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Não deixe o PROJETO EDUCANDO PELA MÚSICA morrer
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Não deixe o PROJETO EDUCANDO PELA MÚSICA morrer

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Educando pela Música é um projeto social independente que busca alcançar crianças e adolescentes em situação de risco social na cidade de Taubaté, no Vale do Paraíba, SP.

Este projeto faz muita diferença na vida das crianças e dos adolescentes.

Mas, após quase 40 anos de atividade, sem sede própria e sem recursos financeiros, com poucos apoiadores e nenhum mantenedor, 2016 pode ser seu último ano de atuação da equipe do projeto.

As necessidades são muitas: comprar ou alugar um imóvel, alimentação para as crianças, compra e manutenção de equipamentos, transporte para os eventos, contador e etc.

Nesta campanha, estamos buscando recursos para manter o projeto vivo.

O projeto está dividido em duas frentes:
O CORAL INFANTIL VOZES de TAUBATÉ é formado por crianças de 7 a 14 anos que cantam em português, inglês, francês, latim, grego, hebraico, espanhol, maori, dialetos africanos entre outros.

O PROJETO ORQUESTRA é formado por crianças de 7 a 17 anos que tocam música popular brasileira e internacional, tocam música erudita, folclórica e sacra em uma combinação interessante e rara de Flauta & Xilofone. 

 

São muitos os ganhos:

Inclusão social, desenvolvimento cognitivo, amadurecimento emocional, asseio pessoal, enriquecimento intelectual, enriquecimento cultural, qualificação para o mercado de trabalho, desenvolvimento de múltiplas inteligências, memória auditiva, memória fotográfica, leitura, associação de ideias, transferência de habilidades desenvolvidas, senso de equipe,

interesse no desenvolvimento de cada um dos integrantes do Projeto, generosidade intelectual, corresponsabilidade sobre o resultado e muitos outros difíceis até de se mensurar.

 

É um projeto que resistiu (e ainda resiste) durante quase 40 anos de trabalho técnico não remunerado.

 

Sua metodologia única permitiu superar desafios como: a falta de recursos para os materiais didáticos, instrumentos, uniformes, espaços físicos, patrocínio, voluntários técnicos, infraestrutura para alimentação, transporte e lanche.

 

A Metodologia desenvolvida permite simultaneamente:

 

• Democratizar o acesso ao enriquecimento cultural por meio de aulas e das apresentações sempre gratuitas sem recurso público ou privado;

• Envolver a comunidade, a escola e a família;

• Desenvolver as atividades internas com responsabilidade técnica sob um olhar acolhedor;

• Capacitar agentes culturais mirins para a prática da generosidade intelectual e para o protagonismo juvenil;

• Capacitar tecnicamente sem “paternalismo”. As crianças têm metas artísticas, pedagógicas, sociais e comportamentais a cumprir. Ao atingirem estas metas elas têm direito a participar de mais uma oficina;

• Fomentar o Enriquecimento Sociocultural da população por meio de atividades externas que não são meramente apresentações públicas.

 

Estas atividades tem objetivo social, técnico e educacional nas seguintes configurações:

 Participação Especial: apresentações em abertura de eventos culturais, seminários, simpósios, congressos, conferências, etc.

 Concertos Didáticos: eventos nos quais existe um comentário das peças apresentadas e o público é estimulado a interagir.

 Atividades de Integração: atividades que são articuladas com o intuito de fortalecer o relacionamento amistoso e os laços de companheirismo entre as crianças, seus pais, professores e outros grupos de crianças e adolescentes da mesma idade.

 Intercâmbios Culturais: eventos nos quais, além do grupo se apresentar, eles também participam de Oficinas, Palestras, Gincanas, etc.

 Mensagens Sonoras: além das apresentações artísticas são compartilhadas mensagens de incentivo à paz, fraternidade, esperança, cidadania, aleitamento, doação de sangue, doação de agasalhos, etc.

 

UM POUCO DE HISTÓRIA

Nos Anos 80 o interesse das crianças era tocar violão por influência do Rock nacional. Como nosso propósito era estimular a prática da cidadania e do pertencimento a um grupo com responsabilidade, comprometimento, e generosidade intelectual, criamos a Orquestra de Violões onde os alunos estudavam individualmente e se apresentavam em conjunto.

Nos anos 90 o interesse natural foi pelo teclado, devido a popularização dos teclados portáteis que vieram a substituir os órgãos eletrônicos com pedaleira. Mais uma vez aproveitamos o gancho pedagógico para reforçar os mesmos parâmetros sociais. E foi criada a Orquestra de Teclas onde os alunos estudavam individualmente técnicas pianísticas e se apresentavam em conjunto, cada teclado utilizava apenas um timbre e a música soava como uma orquestra, pois um teclado tocava a partitura do violino na orquestra e outro tocava o trompete, por exemplo.

Em 1997 o natural interesse das crianças foi o Karaokê o que nos motivou a criar o Coral Infantil Vozes de Taubaté que completa 20 anos em 2017.

Em 2000 o perfil socioeconômico das crianças que frequentavam o coral era formado em sua maioria por crianças em extrema condição de vulnerabilidade social, mas queriam tocar um instrumento. Então, para atender este anseio, iniciamos as aulas individuais de Flauta e formamos a Orquestra de Flautas (sopranino, soprano, contralto, tenor, baixo e transversal) e Xilofones Cromáticos (soprano, contralto baixo e Metalofone)

A ESTRUTURA ATUAL DO PROJETO

Os Projetos sempre foram realizados em espaços de terceiros, e em forma de parceria para atender a comunidade que solicitava nossa ajuda.

Atualmente atendemos a comunidade em parceria com a Prefeitura Municipal em dois espaços públicos.

 

QUEM ADMINISTRA

As atividades artísticas e pedagógicas são administradas pela Maestrina Denise Marques e as atividades administrativas pelo presidente do Instituto Brasileiro de Apoio à Pesquisa e estudo da Música, o Sr. Alberto de Andrade Oliveira.

 

PARA CONHECER MAIS O PROJETO ACESSE O SITE: http://www.projetoorquestra.org/

 

 

As conquistas são muitas:

Conquistas Cognitivas

• Inclusão de crianças com deficiência mental, desenganadas pelas escolas, mas que conseguiram ser alfabetizadas e concluíram o ensino fundamental.

Conquistas Sociais

• Inclusão de crianças, filhas de detentos, marginalizadas nas escolas e nos bairros;

• Inclusão de crianças que viram seus irmãos serem presos, mortos ou engravidaram na adolescência; • Inclusão de crianças que tiveram que ser afastadas de seus familiares por terem visto seus pais serem mortos por traficantes e estavam juradas de morte.

Conquistas Públicas

• Aprovação em seleção via edital público em 2000 no SIFE – Students in Free Enterprise AMCHAM – Câmara de Comércio Exterior BR/EUA

• Aprovação em seleção via edital público em 2005 no PAC – Programa de Ação Cultural do Município de São Paulo

• Aprovação em seleção via edital público em 2009 como Ponto de Cultura da Secretaria de Estado da Cultura/Ministério da Cultura.

• Aprovação em seleção via edital público em 2011 no Projeto do Programa Desenvolvimento & Cidadania da Petrobrás.

• Aprovação em seleção via edital público em 2015 no PROAC – Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo

 

Conquistas Técnicas

• Aprovado, mediante processo seletivo que prioriza os aspectos técnicos e artísticos, durante 12 anos para participar do FESTIVAL Nacional de Corais Infantis - GRANFINALE nas melhores salas de concerto de São Paulo, tais como: o Memorial da América Latina, a Sala São Paulo e o Teatro Bradesco.

 

• Aprovado durante 4 anos para participar do AMERID – Festival Latino Americano de Corais, representando o Brasil na categoria coral infantil.

 

• Aprovado 6 vezes para participar do “ENACOPI - Encontro Nacional de Corais de Piracicaba” na categoria Coral TEEN.

 

• Aprovado 7 vezes para participar do “Encanta Vinhedo – Festival Nacional de Corais”.

 

• Aprovado em 2000 e em 2005 para participar do “Encanta Blumenau Festival”, evento de abrangência sul-americana, único coral Infantil a representar o Brasil nesta categoria. As apresentações foram em Joinville, Balneário Camboriú e Balneário de Penha a convite do Beto Carreiro.

 

Um projeto incrível assim não pode morrer!

Sou Vitor Chinaglia, publicitário e morador de Taubaté. Fiquei encantado com esse projeto, do que ele é capaz de fazer na vida destas crianças e adoslecentes e tomei a iniciativa de criar esta campanha. 

Sou apenas uma amigo querendo ajudar. Junte-se a mim!!!!!!!!!!!!!

 

 

 

 

 


 


 

 

 

 

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