O Programa Mao3D é uma iniciativa que visa desenvolver tecnologias assistivas para pessoas com deficiência, em especial na área de próteses e órteses para membros superiores. A equipe de profissionais, altamente qualificados e interdisciplinares, trabalha voluntariamente para desenvolver soluções tecnológicas inovadoras que atendam às necessidades específicas dos usuários. O Mao3D foi fundado em 2015 pela Profª Drª Maria Elizete Kunkel e desde então já reabilitou mais de 40 pessoas.
O Mao3D utiliza tecnologias avançadas, como a manufatura aditiva em 3D, para produzir dispositivos personalizados e adaptáveis às características e necessidades de cada indivíduo. Além das próteses e órteses para membros superiores, o programa também desenvolve soluções para periféricos de computador assistivos, próteses de mama externa e outras tecnologias que melhoram a qualidade de vida das pessoas com deficiência física.
O Programa Mao3D é pioneiro no desenvolvimento de tecnologias assistivas em 3D no Brasil e tem sido reconhecido mundialmente pela qualidade de suas pesquisas e pelo impacto que suas tecnologias assistivas têm na vida das pessoas que precisam delas. O programa também tem um compromisso com a formação de recursos humanos altamente qualificados, oferecendo cursos de formação em produção de próteses e órteses 3D.
O Programa Mao3D funciona de forma colaborativa, contando com o envolvimento de usuários e profissionais de saúde para o desenvolvimento de soluções tecnológicas assistivas que atendam às necessidades específicas dos usuários. O programa tem um grande potencial para desenvolver tecnologias inovadoras e de alta qualidade para pessoas com deficiência física em todo o Brasil e contribuir significativamente para o desenvolvimento acadêmico e profissional na área.
Com o valor arrecadado de 35.000 reais, será possível cobrir os custos relacionados à viagem para Alemanha, incluindo as passagens aéreas de ida e volta, hospedagem, alimentação e transporte durante a estadia no país.
Serão utilizados recursos para a aquisição das passagens aéreas de ida e volta, com o objetivo de garantir o deslocamento da equipe de participantes do projeto para o destino. Além disso, parte do montante arrecadado será destinada à hospedagem, com o intuito de proporcionar condições adequadas para acomodação da equipe durante o período da viagem.
Os recursos também serão utilizados para custear as despesas com alimentação, a fim de garantir que os membros da equipe tenham uma alimentação adequada durante a viagem e possam manter um bom desempenho nas atividades que serão realizadas no país.
Por fim, parte do valor arrecadado será destinado ao transporte, para garantir que a equipe possa se locomover dentro do país e cumprir com as atividades programadas para a viagem.
É importante destacar que todos os recursos arrecadados serão utilizados exclusivamente para as despesas relacionadas à viagem para Alemanha, com o objetivo de garantir a realização do projeto e o sucesso das atividades previstas.
A equipe do Mao3D é composta por 22 colaboradores distribuídos em cinco núcleos de atuação, além de apoiadores e voluntários externos. O programa conta com uma Coordenação Geral liderada pela Profª Drª Maria Elizete Kunkel, que possui mais de 10 anos de experiência na área de tecnologia assistiva e no desenvolvimento de próteses de membro superior.
O núcleo de Impressão 3D é coordenado pelo Eng.º Leonardo Henrique Fazan, especialista em manufatura aditiva e fabricação digital, e é responsável pela produção dos dispositivos e manutenção das impressoras 3D. Já o núcleo Operacional, também coordenado por Fazan, tem como objetivo realizar tarefas administrativas, financeiras e gestão do laboratório.
A Coordenação da Captação de Recursos é liderada pela Engª Thabata Ganga, que é engenheira biomédica, especialista em manufatura aditiva para tecnologia assistiva e responsável por buscar recursos financeiros e humanos para o programa. O núcleo de Marketing, coordenado pelo designer Eduardo Rorato, é responsável pela divulgação das entregas, colaboradores e gestão nas mídias digitais.
Por fim, a Coordenação da Saúde é liderada pela Drª Sandra Rodrigues, psicanalista e psicóloga com especialização em Psicologia da Saúde e Hospitalar, que atua desde o início do projeto realizando o acolhimento dos pacientes com psicoterapia breve, oferecendo um campo de escuta e conduzindo as expectativas e aderência do paciente durante todo o processo de protetização.
Além dos núcleos de atuação, a equipe conta com colaboradores externos que atuam como apoiadores e voluntários.
Como não é possível levar toda a equipe para a Alemanha, com ajuda dessa campanha, iremos levar, além da Drª Maria Elizete Kunkel, o Leonardo Fazan e a Thabata Ganga - que são os pesquisadores mais experientes no Programa e também são alunos do Mestrado de Inovação Tecnológica da Unifesp.