Parque Guaraíras
O Parque Guaraíras é um projeto ambiental que visa criar, conservar e preservar a biodiversidade permanentemente, através do reflorestamento total da área com bioma da Mata Atlântica e preservação de animais silvestres. A área - situada no município de Georgino Avelino/RN, totaliza um espaço de 40 hectares que hoje encontra-se desmatado e pronto pra o início do projeto. A proposta é o reflorestamento total com bioma advindo da mata atlântica para preservação, promover atividades de educação ambiental e realização de pesquisas científicas sobre a vida silvestre. O projeto também contará com uma unidade de hospital veterinário para recuperação de animais resgatados, apreendidos e vítimas de atropelamento nas rodovias da região para recuperação e tratamento, e assim, reintroduzi-los novamente ao seu habitat, uma vez que estejam aptos para tal. Dentro do projeto, também está a criação de um centro de reprodução para espécies de Aves originárias da mata atlântica, assim como um espaço para receber espécies de aves de todo o mundo, realizando ações para garantir a reprodução desses animais.
O Parque Guaraíras terá um programa de educação ambiental, recebendo alunos para aulas de campo em parceria com escolas, institutos federais e universidades, pesquisas científicas sobre biodiversidade, assim como ponto de apoio para órgãos ambientais como IBAMA e IDEMA.
O objetivo é que o Parque Guaraíras se torne o maior parque de aves do mundo, onde temos como referências o Parque das Aves (Foz do Iguaçu) com 16 hectares, hoje considerado o maior parque de aves da América Latina – recebendo mais de um milhão de visitantes por ano, e também o Bird Park (Kuala Lampur) com 8,5 hectares, maior parque de aves em espécie e exemplares de aves do mundo atualmente, atraindo em torno de 4 milhões de visitantes por ano. Em termos de área, o Parque Guaraíras por si só já tem a capacidade de se tornar o maior parque de aves do mundo, onde iremos trabalhar para termos a maior quantidade de espécies e animais.
Quando 100% executado, mais de 400 empregos diretos serão gerados com a criação do parque. Mão de obra como veterinários, zootecnistas, biólogos, guias turísticos, jardineiros, profissionais de manutenção, administrativo e outros. O projeto surgiu há 20 anos, quando o idealizador tinha 19 anos. Hoje, aos 39 anos, deixou o mundo corporativo para dedicar sua vida ao meio ambiente, refletindo sua preocupação com a conservação da biodiversidade na região, promovendo acesso à educação ambiental e o crescimento econômico para o munícipio com o aumento do turismo ecológico na região.