Sou Maria da Graça Menezes Mourão, historiadora pesquisadora. Publiquei 'História dos Apiacás' em 2008, ed. Scortecci. Trata-se de paleografia de um relatório, inédito, encontrado através de minhas pesquisas, desconhecido da historiografia indígena, sem registro algum no Arquivo Nacional, apenas uma breve notícia no jornal Ostensor Brasileiro, em 1845.
Através do KICKANTE, com recuso adquirido para a viagem de ida e volta, com um acompanhante, levarei exemplares do História dos Apiakás para este povo da margem direita do Rio dos Peixes, afluente do Rio Arinos, bacia do Rio Juruena, a 60 km de Juara no Norte do Mato Grosso,
O livro é o documento textual de 1819, do encontro de 14 apiakás: o Cacique Severiano, nome cristão desde a infãncia e seu filho; o irmão do cacique de nome Preá; uma moça de quinze anos e onze homens de três diferentes aldeias -, com o governador da Capitania de Mato Grosso, na Vila Real do Bom Jesus do Cuiabá, hoje a capital.
A doação de exemplares à Comunidade Apiaká será uma contribuição de como viviam seus antepassados há duzentos anos atrás, - 1819-2018 -, presentificando para a posteridade deste povo indígena, a memória do dia a dia,costumes, danças, alimentação, objetos domésticos e de guerra, pintura dos corpos, descrição das campanhas de guerra, normas do cacicato por herança de seus avós, medicina do pagé, o jejum durante a putrefação dos corpos, além do idioma primitivo daquela nação.
. Segundo o Museu do Índio, 'para o apiaká não existem bens mais importantes que sua própria língua e herança cultural' [...] uma das líguas da família linguística tupi-guarani do tronco tupi que estão em perigo de extinção, por causado numero extremamente pequeno de falantes nativos'. [...] apenas tres. [...] O Brasil pode perder 30% de suas línguas indígenas nos próximos quinze anos. http://prodoclin.museudoindio.gov.br/index.php/etnias/apiaka/povo; http://www.ebc.com.br/cultura/2014/12/brasil-pode-perder-30-de-suas-linguas-indigenas-nos-proximos-15-anos
Preciso de recursos para viagem de ida e volta, com acompanhante, voando de Belo Horizonte à Brasilia, desta para Cuiabá. De ônibus da capital para Juara, pela Verde Transporte, uma viagem de 12 horas, sendo 110 km de estrada de chão e mais 60 km de chão para chegar à margem direita do Rio dos Peixes e atravessá-lo de barco.
O Departamento de Jornalismo da Rádio Tucunaré de Juara, através do jornalista Dirceu Barbosa estará me apoiando, a partir da minha chegada em Juara, onde entrarei em contato com a Assessoria Pedagógica da Secretaria de Educação do município. Este jornalista acompanhou a equipe do Museu do Índio que produziu uma cartilha a respeito do idioma Apiaká. Estará tambem nos assessorando o chefe da FUNAI que é da etnia apiaká.
É muito fácil participar.
Finalize em segundos!
Mais de 2 milhões de brasileiros
Pagamento seguro
Parcele em até 12X
Campanha Flexível
Destaque
1º Kick
Maior Kick
R$ 100,00
+ Recente
de brasileiros participando na Kickante
Faça parte do movimento Kickante.
São milhões de brasileiros impactados!
Veja o status real de toda contribuição.