Oi Pessoal, meu nome é Elis e vim explicar um pouco da condição do meu sobrinho.
Em 2021 ele descobriu que tinha uma condição rara em suas córneas, uma deficiência/anomalia chamada Ceratocone. Apesar da descoberta tardia, sempre foi notado uma dificuldade visual nele, mas não foi dada tal importância, buscamos tratar essa questão após maior idade e descobrindo assim a doença num estágio mais avançado e sendo direcionado e recomendado para realização do tratamento pelo SUS.
No período de busca ao tratamento pelo SUS, foi uma longa espera até a chamada (230 dias), após a chamada foi direcionado duas opções o transplante de córneas e o uso de lentes rígidas, acabamos optando por lentes rígidas, pois o transplante não seria o recomendado e adequado para a idade dele (24 anos), por a doença ter possibilidades de ser desenvolvida nas novas córneas, assim resultando na perda da visão e consequentemente dificultando futuros transplantes.
Assim que optamos pelas lentes rígidas fomos informados que as lentes não teriam cobertura pelo SUS, sendo totalmente de responsabilidade do cliente o pagamento das lentes, após nos informamos os valores, acabamos sendo surpreendidos pelo valor 830 o par de lentes, sendo impossível de parcelar com o fornecedor. Com muita dificuldade e movimentação com familiares foi possível realizar a compra.
Durante o tratamento com uso de lentes rígidas ouve muitas dificuldades, como irritação, lesões ao olho e dificuldade de acompanhamento médico através do SUS, resultando num diagnóstico e tratamento ineficaz. Com o passar do tempo foi descoberto uma alergia ao material e após 4 meses de tratamento foi encerrado o uso das lentes, com isso sendo desperdiçados o dinheiro arrecadado por as lentes terem sido inutilizadas.
No seu atual emprego (recepcionista de Laboratório) foi lhe dado a oportunidade a empresa, mesmo com sua deficiência visual, e graças a essa oportunidade ele conseguiu através do plano de saúde da empresa, realizar exames e acompanhamento médico de uma especialista em córneas, foram 3 meses de acompanhamento médico e foi lhe oferecido a oportunidade de tentar outros tratamentos com lentes (especiais) para Ceratocone e assim descartando o transplante de córneas de uma vez por todas. Neste último dia 22/08/2023, foi encontrado uma das poucas lentes que ele teve adaptabilidade, dando esperança a ele de ter uma vida normal finalmente.
Infelizmente assim como no SUS, no consultório da médica não teve cobertura pelo convênio, como são lentes especiais acabou nos surpreendendo o valor delas 1789,00 + medicamentos, sendo as possibilidades de pagamento avista ou em 2x com entrada de 1000,00 e após a chegada das lentes 789,00 reais. E infelizmente acaba saindo totalmente do nosso alcance esse valor, por isso resolvemos fazer a vaquinha para arrecadar o valor das lentes, qualquer valor e compartilhamento será de grande ajuda, desde já agradecemos!