A brincadeira tomou corpo de festival que acontece no mês de junho, e organiza-se em torno da competição entre dois grupos de Bois: Boi Garantido, boi branco com o coração vermelho na testa, cujas cores emblemáticas são o vermelho e o branco; e Boi Caprichoso, boi preto com a estrela azul na testa, cujas cores são o preto e o azul.
O festival de Parintins, era um evento doméstico, voltado apenas para seu povo e regiões mais próximas, entretanto a partir de 1988, com a criação do Bumbódromo e o surgimento de movimentos em Manaus e o patrocínio de grandes empresas, o festival ganhou o Brasil e o mundo.
Entretanto, o universo dos Bumbás é tão denso e sutil como a própria floresta em que estão inseridos. Por isso, contar sua história é uma tarefa árdua e desafiadora, uma vez que envolve a história contada, vivida e documentada sob pontos de vistas diversificados, por exemplo, de quem organiza, brinca, desenvolve artes, compõem as todas (música para dançar boi), entre outras.
Dessa forma, a ideia deste canal é apresentar entrevistas e pequenos documentários sobre evolução artística e musical, quanto de infraestrutura e logística do Boi Garantido nesses 32 anos, a partir da criação do Bumbódromo.
Para tanto, serão realizadas entrevista com personalidades, itens do boi, compositores, músicos, ritmistas, ex-presidentes, diretores e coordenadores, entre outros. Tudo isso, sob a ótica de quem vive e viveu esse período dentro do Boi Garantido:
Edjander Mota, estreou na linha e frente do Garantido em 1991, depois assumiu a Coordenação de Concentração em 1997 até 2015, foi o criador dos Kaçauerés. Coordenou a movimentação de cenário em duas temporadas da FENAVINHO, Bento Gonçalves/RS a convite do artista Antônio Cansação.
Clemilton Pinto, (o Peara) estreou na Linha de frente e depois tornou o comandante máximo da Batucada em 1997, inovando o processo de comandar a batucada atuou por 27 anos, atualmente é Diretor de Harmoni da Escola de Samba reino Unido da Liberdade.
Ricardo Pegueite, atua no boi bumbá Garantido desde 1996, coreografo com larga experiência em eventos folclóricos, tais como: o festribal de Juruti, festival folclórico de Novo Olina do Norte e o Sairé em Alter do Chão. Atuou como diretor de cenotécnica em duas temporadas da FENAVINHO, Bento Gonçalves/RS
Antônio Cansanção, artista plástico nascido em Belém do Pará, erradicado em Parintins desde criança, produtor de alegorias gigantes do festival folclórico, lendas e rituais são sua especialidade. Larga experiencia em espetáculos cênicos, tendo produzido todo o espetáculo cênico da história do Vinho na cidade de Bento Gonçalves/RS por duas edições e no festival da Uva emcaxias do Sul/Rs.Trabalhou no carnaval de São Paulo por alguns anos.
Sidney Rezende, Produtor musical, cantor e compositor, com mais de 40 anos de experiência, participou de vários festivais da canção. Responsável pela introdução do violão na arena do Bumbódromo pelo Garantido, foi integrante do Regional Vermelho e Branco nos anos 90, onde ocorreu a explosão do festival Parintins, junto com Fred Góes, produziu o do CD “Garantido: 500 Anos do Passado para Construir o Futuro”.
É muito fácil participar.
Finalize em segundos!
Mais de 2 milhões de brasileiros
Pagamento seguro
Parcele em até 12X
Campanha Flexível
Destaque
1º Kick
R$ 10,00
Maior Kick
+ Recente
de brasileiros participando na Kickante
Faça parte do movimento Kickante.
São milhões de brasileiros impactados!
Veja o status real de toda contribuição.