(INSTRUCTIONS FOR INTERNATIONAL DONATORS BELOW)
Como tudo começou
No final de 2014, Marcio, meu ex-aluno de um pré-vestibular comunitário no Rio de Janeiro, onde eu dava aula de matemática/física, me procurou dizendo que ele havia passado com bolsa integral no curso de Direito do Ibmec-RJ!
Ele já é mais velho, de comunidade carente, teve um vida muito difícil, com muitos percalços e, hoje, está realizando um sonho de estudar numa universidade.
A história de Marcio Justo é uma daquelas histórias que demonstram que perseverança e resiliência, quando amparadas por forças externas, podem resultar na realização de um sonho.
O Prevestibular.org quer ajudar muitos “Marcios” espalhados pelo Brasil. Queremos facilitar a vida de todos os Brasileiros de baixa renda que buscam o sonho da universidade ou apenas um reforço escolar.
“Meus planos para o futuro são de dedicação aos estudos e preparação para o concurso do Instituto Rio Branco.”
Nos ajudem a fazer a diferença na vida de quem mais precisa.
Prevestibular.org: Educação gratuita para todos
Queremos fazer a diferença na educação pública brasileira, promover a igualdade de acesso ao ensino superior e garantir a inclusão de qualidade.
Nossa meta
Levar os melhores universitários para lecionarem nos milhares de pré-vestibulares comunitários do Brasil.
Servir de plataforma online de matrícula nos pré-vestibulares comunitários para milhares de jovens de baixa renda que sonham em cursar uma universidade ou obter um reforço escolar.
Causar um verdadeiro impacto social no país, por meio da Educação gratuita e de qualidade.
Nossa solução
Em ambiente virtual, pretendemos mapear os cursinhos comunitários de todo Brasil, fomentar uma grande rede de excelência para troca de experiências e intermediar a inscrição de alunos de baixa renda e professores voluntários.
Nosso sonho
Temos o grande sonho de que todas as escolas e universidades do país (públicas e privadas), possam doar uma sala de aula para a criação de um cursinho comunitário, focado em reforço escolar e no vestibular. Queremos ser o vetor de mudança na vida de todos os jovens do Brasil.
Como sabemos do que precisamos?
Depois de conversar com inúmeros cursinhos comunitários, percebemos que os principais problemas que devemos resolver são:
- Achar professores voluntários das diversas disciplinas lecionadas;
- Facilitar as matrículas de forma online e aumentar a visibilidade dos cursinhos;
- Criar um fundo de bolsas-auxílio para alimentação e transporte dos alunos;
No que acreditamos?
Acreditamos que bons universitários que acreditam na Educação como fator transformador, em conjunto com uma boa gestão do cursinho, podem enriquecer a sala de aula e motivar os alunos que sonham em cursar a universidade.
O que já estamos fazendo?
Começamos há pouco tempo, desenvolvemos uma simples plataforma e até agora, já obtivemos a inscrição de mais de 500 professores voluntários e mais de 100 cursinhos foram descobertos e mapeados em TODO o Brasil!
Como você pode contribuir?
Temos plena convicção de que se todas as pessoas que acreditam na Educação puderem contribuir para este projeto, poderemos dar o pontapé inicial para mudar de forma real a vida de milhões de jovens de baixa renda no Brasil e quem sabe, no mundo.
Faça a sua doação e participe da mudança de vida de quem mais precisa!
Nosso time:
Somos dois sonhadores que acreditam fortemente que a educação é o caminho para um mundo mais justo!
Dedicamos nosso tempo livre para esse projeto e gostaríamos de alcançar um bom investimento para que possamos nos dedicar integralmente a este projeto!
Caio Velasco
(LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/caiovelasco)
(Contato: caiovelasco@poli.ufrj.br)
Engenheiro Mecânico formado com honras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ex-aluno do Colégio Militar do RJ.
Foi semifinalista no programa Jovens Inspiradores 2012, da Fundação Estudar e Veja.com, onde apresentou o ensaio "Tecnologias abertas: alternativa criativa para otimizar o ensino nos cursos de engenharia", que retratava sua iniciativa Poli OpenCourse, descrita mais abaixo.
Participou de programas em nível mundial, com foco em jovens lideranças, como:
- 2013 Global Pre-MBA Leadership Program, Yale University & Goldman Sachs (New Haven, EUA);
- Change-Course-Conference, The Club of Rome (Winterthur, Suiça).
Desenvolveu uma plataforma online colaborativa (Poli OpenCourse), dentro da Escola Politécnica da UFRJ, onde milhares de alunos têm acesso a notas de aula e exercícios resolvidos de diversos cursos.
Bruno Naschpitz
(LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/naschpitz/br)
(Contato: naschpitz@gmail.com)
Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.
Possui experiência em desenvolvimento de back-end, larga experiência em desenvolvimento de aplicativos para dispositivos embarcados e aplicativos desktop para engenharia.
Acredita que o sitema educacional deve ser inclusivo e que o mundo online pode contribuir para eliminar entraves no processo de aprindizagem e melhorar a qualidade do ensino.
O que prometemos?
Caso alcancemos a meta estipulada, nos comprometemos a doar todo o dinheiro recebido nessa campanha, em até 5 anos, com base em nossos critérios, no seguinte formato:
- 70% na forma de bolsa-auxílio* para os alunos selecionados dos cursinhos comunitários inscritos em nossa plataforma que forem aprovados em universidades públicas;
- 30% na forma de bolsa-auxílio* para os cursinhos comunitários onde tais alunos estavam inscritos e quem tenha contribuído de nosso projeto
*Bolsa-Auxílio não é salário, é uma ajuda em dinheiro para auxiliar o aluno cobrir parte de seus gastos pessoais, como despesas escolares, transporte, alimentação, vestuário, entre outras inerentes às suas necessidades individuais.
O que está incluso no valor estipulado?
Precisamos:
- Arcar com custos de desenvolvimento da plataforma (Hospedagem, Manutenção, Contratação de desenvolvedores e etc);
- Investir em Marketing Físico e Digital, para alcançar cada vez mais alunos e professores ao redor do Brasil, gerar conteúdo de interesse de nosso público;
- Arcar com custos de aluguel de espaço para a equipe e para compra de equipamentos (computadores, servidores e etc) durante 12 meses;
- Pagar as taxas deste site, ou seja, do Kickante!
INSTRUCTIONS FOR INTERNATIONAL DONATORS:
1. Click on "Quero contribuir!" (orange button) on the right.
2. Enter the amount of money you want to donate in the blank. Have in mind that U$1.00 is aproximately R$3.50.
3. Click on "Quero contribuir!" (orange button) below.
4. Choose "Pessoa física" (physical person) or "Pessoa jurídica" (juridical person).
5. Choose "Exibir meu nome completo" (show my full name) or "Exibir como Anônimo" (show me as Anonymous).
6. Click on "Pay with PayPal".
7. Click on "Li e estou de acordo com os Termos de Compromisso do Contribuidor" ("I have read agree to the Terms of Commitment of the Contributor").
8. Click on "Contribuir com PayPal" (green button) below.
1. The Context of Education in Brazil
According to UNESCO’s Education for All1 (EFA) movement, the proportion of young people attending secondary education at the right age in Brazil has doubled compared to 1995, showing a significant advance in the access to secondary education. Access to higher education (also known as tertiary education) has also increased and is followed by an international exchange and mobility program that funds 100,000 undergraduate and postgraduate students to attend the world’s best universities. The goal of the program, Science Without Borders2, is to plant the first seeds of what could revolutionize the R&D system, exposing Brazilian students and researchers to an environment both highly competitive and entrepreneurial. Whereas access to either secondary or higher education has increased recently, quality in Brazilian public education is still a gap.
EFA has also pointed out that Brazil is one of the E9 Countries, i.e. countries that have not yet achieved universal primary education and still face major quality deficits. Although universal primary education is close to being achieved, the gross enrollment ratio3 (GER) in secondary education in Brazil is about 80%, meaning that 80 out of 100 students in the official age group corresponding to this level of education are enrolled, and in the tertiary education it remains much less developed, with a GER under 30%.
The 2013 Brazilian Educational Census4 shows that 29 million students are enrolled in the primary education, with 86% accounting for the public education system, while 8.3 million students are enrolled in the secondary education, with almost 88% coming from the public education system. Moreover, only 7.3 million students are enrolled in the tertiary (or higher) education, with 5.3 million (73.5%) in private universities and 2 million (26,5%) in public universities.
From 2009 to 2013, the ratio of students who enrolled in higher education comparing to students who graduated has decreased from 46% (2009) to 36% (2013). This means that the number of people entering college exceeds the number of students who graduate.
Brazil adopts a mixed system of public and private universities. In order to enter a university in Brazil, candidates must undergo the High School National Exam (ENEM): a non-mandatory, standardized national exam. ENEM is the most important exam of its kind in Brazil, with more than 8.7 million registered candidates in 2014.
Even though higher education is free of charge and valued at public universities, just 23% of the students who graduated in 2013, which accounts for slightly more than 229,000 students, come from secondary public education.
1.1. The Context of Community Preparatory Courses
The figures above show us that Brazil has a wide gap between the secondary and higher education, especially for students from public education. In this regard, there are many college-preparatory high school programs, most commonly known as Community Preparatory Schools, that have flourished as an alternative method to the precarious secondary public education system, initially focused on preparing students in their senior high school year for ENEM.
Some studies show that there are more than 2,000 Community Preparatory Schools across Brazil and over 100,000 low-income public high school students, including minority students, who use this environment. Some of these preparatory schools usually charge a paltry monthly fee to cover costs such as paper copies and chalk sticks.
These schools usually make use of available classrooms in public and private schools and even in churches. Faculty and staff participate on a voluntary basis and are composed of both undergraduate students and regular workers. Most schools have classes that take place either after the work shift or on Saturday mornings or afternoons.
2. THE IDEA: PREVESTIBULAR.ORG
PREVESTIBULAR.ORG is a unique web-based platform targeting the Community Preparatory Schools in Brazil.
2.1. Project Goals and Mission
The platform initially aims to facilitate and intermediate recruiting of voluntary faculty, staff and low-income students throughout Brazil to the Community Preparatory Courses. To develop this initiative we firstly need to pinpoint their locations.
The project started pinpointing the locations within the main metropolitan areas such as Rio de Janeiro, São Paulo and Minas Gerais, and it has voluntary focal points at 10 states in Brazil. The focal points will disseminate this idea in Brazil and contribute with hands on activities.
Meanwhile, PREVESTIBULAR.ORG will start developing three further concepts:
Our mission is to help minority and low-income public high school students to succeed in Brazilian High School National Exam (ENEM) as well as to provide them better education, scholarships and mentorship in order to make the dream of going to college come true.
Our team
Caio Velasco - Founder
(LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/caiovelasco)
(Contact: caiovelasco@poli.ufrj.br)
Bruno Naschpitz - Co-Founder / Backend Developer
(LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/naschpitz/br)
(Contact: naschpitz@gmail.com)
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