Sonho com a possibilidade de ter meu próprio negócio há alguns anos, porém nunca tive condições financeiras de dar um passo como esse. O setor de sorvetes é perfeito para mim, pois já trabalhei na área como auxiliar de produção e além da experiência adiquirida, tenho total conhecimento do setor, desde o armazenamento de matéria-prima até a finalização do produto.
Seria a oportunidade perfeita de fazer duas coisas que amo, empreender e buscar alternativas de tornar o setor mais sustentável.
Meu principal objetivo será a criação de novos sabores e o uso integral de alimentos utilizados na produção de sorvetes, visando o menor descarte possível de resíduos orgânicos, além de tornar o setor mais sustentável.
Para os alimentos, cujo uso integral não seja viável, há um plano alternativo na destinação dos resíduos, a compostagem. Nesse caso, fecharíamos parceria com empresas que atuam nesse setor.
Uso Integral? É possível?
Sim, na época da faculdade meu grupo de projetos e eu desenvolvemos um sorvete de manga e utilizamos a casca na composição. O sabor, o aroma e a textura não tiveram grandes alterações, embora o sabor tenha ficado mais evidente. O projeto foi aprovado tanto pelo público de teste, como também pela banca avaliadora, formada por profissionais que atuam nos mais diversos seguimentos.
Por que o uso integral?
O uso integral de alimentos contribui não apenas para a diminuição de resíduos, mas principalmente para um alimento rico em nutrientes, tornando a experiência do consumidor completa.
O valor arrecadado será utilizado para a compra de uma linha de produção que inclui: pasteurizadora, batedor de calda, produtora contínua, dosadora, produtora de picolés, envasadora, além da matéria-prima e embalagens.
Será também utilizado para a compra de uma câmara fria para armazenamento, bem como um mini caminhão com baú frigorífico para transporte do produto.