Malária, tuberculose, doença de chagas, leishmaniose, dengue...O que todas essas doenças têm em comum? Elas foram ESQUECIDAS pela mídia e pela indústria farmacêutica em geral. São as chamadas doenças negligenciadas. Apesar de serem muito estudadas, e de grandes laboratórios, como o meu citado abaixo, terem ótimas propostas de novos fármacos para o tratamento dessas doenças, elas seguem acometendo milhares de pessoas (140 milhões em 2011), e sem tratamento adequado.
É urgente colocar em contato os cientistas pesquisadores e a indústria farmacêutica para que possam juntos entender e debater essas novas propostas e quem sabe, em breve, obter um tratamento para essas doenças!
Imagine se você é acometido por uma doença grave como essas, e fica sem tratamento so porque são doenças menos conhecidas?
As doenças negligenciadas, ou doenças da pobreza, acometem em torno de 1 bilhão de pessoas no mundo. Entre elas, tem-se malária, doença de Chagas. leishmaniose, tuberculose, esquistossomíase e dengue, que carecem de tratamento realmente eficaz. No Brasil, há nove dessas doenças, que, em 2011, acometiam 144 milhões de pessoas. O evento reunirá pesquisadores/professores universitários, pesquisadores de laboratórios oficiais e empresas farmacêuticas, além de representantes de organismos mundiais de saúde. Esses pesquisadores, nacionais e estrangeiros, mostrarão suas contribuições na busca de novos fármacos para essas doenças no âmbito de suas instituições.
Sou Elizabeth Igne Ferreira, Professora Titular da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo e coorenadora do evento. A Comissão Organizadora é presidida pela Profa. Dra. Jeanine Giarolla Vargas e o Comitê Local conta com pós-graduandos e graduandos, coordenados pela doutoranda Marina Primi, todos da Faculdade. Há muito tempo, eu e meu grupo -- estudantes de graduação, pós-graduação e colaboradores de várias áreas -- vimos trabalhando na área de planejamento e síntese de candidatos a fármacos potenciais para a doença de Chagas, leishmaniose, malária e tuberculose e produzimos alguns compostos promissores. No entanto, há necessidade da parceria de três segmentos importantes, como as instituições de ensino superior, os laboratórios oficiais/orgãos governamentais e empresas farmacêuticas, que formam uma tríplice hélice rumo à introdução de novas alternativas terapêuticas para essas doenças. Esse é o tema que será discutido co os participantes do Simpósio.
O evento, hoje em sua 4a. edição, consolida-se como espaço relevante para discussões e busca de soluções em torno do tema.
Levando-se em conta a gravidade da situação das doenças negligenciadas, sobretudo das supernegligenciadas, como doença de Chagas e leishmaniose, para as quais o arsenal terapêutico é escasso e não totalmente eficaz, e tendo em vista que compete às universidades, às empresas e às entidades governamentais a busca de soluções, considera-se que o projeto é de alta relevância e merece, pois, a contribuição daqueles que se sensibilizam com os problemas nacionais e mundiais no âmbito da saúde. Conto com a participação de todos e agradeço!
Veja a programação e mais detalhes em http://event-ndmc.wix.com/simpdn
É muito fácil participar.
Finalize em segundos!
Mais de 2 milhões de brasileiros
Pagamento seguro
Parcele em até 12X
Campanha Flexível
Destaque
1º Kick
R$ 10,00
Maior Kick
+ Recente
de brasileiros participando na Kickante
Faça parte do movimento Kickante.
São milhões de brasileiros impactados!
Veja o status real de toda contribuição.