"O que é que a Malala tem..." é um espetáculo teatral inédito que conta ao público brasileiro, de forma vivaz e instigante, a história de Malala Yousafzai em franco diálogo com a vida de uma estudante brasileira - personagem criada para ser o retrato da nossa juventude. Questões como “O que é que a Malala tem em comum com qualquer jovem de qualquer parte do mundo?”, “O que é que a Malala tem de especial, que a fez alcançar status de heroína contemporânea?”, ou “O que é que a Malala tem a dizer ao mundo?” instigam sua interlocutora e a fazem refletir sobre a situação do seu país e (por que não?) o seu poder de mudar o mundo.
Com a sua colaboração vamos produzir nosso espetáculo teatral inédito e contar essa história tão inspiradora que toca na luta por direitos humanos, pela educação e igualdade de gênero; no empoderamento da mulher e da juventude; na questão dos refugiados, no extremismo religioso e nas novas formas de mídia.
Nossa peça está prevista para o mês de junho/2017 e ficará em cartaz por um mês, na cidade de São Paulo. Vem com a gente inspirar milhares de pessoas!
Eu sou Malala - Autobiografia
Eu sou Malala - Ed. Juvenil
Malala a menina que queria ir a escola
Pra você que é professor ou estudante, tem promoção especial!
Pra você que está em qualquer canto do país, não deixe de colaborar, porque algumas recompensas chegam até você!
Pra você que é estudante, profissional ou interessado em artes e quer participar do nosso processo de criação, pensamos em dois workshops muito bacanas. Confere lá na lista de recompensas!
E você que é diretor ou diretora de escola, que tal uma sessão exclusiva da peça para os seus alunos?!
Você que é empresário ou diretor de uma instituição, quer ser um "apoiador cultural" e divulgar sua marca em nosso material e mídias sociais?
Você está colaborando pra que a gente dê o primeiro passo de uma longa jornada. Desde já, agradecemos imensamente. Do valor arrecadado, ainda vamos separar uma parte para as recompensas (10%) e a porcentagem da Kickante (12%).
MALALA YOUSAFZAI é uma jovem ativista paquistanesa conhecida internacionalmente por sua luta na defesa do direito à educação. Ainda com 12 anos, já escrevia em um blog da BBC, relatando o cotidiano de seu país, subjugado pela ação do grupo extremista Talibã. Não demorou muito para que ocorresse um atentado contra sua vida, mas ela sobreviveu, refugiou-se na Inglaterra com sua família, ganhou o Prêmio Nobel da Paz com 17 anos e está mais ativa do que nunca na defesa pela educação agora em âmbito mundial, através do Fundo Malala, organização sem fins lucrativos que fundou com seu pai. Sua célebre frase “Uma criança, um professor, uma caneta e um livro podem mudar o mundo” sintetiza a confiança que ela tem em sua causa. Ah, sua cor preferida é rosa, ela adora ser a primeira da classe e vive brigando com seus irmãos mais novos.
Malala chegou de mansinho. Inspirou uma de nós, que comentou com outra, que botou lenha e chamou mais um, e mais outro e outro e quando vimos, nosso time estava formado. Um time de inquietos. Inquietos com tudo o que acontecia - e ainda está acontecendo - ao nosso redor. Inquietos por querer refletir juntos sobre o nosso tempo e colaborar de alguma forma com a escrita da nossa história.
Malala. Sua então breve, porém extraordinária biografia, por si só já daria uma grande peça. Mas os paralelos com nossa situação, com nossas necessidades de fala são tantos, que se tornou inevitável falarmos também de nós. Sua história e a nossa esbarram na luta por direitos humanos, pela educação e igualdade de gênero; o empoderamento da mulher e da juventude; a questão dos refugiados, o extremismo religioso, as novas formas de mídia.
Aliás, cada notícia que chega só confirma a necessidade e a urgência de realizar este trabalho.
"O que é que a Malala tem..." é um espetáculo teatral que pretende contar ao público brasileiro, de forma vivaz e instigante, a história de Malala Yousafzai em franco diálogo com a vida de uma estudante brasileira - personagem criada para ser o retrato da nossa juventude. Questões como “O que é que a Malala tem em comum com qualquer jovem de qualquer parte do mundo?”, “O que é que a Malala tem de especial, que a fez alcançar status de heroína contemporânea?”, ou “O que é que a Malala tem a dizer ao mundo?” instigam sua interlocutora e a fazem refletir sobre a situação do seu país e (por que não?) o seu poder de mudar o mundo.
DRAMATURGIA - LIGIA OLIVEIRA
- É dramaturga e pesquisadora. Faz doutorado em artes cênicas na USP e jardinagem num micro apartamento no Bela Vista. Nasceu em Paranavaí, morou 10 anos em Curitiba e há 4 em São Paulo. Mistura na mesma frase as palavras "porrrrrrta" + "guria" + "meo" sem nem perceber. Na estante, literatura paranaense, Salinger, Novarina e Miranda July.
DIREÇÃO - RONALDO SERRUYA
- É dramaturgo, ator e diretor de teatro. É gay, e acha importante dizer isso nesses tempos em que vivemos. Acredita que a empatia é a única forma de luta potente e por achar que já foi mulher um dia é que aceitou dirigir esse projeto.
ELENCO - CATHARINA NEGRAES
- É atriz, dramaturga, produtora e mãe do Benjamin. Adora um bom embate filosófico ou o que chama de "discussão construtiva". Mas fica tranquilinha quando senta em lótus para meditar. Está de corpo e alma nesse projeto, pois acredita que sua arte é a melhor coisa que pode oferecer ao mundo nesse momento.
ELENCO - MARIELA LAMBERTI
- É paranaense sendo estrangeira em São Paulo há 6 anos - e ainda aprendendo o idioma. Estudou psicologia e, talvez por isso, se interessa tanto por gente, por fala, por olho. Foi ser atriz pra brincar de contar histórias e mergulhou em estudos sobre performance, cinema e teatro feminista.
ARQUITETURA CÊNICA - CARILA MATZENBACHER
- É arquiteta e urbanista. Paranaense, em 2007 migrou para São Paulo para estudar no Espaço Cenográfico. No mesmo ano penetrou na Associação Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona, onde se cultiva até o presente integrando a companhia como associada. Para este trabalho, está apostando fundo nas descobertas coletivas, no fazer na cena e na essência ritual da matéria.
TRILHA SONORA ORIGINAL - LEONARDO. P. DANIEL
- É curitibano e vive em São Paulo há quatro anos. É músico, compositor de trilhas sonoras e desenhista de som. Acredita que a arte é fundamental em muitos sentidos e que sem ela o homem não se completa histórica e socialmente.
FIGURINO - YUMI SAKATE
- É figurinista, diretora de arte, feminista como toda mulher poderia ser se o debate fosse mais presente no dia a dia. Para isso também está nesse projeto. Ah! E tem um bloco de carnaval que homenageia a Rita Lee, o Ritaleena!
ILUMINAÇÃO - BETO BRUEL
- É iluminador de teatro com mais de 30 anos de carreira e diversos prêmios na bagagem. Para ele, o teatro tem que ser feito com prazer, senão não vale a pena.
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO - MARTINA GALLARZA
- É gaúcha criada em Curitiba e hoje vive em São Paulo. É atriz e produtora desde... sempre! Acredita no poder dos encontros e que o teatro é uma força que pode mudar o ser humano.
PRODUÇÃO EXECUTIVA - LAURA SEVERO
- Carioca que estudou teatro em Minas e mora em São Paulo. Trabalha como atriz e também como produtora criativa. Sempre se arriscou na poesia, tendo lançado o livro "Folhas Descobertas" e, há alguns anos faz cinema. Com olhos alojados no sentimento, vem descobrindo formas de ser e contar os seres.
PRODUTORA - RODA DE CRIAÇÃO
- Escritório de Comunicação e Produção Cultural criado em 2006. Produziu entre outros trabalhos: o show “Palavra Cantada Toca o Brasil” na circulação Sul, os espetáculos de Dança “Mundo Perfumado” e “Sem Lugar” do Grupo de Dança Primeiro Ato de Belo Horizonte, “Boca do Lobo”, “Os Catecismos Segundo Carlos Zéfiro” e “Savana Glacial”. Em parceria com a Gelatina Cultural, fez em São Paulo a produção executiva dos espetáculos teatrais “Tríptico Samuel Beckett”, “Terra de Ninguém” e “Sit Down Drama”. Atualmente produz os grupos: AREAS Coletivo de Arte (RJ/SP), a Cia. do Mofo (SP) e a Cia. Elefante (SP), além de idealizar e produzir projetos em parceria com artista e coletivos de Curitiba, Rio de Janeiro e outras cidades brasileiras.
O MUNDO - Em setembro de 2015, diversos chefes de Estado e de Governo e altos representantes da sociedade mundial se reuniram na sede das Nações Unidas, em Nova York, e definiram o que ficou conhecida como Agenda ONU 2030, que vem a ser um plano de ação global a ser implantado dentro de 15 anos, cujo objetivo maior é a erradicação total da pobreza extrema no planeta. Todos os países, todas as partes interessadas, todas as pessoas do mundo, enfim, atuando de forma colaborativa, orientados pelos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (os ODS), podem contribuir com a implementação deste plano.
MALALA - Figura internacionalmente conhecida, embaixadora da ONU e divulgadora da Agenda 2030, ativista na defesa da educação de qualidade para todos, principalmente para as meninas, é a grande inspiração do projeto “O que é que a Malala tem...”.
NÓS - O projeto “O que é que a Malala tem...”, que pretende contar a história da Malala para o público brasileiro através de uma peça teatral, está diretamente alinhados com 5 dos 17 ODS estabelecidos pela ONU. São eles:
4) EDUCAÇÃO DE QUALIDADE:
A causa mais cara à nossa personagem-tema. A peça igualmente trata desse assunto com todo respeito e atenção que ele merece.
5) IGUALDADE DE GÊNERO:
Além do fato de a Malala defender o direito à educação principalmente para as meninas, que em muitas culturas são desencorajadas ou até proibidas de estudar, estamos contando a história de uma menina que simplesmente fez por merecer um Prêmio Nobel da Paz, um exemplo para toda e qualquer menina/mulher de toda e qualquer parte do mundo.
10) REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES:
Promovendo a educação e a igualdade de gênero, a reflexão e a sensibilização do indivíduo perante esses temas tão cruciais para o desenvolvimento em sociedade, através da arte, estaremos promovendo também a redução das desigualdades e a valorização do ser humano.
16) PAZ, JUSTIÇA E INSTITUIÇÕES EFICAZES:
Malala foi quase uma vítima fatal do terrorismo. No entanto, não se deixou intimidar nem respondeu com mais violência, ao contrário, hoje promove a verdadeira cultura de paz, ao declarar que nossas “armas” são uma caneta e um livro. Nós do projeto “O que é que a Malala tem...” abraçamos essa ideia, conscientes de que, como artistas, nossas “armas” são nossa voz, nossos pensamentos, nossa expressão.
17) PARCERIAS E MEIOS DE IMPLEMENTAÇÃO:
Uma das formas de contribuir com a implementação dos ODS diz respeito à sua divulgação, principalmente nesses anos iniciais do plano. Certamente este projeto prestará esse serviço ao chamar a atenção para a causa em todos os lugares onde a peça for apresentada, e convidando todos a participar cada qual em suas competências.
VOCÊ – Está convidado a fazer parte disso! Quantas vezes a gente pensa que as coisas nunca vão mudar, nunca vão melhorar, que somos muito impotentes diante das injustiças da vida. Só que não! Sozinho fica difícil, mas juntos podemos mais. Basta que cada um procure e aposte naquilo que mais acredita. Então, se você acredita que este projeto merece o seu apoio, se ele traduz um pouco do que você gostaria de ver acontecendo no mundo, se ele “te representa”, vem com a gente, SE JOGA porque a hora é AGORA!
R$ 10,00
AGRADECIMENTO
A motivação e alegria de realizar esse encontro com pessoas magnificas... Aguardando já ansiosa!!!!!
É muito fácil participar.
Finalize em segundos!
Mais de 2 milhões de brasileiros
Pagamento seguro
Parcele em até 12X
Campanha Flexível
Destaque
1º Kick
R$ 10,00
Maior Kick
+ Recente
R$ 10,00
AGRADECIMENTO
A motivação e alegria de realizar esse encontro com pessoas magnificas... Aguardando já ansiosa!!!!!
R$ 15,00
PROMOÇÃO PARA ESTUDANTES E PROFESSORES
amor pela literatura
R$ 15,00
LINK DO DOCUMENTÁRIO
Kickado! Boa sorte menina!
R$ 25,00
INGRESSO PARA TEMPORADA SP
Parabéns pela iniciativa!
R$ 40,00
CAMISETA EXCLUSIVA DA PEÇA
Parabéns pela iniciativa!
R$ 100,00
LIVRO "MALALA" da CIA DAS LETRAS
Sucesso! :)
R$ 200,00
WORKSHOP "PROCESSO DE CRIAÇÃO"
Aeeee tiozão!!!!
R$ 200,00
WORKSHOP "DRAMATURGIA"
Muito obrigado pela contribuição e pelo apoio, Adriana! :)
R$ 3.000,00
SESSÃO EXCLUSIVA DA PEÇA
Por um mundo mais humano!!!
R$ 6.000,00
ESPAÇO PUBLICITÁRIO
Kuki, vi em você muito do que tenho em mim e por algumas vezes deixo apagar por alguns acontecimentos. Muito obrigada por ser, apenas! Estamos juntas para fazer esse grupo crescer ainda mais! Por muita generosidade, muito amor, muito bem que ainda está por vir. Beijão.
de brasileiros participando na Kickante
Faça parte do movimento Kickante.
São milhões de brasileiros impactados!
Veja o status real de toda contribuição.