version: 241226-55c26f0a
MONITORANDO E PRESERVANDO O MICO LEÃO DOURADO
MONITORANDO E PRESERVANDO
-
Vaquinha OnlineONGs
R$ 310,00 da meta de R$ 270.000,00
0%

MONITORANDO E PRESERVANDO O MICO LEÃO DOURADO

A plataforma mais premiada do Brasil

O PROJETO SAGUI LEÃO ROSALIA é desenvolvido pela ONG PANTHARPIA e tem por objetivo o monitoramento do mico-leão-dourado na Região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro.

É um projeto que desenvolve um trabalho de acompanhamento das populações do Mico Leão Dourado (Leontopithecus rosalia), essa simpática e emblemática espécie de primata brasileiro, que se encontra dentre os animais ameaçados de extinção.  Através do Projeto Sagui Leão Rosalia, identificamos e acompanhamos populações isoladas desses animais, monitoramos sua saúde e coletamos material que permite a realização de diversos estudos em parceria com instituições de pesquisa científica.

O monitoramento das populações do Mico Leão Dourado, que é considerado uma espécie guarda-chuva - pois sua preservação resulta na preservação de inúmeras outras espécies, da própria floresta e, consequentemente, dos mananciais de água de que todos dependemos, está diretamente relacionado a questões de saúde pública.

O problema é que o trabalho desenvolvido pela Pantharpia é realizado diretamente nos locais em que os pequenos micos dourados são encontrados, por isso CONTAMOS COM A SUA AJUDA.

Pantharpia precisa muito de um trailer clínico/cirúrgico para auxiliar o monitoramento dos micos-leão-dourado e, também, de uma outra espécie que com ele concorre, o mico-estrêla (conhecido por vocês como 'saguis') na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro.
 

QUER SABER COMO SERIA ESTE TRAILER?  

A imagem abaixo é uma imagem ilustrativa. Mas os trailer seria semelhante a uma clínica veterinária sobre rodas, com condições de realizar o atendimento médico e biológico necessário à identificação, coleta de material biológico e, se necessário, intervenções cirúrgicas em animais silvestres.

 

POR QUE PRECISAMOS DO TRAILER CLÍNICO CIRÚRGICO?

A aquisição desse trailer irá viabilizar os projetos de monitoramento de animais silvestres no Estado do Rio de Janeiro, pois a equipe do projeto terá condições de manejar e realizar um melhor atendimento aos animais. Muitas das espécies monitoradas pelo projeto, a exemplo do mico leão dourado, estão em populações inseridas no interior de florestas de difícil acesso, e sem nenhuma clínica veterinária próxima.

O trailer adaptado permitirá que os profissionais que atuam no projeto, em geral Biológos e Veterinários, cheguem até os locais com todo o equipamento necessário ao estudo e atendimento médico veterinário dos espécimes coletados.

Por isso precisamos de um veículo tracionado, e, principalmentem do trailer indicado na foto, equipado de forma adequada, o qual será acoplado ao veículo.

 

POR QUE NÃO LEVAR OS ANIMAIS ATÉ UMA CLÍNICA VETERINÁRIA?

Não é permitida a remoção dos animais até uma clínica veterinária, pois pode ocorrer alguma transmissão de doenças entre os animais capturados, os animais domésticos e as pessoas.

Por isso os procedimentos têm que ser realizados no local onde estão os animais silvestres.

 

QUE TAL SABER MAIS SOBRE A PANTHARPIA E SEUS PROJETOS?

A PANTHARPIA é uma organização não-governamental sediada no município de Niterói-RJ, que se dedica a ações socioambientais, de saúde e educativas, com a realização de programas, projetos, cursos, oficinas, consultorias, produções televisivas e literárias, viabilizados a partir de recursos próprios ou da doação ou repasse de recursos físicos, humanos e financeiros, advindos de organizações sem fins lucrativos, do setor público, empresas privadas e pessoas físicas, ou ainda por meio da prestação de serviços voluntários. 

 

Fundada em 2018, a PANTHARPIA iniciou suas atividades apoiando o PROJETO MICO-ESTRÊLA, que monitora os saguis invasores (Callitrix sp) ou micos-estrêla na Região Metroolitada do Estado do Rio de Janeiro.

 

 


Atualmente, outros projetos são apoiados pela PANTHARPIA através de parcerias com outras instituições e empresas, como o PROJETO SAGUI LEÃO ROSALIA, que monitora o mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia) na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro e o PROJETO JACARÉ AMARELO, que monitora o jacaré-do-papo-amarelo (Caiman latirostris) no fundo da Baía da Guanabara.

Estes projetos são realizados em conjunto com as empresas e instituições abaixo indicadas:

  • Phoenix Projetos Ambientais
  • Centro de Primatologia do Rio de Janeiro (CPRJ/INEA)
  • Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Instituto Estadual do Ambiente (INEA)
  • Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO)
  • Refúgio da Vida Silvestre Serra da Estrela (INEA)
  • Parque Estadual dos Três Picos (INEA)
  • Parque Estadual da Pedra Branca (INEA)
  • Área de Proteção Ambiental da Bacia do Macacu (INEA)
  • Parque Nacional da Serra dos Órgãos (ICMBIO)
  • Parque Nacional da Tijuca (ICMBIO)
  • Reserva Biológica do Tinguá (ICMBIO)
  • Área de Proteção Ambiental de Petrópolis (ICMBIO)
  • Área de Proteção Ambiental de Guapimirim (ICMBIO)
  • Estação Ecológica da Guanabara (ICMBIO).

 

CONHECENDO O PROJETO MONITORAMENTO DO MICO-LEÃO-DOURADO NA REGIÃO METROPOLITANA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

O PROJETO SAGUI LEAO ROSALIA tem como principal objetivo o monitoramento de populações da espécie mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia) na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. Diversos grupos desses animais, que se encontram ameaçados de extinção, estão vivendo soltos em locais florestados, muito próximos ao ambiente urbano, muitas vezes convivendo diretamente com a população humana e animais domésticos, o que os coloca ainda mais em situação de vulnerabilidade.

A equipe da PANTHARPIA acompanha os animais em campo, seleciona locais de captura e, utilizando-se de todos os critérios de segurança necessários ao adequado manejo de animais silvestres, realiza procedimentos como biometria, pesagem, sexagem, marcação (com microchip, colar numerado com cores e tatuagem), coleta de material biológico (sangue, pêlos, pele, fezes, urina, secreções, parasitas) e avaliação clínica.

Após todos os procedimentos, e estando os animais em boas condições de saúde, os mesmos serão retornados e soltos no seu local de captura, onde a equipe do projeto continuará a acompanhar os animais soltos no ambiente, registrando seu comportamento.

O procedimento tem que ser repetido periodicamente, de forma a que se possa avaliar o comportamento dos animais, o quantitativo da população, a eventual movimentação das populações existentes e ainda analisar e pesquisar a presença de agentes de doenças zoonóticas que eventualmente estejam circulando no ambiente florestal, tais como vírus (arboviroses, raiva, herpesviroses e hepatite), bactérias (tuberculose, salmonelose e leptospirose), parasitárias (Doença de Chagas, leishmaniose, toxoplasmose e malária).

É para este trabalho que o trailer clínico/cirúrgico e veículos se fazem necessários. O trailer, para o qual pedimos sua contribuição (TODA AJUDA É BEM-VINDA!) será especialmente construído para receber os animais com segurança, viabilizando a realização dos procedimentos com maior agilidade e menor impacto para os animais. 

Além do trabalho direto de monitoramento e identificação e tratamento de zoonoses, a equipe do projeto realiza projetos de Educação Ambiental para escolas públicas e privadas, moradores, sitiantes e frequentadores das áreas onde a espécie está presente. Durante as atividades de sensibilização ambiental são mostrados e distribuídos material didático e educativo com a finalidade de estimular e engajar a população na ciência cidadã e auxiliar a equipe do projeto na proteção da espécie.

Saiba mais sobre nossos projetos de Educaçao Ambiental em https://pantharpia.org.br/.

 

CONHECENDO O MONITORAMENTO DE SAGUIS INVASORES (Callithrix sp) NA REGIÃO METROPOLITANA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Outro importante projeto da PANTHARPIA tem como objetivo principal realizar o monitoramento de de populações de micos-estrêla (Callithrix sp) no Estado do Rio de Janeiro.

Estes "saguis" são oriundos das Regiões Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, e foram introduzidos erroneamente no Estado do Rio de Janeiro, onde vivem soltos em diversos ambientes florestados e urbanos, em convívio direto com a população humana, animais domésticos e selvagens nativos.

Seguindo uma rigorosa metodologia, os animais são capturados em locais públicos e privados, sempre com um Termo de Responsabilidade e Compromisso assinado entre a coordenação do projeto e os responsáveis legais da área de captura.

As capturas são realizadas dentro dos meios critérios de responsabilidade e seguindo padrões técnico-científicos.

Após a captura, são realizados procedimentos como biometria, pesagem, sexagem, marcação (com microchip, colar colorido e tatuagem), coleta de material biológico (sangue, fezes, urina, secreções, parasitas) avaliação clínica, esterilização dos animais (vasectomia e ligação de trompas). Em seguida, estando os animais com boas condições de saúde, os mesmos são retornados e soltos em seu local de captura, onde a equipe do projeto continua acompanhando os animais no ambiente, registrando seu comportamento.

As mesmas recapturados periódicas para pesquisa de agentes de doenças zoonóticas realizadas com as populações de mico-leão-dourado são realizadas com as populações de mico-estrêla, de forma a monitorar a presença de vírus (arboviroses, raiva, herpesviroses e hepatite), bactérias (tuberculose, salmonelose e leptospirose), fúngicas (esporotricose e histoplasmose) e parasitárias (Doença de Chagas, leishmaniose, toxoplasmose e malária) no ambiente urbano.

O trailer clínico/cirúrgico (especialmente construído para receber os animais com segurança), acoplado a um veículo com tração, é essencial para a continuidade desses projetos.

PRECISAMOS DE SUA AJUDA! CONTRUIBUA COM QUALQUER QUANTIA!

SUA CONTRIBUIÇÃO É TOTALMENTE LIVRE, MAS TEMOS UMA SÉRIE DE SUGESTÕES NAS RECOMPENSAS AO LADO!

 

 

A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS SAGUI LEÃO ROSALIA E MICO-ESTRÊLA PARA A SAÚDE PÚBLICA

Os projetos desenvolvidos pela PANTHARPIA, com o apoio das instituições parceiras antes listadas, são muito importantes do ponto de vista de Saúde Pública.

Os animais monitorados podem estar portando doenças que podem ser transmitidas para os seres humanos como doenças virais (Coronavírus, Febre Amarela, Dengue, Chikungunya, Zika, Raiva, hepatite), bacterianas (tuberculose, salmonelose e leptospirose), fúngicas (Esporotricose e histoplasmose) e parasitárias (Doença de Chagas, leishmaniose, toxoplasmose e malária). A transmissão pode ocorrer diretamente ou através de um vetor (mosquito).

Portanto é imprescindível ser realizada uma pesquisa e monitoramento constante dos agentes dessas doenças nesses animais, e prevenir que ocorram transmissões para os seres humanos.

A maioria dessas doenças podem levar esses animais à morte, e no caso dos micos-leão-dourado é fundamental realizar exames nos animais e tomar as devidas medidas para evitar que eles adoeçam ou até cheguem a óbito. A perda desses animais nativos do estado do Rio de Janeiro é catastrófica para o Meio Ambiente, pois essa espécie faz parte das ações de recuperação de mananciais hídricos, além de ser um símbolo da conservação brasileira e mundial.

Preservando o mico-leão-dourado na Região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro, estaremos contribuindo para a preservação de milhares de outras espécies de animais e plantas.

O MICO LEÃO DOURADO, TÃO PRESENTE TODOS OS DIAS NO SEU BOLSO E NO SEU CORAÇÃO, AGRADECE!

R$ 50,00

MURAL DE DOADORES

A SUA DOAÇÃO É LIVRE, mas com uma doação de R$ 50,00, seu nome será escrito no mural no site da PANTHARPIA.

É muito fácil participar.

Finalize em segundos!

Mais de 2 milhões de brasileiros

Pagamento seguro

Parcele em até 12X

Fale com a Kickante

A mais completa plataforma de
Crowdfunding do Brasil

R$ 310,00
da meta de R$ 270.000,000%

Encerrado!

MONITORANDO E PRESERVANDO

-

Vaquinha Online

ONGs

Campanha encerrada em 24/09/2020

Campanha Flexível

Destaque

Anônimo

1º Kick

R$ 10,00

Anônimo

Maior Kick

Jefferson Verdan

+ Recente

R$ 50,00

MURAL DE DOADORES

A SUA DOAÇÃO É LIVRE, mas com uma doação de R$ 50,00, seu nome será escrito no mural no site da PANTHARPIA.

R$ 150,00

CAMISA PROJETO SAGUI LEÃO ROSALIA

A SUA DOAÇÃO É LIVRE, mas com uma doação de R$150,00, você receberá um linda camisa institucional do Projeto SAGUI LEÃO ROSALIA/PANTHARPIA.

R$ 300,00

PALESTRA PARA GRUPOS (Valor por pessoa)

Reúna amigos ou colaboradores para uma palestra com a equipe Pantharpia. O valor indicado refere-se a grupos de 05 a 20 participantes (VALOR DE R$ 300,00 POR PESSOA). Duração estimada da palestra: 02 horas.

R$ 2.500,00

EXCURSÃO* REVISET - MONITORAMENTO DE ANIMAIS SELVAGENS – PROJETO SAGUI LEÃO ROSALIA – PROJETO MICO ESTRELA (Valor por pessoa)

Excursão na Reserva da Vida Silvestre Serra da Estrela (Sinal do Vale) 08 horas de programação, incluindo: - Palestra sobre a Floresta Atlântica, fauna e flora - Trilha na Floresta Atlântica, com visualização de mamíferos, aves, répteis e anfíbios. Encontro com populações de micos-leões-dourados - Trilha noturna na Floresta Atlântica para visualizar a fauna noturna e observar mamíferos, aves, répteis e anfíbios * Sob termo de compromisso e adequação de conduta.

R$ 2.500,00

EXCURSÃO NA ÁREA DE OCORRÊNCIA DO MICO-LEÃO-DOURADO NA REGIÃO METROPOLITANA DO RJ (Valor por pessoa)

Excursão* acompanhada da equipe da Pantharpia ao Sítio Grumixama, área de proteção ambiental em Petrópolis 08 horas de programação, incluindo: - Trilha na Floresta Atlântica, visualização de mamíferos, aves, répteis e anfíbios, e encontro de grupos do mico-leão-dourado - Trilha noturna na Floresta Atlântica para observar a fauna noturna * Sob termo de compromisso e adequação de conduta.

R$ 2.500,00

EXCURSÃO NA FLORESTA ATLÂNTICA COM A EQUIPE DA PANTHARPIA (Valor por pessoa)

Excursão* acompanhada da equipe da Pantharpia à Reserva Ecológica de Guapiaçu (REGUA) 08 horas de programação, incluindo: - Palestra sobre a Floresta Atlântica, fauna e flora - Trilha na Floresta Atlântica, com visualização de mamíferos, aves, répteis e anfíbios, e encontro com antas (maior mamífero terrestre brasileiro) - Trilha noturna na Floresta Atlântica para visualizar a fauna noturna * Sob termo de compromisso e adequação de conduta.

R$ 2.500,00

EXCURSÃO* CPRJ - PROJETOS SLR/MICO ESTRELA (Valor por pessoa)

Excursão no Centro de Primatologia do Rio de Janeiro (CPRJ): 08 horas de programação, incluindo: - Palestra sobre o CPRJ e a Floresta Atlântica, fauna e flora - Vista aos recintos dos animais – mais de 30 diferentes espécies de primatas - Trilha na Floresta Atlântica - Atrações: Visualização de mamíferos, aves, répteis e anfíbios – Cachoeiras * Sob termo de compromisso e adequação de conduta.

R$ 2.500,00

EXCURSÃO* NA APA DE GUAPIMIRIM COM A EQUIPE DA PANTHARPIA (Valor por pessoa)

Excursão na área de proteção ambiental de Guapimirim. 08 horas de programação: - Palestra sobre manguezais, fauna e flora - Descida de barco pelo Rio Macacu até a foz na Baía da Guanabara, com a visualização de lindos bandos de aves, mamíferos, répteis. Se possível, encontro com golfinhos da Baía da Guanabara. - Descida de barco pelo Rio Macacu para visualizar a fauna noturna, incluindo jacarés-do-papo-amarelo do Projeto Jacaré Amarelo * Sob termo de compromisso e adequação de conduta.

R$ 5.000,00

BANNER FÍSICO 30 CM

A SUA DOAÇÃO É LIVRE, mas com uma doação de R$ 5.000,00 o nome da empresa doadora será colocado no trailer clínico cirúrgico (tamanho da propaganda: 30 cm x 15 cm)

R$ 20.000,00

BANNER FÍSICO 60 CM

A SUA DOAÇÃO É LIVRE, mas com uma doação de R$ 20.000,00 o nome da empresa doadora será colocado no trailer clínico/cirúrgico (tamanho da propaganda: 60 cm x 30 cm)

R$ 50.000,00

BANNER FÍSICO 100 CM

A SUA DOAÇÃO É LIVRE, mas com uma doação de R$ 50.000,00, o nome da empresa doadora será incluído em um banner no trailer clínico/cirúrgico (tamanho da propaganda: 100 cm x 50 cm)

+ 2 milhões

de brasileiros participando na Kickante

Meta: 1 bilhão para o Brasil.

Faça parte do movimento Kickante.

+ 100 mil projetos

São milhões de brasileiros impactados!

Painel Transparente

Veja o status real de toda contribuição.