De modo geral, o convívio social é muito importante para o desenvolvimento de cada indivíduo. Então, quando falamos em inclusão escolar, esse valor fica ainda mais evidente para que crianças, adolescentes e jovens cresçam e se tornem adultos melhores. Dessa forma, é preciso que eles aprendam a conviver com as diferenças e saibam respeitar as dificuldades do próximo.
A inclusão escolar é necessária e oferece inúmeras vantagens. Porém, apesar de, atualmente, existirem diversas escolas preparadas para acolher essa diversidade de alunos, na prática, para grande parte, ainda é um desafio desenvolvê-la e dispor de recursos indispensáveis para atender aos alunos com necessidades educacionais especiais.
Todo ser humano tem o direito básico de acesso à educação. E a inclusão escolar é um movimento mundial que prevê a integração de alunos com necessidades educacionais especiais em sala de aula e visa garantir que – de modo igualitário e dentro de um mesmo contexto escolar – toda criança possa usufruir das mesmas experiências e condições de aprendizagem dos demais alunos.
No que diz respeito a legislação, antes de mais nada é preciso entender quais são as especificações, obrigações e garantias já previstas. De acordo com o artigo 208 da Constituição brasileira, o Estado deve “garantir atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino”.
No contexto de inclusão escolar, vale lembrar que o investimento e o preparo da escola não devem acontecer apenas no corpo docente ou dentro da sala de aula. É importante lembrar que, além de profissionais qualificados para fazer a integração, alunos com necessidades especiais também precisam de espaços modificados, adaptações de mobilidade em portas, banheiros, facilitadores de acesso como rampas, corrimão, elevadores, objetos específicos de acordo com cada necessidade.
Como já falamos neste post, é fato que a inclusão escolar nos espaços de estudo regulares é fundamental para a formação social e de grande relevância para desenvolvimento socioemocional e psicológico dos alunos. Porém, é importante ressaltar que essa integração não acontece devido a um apanhado de recomendações técnicas, mas sim por meio da sensibilidade humana.
Ao longo de um processo de inclusão escolar, você deve estar atento às relações interativas, buscando sempre reforçar aos alunos os conceitos básicos de convivência, atenção, carinho, empatia e respeito às diferenças, de forma que professores, direção, pais e comunidade também estejam mobilizados em prol de um mesmo objetivo.
É muito fácil participar.
Finalize em segundos!
Mais de 2 milhões de brasileiros
Pagamento seguro
Parcele em até 12X
Campanha Flexível
Destaque
1º Kick
Maior Kick
R$ 30,00
+ Recente
de brasileiros participando na Kickante
Faça parte do movimento Kickante.
São milhões de brasileiros impactados!
Veja o status real de toda contribuição.