários entre outras intervenções artísticas.

Também vislumbramos a possibilidade de oferecemos oficinas de desenho e poesia em parceria com a direção do espaço em que o projeto esteja exposto.

 

Em breve divulgaremos o Cronograma de Pautas para Exposição!

 

A Meta cobre as depesas iniciais das Exposições em Salvador, Cachoeira/Ba e São Paulo. As cidades que estão no nosso horizonte para este primeiro momento são as seguintes: Salvador e Cachoeira-Ba; São Paulo e São Caetano do Sul-SP; Rio de Janeiro-RJ; Petrolina-PE; Ouro Preto-MG; Curitiba-PR e Porto Alegre-RS. Estamos montando um cronograma para uma temporada de dois anos 2016-2017 estendida por igual período 2018-2019.   

O projeto além de ser apresentado e exposto em algumas cidades brasileiras também pretende seguir para outros territórios, outros países da Lusofonia: Portugal, Angola, Moçambique e Macau; para outros países das Américas: Estados Unidos, Canadá, México, Colômbia, Chile e Venezuela; para outros países da África: Nigéria, Congo, Sudão; e para outros países do circuito Europeu: Espanha, Alemanha, França, Inglaterra, Holanda e Itália, entre outros.

 

​Algumas imagens dos desenhos que farão parte das reconpensas: Reprodução e Quadro:

Para os colaboradores com recompensas de Reproduções e Quadros. As referências para as escolhas das Reproduções e dos Quadros são as seguintes: ref.1 Abutre; ref.2 Rato; ref.3 Hiena; ref.4 Babuíno; ref.5 Hipópotamo; ref.6 Rinoceronte; ref.7 Jacaré; ref.8 Mosca; ref.9 Cão; ref.10 Pato; ref.11 Cobra; ref.12 Corvo; ref.13 Lebre; ref.14 Toupeira; ref.15 Urubu; ref.16 Gambá; ref.17 Lobo; ref.18 Onirtorrinco; ref. 19 Macaco; ref.20 Vespa; ref.21 Papagaio; ref.22 Boi; ref.23 Anta; ref.24 Acauã; ref.25 Carcará, ref.26 Onça-Pintada; ref.27 Carneiro; ref.28 Morcego; ref.29 Lesma; ref.30 Porco; ref.31 Cavalo; ref.32 Sanguessunga; ref.33 Camaleão; ref.34 Chacal; ref.35 Escorpião; ref.36 Jaguatirica; ref.37 Gavião; ref.38 Traíra; ref.39 Pardal e ref.40 Leão.     

 

R$ 50,00

Leitor(a) 2

Excelente inciativa de fomento das Boas Práticas Ambientais.

É muito fácil participar.

Finalize em segundos!

Mais de 2 milhões de brasileiros

Pagamento seguro

Parcele em até 12X

Fale com a Kickante

A mais completa plataforma de
Crowdfunding do Brasil

R$ 1.370,00
da meta de R$ 89.600,000%

Encerrado!

Projeto Chão Arejado

-

Vaquinha Online

Campanha encerrada em 14/05/2016

Campanha Flexível

Destaque

Anônimo

1º Kick

R$ 10,00

Anônimo

Maior Kick

R$ 230,00

Janusberg Barbosa

+ Recente

R$ 50,00

Leitor(a) 2

Excelente inciativa de fomento das Boas Práticas Ambientais.

R$ 80,00

Leitor(a) 1

Um trabalho bonito! E sou ex aluna da FGV

R$ 130,00

Apoiador(a) 1

:D

R$ 180,00

Apoiador(a) 2

Blá blá blá

R$ 230,00

Apaioador(a) 3

Sucesso amigos !!!! Avante!!! sempre realizando!!!

R$ 3.130,00

Colecionador(a) 1

Espero que goste do conteúdo, Andrea. Nos ajude a divulgar? Precisamos atingir a meta para produzir o curso! Beijos

R$ 5.000,00

Realizador(a)

Gostaria por meio deste comentário agradecer a minha irmã Alessandra.

R$ 6.180,00

Colecionador(a) 2

Encomenda feita com sucesso! Abs gds LAERTAO e MARCIO!!

R$ 9.230,00

Colecionador(a) 3

Sou fanático por futebol e ainda mais por camisas de jogo! Um clube com tanta história e com uma camisa maravilhosa não pode desaparecer! E não vai! Tem que voltar para a elite do futebol carioca! E minha coleção valerá ainda muito mais com a relíquia que é a Camisa do Glorioso Serrano FC.

R$ 10.000,00

Fomentador(a)

Eu acredito num mundo melhor!

R$ 20.000,00

Patrocinador(a)

Queridos do meu <3, Merda pra vocês!!!!

+ 2 milhões

de brasileiros participando na Kickante

Meta: 1 bilhão para o Brasil.

Faça parte do movimento Kickante.

+ 100 mil projetos

São milhões de brasileiros impactados!

Painel Transparente

Veja o status real de toda contribuição.