O NEEM - Núcleo de Estimulação Estrela de Maria - nasceu em 2022 dentro do Complexo do Alemão, uma das maiores e mais violentas favelas do Brasil e do mundo. Rafaela França é mãe da Maria, que foi diagnosticada com autismo aos três anos de idade. Ao invés de buscar tratamentos convencionais, Rafaela optou por cuidar da filha com medicamentos a base de cannabis, priorizando remédios naturais e prezando pela saúde da criança. A partir das evoluções da Maria, a mãe decidiu lutar pelo acesso ao tratamento com cannabis para outras famílias atípicas do morro.
Assim nasce o NEEM, que hoje faz acolhimento das famílias, apoia com consultas médicas gratuitas, doação de medicamentos a base de cannabis através de uma empresa parceira, apoio odontológico para as crianças, encontros com psicólogos e psiquiatras para mães e filhos, acompanhamento nutricional das famílias, geração de renda para as mães atípicas, dentre outras atividades. Atualmente, são mais de 350 famílias já acolhidas pela equipe do NEEM, crianças apresentando evoluções incríveis em seus tratamentos, famílias aliviadas e felizes com o desenvolvimentos das crianças. A instituição passa a ser conhecida em outras comunidades periféricas do Rio de Janeiro e, dessa maneira, as atividades de apoio começam a se espalhar pela favela da Maré, Jacarezinho, Penha e da Rocinha, por exemplo.
Para seguir crescendo e apoiando mais famílias e suas crianças atípicas, o NEEM conseguiu sua sede própria e, agora, busca novos apoios para estruturar esse espaço. Além dos cuidados de acolhimento, a instituição pretende realizar atividades específicas nessa sede, como atendimento terapêutico complementar para as crianças, encontros entre as famílias, rodas de conversa para a comunidade, cursos, ações e eventos de geração de renda, bazares e brechós, entre outras ações que promovam o NEEM como centro de referência para famílias que precisam de apoio para reconquistar o direito à saúde e qualidade de vida.
MAKE IN FAVELA
O MAKE IN FAVELA é um sub-projeto do NEEM, criado pela Rafaela França há quatro anos atrás. O projeto tem sido uma grande possibilidade de formação para mulheres e adolescentes que buscam uma profissão como maquiadora, já foram mais de 400 pessoas formadas durante esse tempo em diversas favelas cariocas. A ideia é ter uma sala fixa dentro da nova sede do NEEM para que as atividades sejam mais frequentes, para que possamos atender melhor as necessidades dos cursos, para que possamos ter uma estrutura fixa que atenda mais e mais mulheres em busca de renda própria e dignidade de vida dentro das comunidades que vivem.
O valor solicitado para a vaquinha do NEEM diz respeito a uma parte do valor que precisamos para mobiliar a sede da instituição, localizada no Loteamento da Castrol, dentro do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Conseguimos, com ajuda de parceiros, alugar uma casa com três quartos, dois banheiros, cozinha, sala, varanda e pequeno quintal.
Nossa maior necessidade é conseguir apoio para mobiliar a casa com toda a estrutura que precisamos para acolher as famílias e termos condições dignas de trabalho. Nas imagens abaixo, você pode ver as listas com os ítens que precisamos e uma média de valores, de acordo com a realidade do Rio de Janeiro. Incluso no planejamento orçamentário temos, em uma segunda planilha, os valores para a sala de maquiagem fixa do curso de geração de renda Make in Favela.
O NEEM se responsabiliza e se compromete a prestar contas de todo o valor arrecadado e todas as compras feitas com o dinheiro doado pelo email dos doadores e pela página de Instagram da instituição, que é @neem.2022.
Contamos com seu apoio, é de extrema importância toda e qualquer ajuda para que possamos avançar na realização desse sonho aqui em nossa favela. Acreditamos que cuidar das crianças do nosso país é uma responsabilidade social coletiva e te convidamos a fazer parte desse movimento importante e consciente.
Seja parte do NEEM, nos apoie da construção desse espaço acolhedor e faça parte da mudança que você quer ver no mundo! Contamos com você :)
Nossa equipe é formada por mulheres, mães atípicas e moradores da periferia. Atualmente, o NEEM conta com a seguinte estrutura de colaboradores que se revesam, ainda de forma voluntária, nas seguintes funções:
- Rafaela França: coordenação
- Darley da Costa: subcoordenação social
- Sabrina Amaral: pedagoga
- Matheus Lopes: facilities
- Bruna Cabral: suporte acompanhamento judicial
- Jailton Almeida: manutenção
- Waleska Lima: social media
- Lúcia Cabral: articuladora territorial