Fotos: Eduardo Trópia
Precisamos de ajuda financeira para a confecção dos 15 looks
Data para o desfile - 08 - 11 de abril de 2017
Apresentação:
Professora Orientadora:
Maria Lucilia Borges, Prof Adjunto do curso de Jornalismo da UFOP. Mestre e Doutora em Comunicaçao e Semiotica (PUC/SP). Designer Grafico (UNESP/Bauru)
Alunos:
Gabriel Campbell - Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), 24 anos, natural de Itaperuna - RJ.
Douglas Gomes - Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), 23 anos, natural de Ouro Preto - MG.
Por que um desfile? - Escolhemos fazer um desfile de moda em nosso TCC, pois somos apaixonados por esse universo da moda, além disso vivemos em uma cidade que é patrimônio cultural da humanidade, segundo a Unesco, e devemos devolver à ela tudo que ela nos proporcionou durante esses anos na faculdade. O desfile e sua documentação ficarão como registro material e imaterial para a cidade e para todos que fazem parte da história da cidade e, quiçá, do Mundo. O trabalho é grandioso e colaborativo.
Ajude a preservar a memória da nossa história, fazendo uma doação.
Histórico - O incêndio no Hotel do Pilão teve grande impacto no cenário arquitetônico e histórico da cidade de Ouro Preto. Em 2003, o casarão localizado na Praça Tiradentes, e parte do conjunto arquitetônico tombado como patrimônio cultural da humanidade pela Unesco, teve sua estrutura destruída, levantando questões sobre segurança das edificações na cidade e sobre a memória do prédio.
O hotel veio abaixo em abril de 2003, e foi totalmente destruído, resultando no ressurgirmento de amostras como colunas de tijolos e vigas de ferro e fundações de alvenaria de pedra do séc. XVIII e XIX.
Fotos: Eduardo Trópia
O desfile - A passarela funciona como meio de comunicação ideal para mostrar o que se pretende. É pela passarela que os espectadores, os interlocutores, ficarão sabendo sobre a história do casarão destruído pelo incêndio.
Fotos: Eduardo Trópia
Utilizando como base as reportagens jornalísticas, registros fotográficos e pesquisas
acadêmicas, criamos 15 composições de indumentária (conforme imagens em anexo)
que serão desfiadas para a banca de avaliação composta por professores da UFOP e
convidados da comunidade acadêmica. O desfile está sendo concebido totalmente de
forma colaborativa, através de uma rede amigos e parceiros que estão presentes na
criação dos croquis, execução das peças e como modelos que darão vida às roupas.
O desfile de moda como ferramenta de comunicação, poderá dar visibilidade ao fato chamando atenção do público para o acontecimento através dos signos e seus significados. Além de permitir que parte da população esteja presente no local onde o fato ocorreu, participando simultaneamente do espetáculo que conta um trecho importante da história ouropretana.
Fotos: Eduardo Trópia
O desfile de moda sendo realizado no próprio local do incêndio, com pessoas que moram na cidade como convidados, músicas (efeitos sonoros), roupas, projeções e toda infra estrutura que compõem o produto em execução, aproximam mais as pessoas do objeto contextualizado. A temporalidade instantânea do desfile, em consonância com a narrativa sensorial (imagem e som) é uma forma de retratar o fato com interação entre público e o objeto.
15 LOOKS:
É muito fácil participar.
Finalize em segundos!
Mais de 2 milhões de brasileiros
Pagamento seguro
Parcele em até 12X
Campanha Flexível
Destaque
1º Kick
Maior Kick
+ Recente
de brasileiros participando na Kickante
Faça parte do movimento Kickante.
São milhões de brasileiros impactados!
Veja o status real de toda contribuição.