Faltando poucos dias para comemorar suas bodas de Ouro, Maria Veronica Engelmann sofreu um AVC (no dia 25 de outubro de 2024) e está acamada desde então. Esposa dedicada, mãe de 4 filhas e avó de 5 (três netos e duas netas), sempre pensando no bem de sua família e do próximo, passou a maior parte de sua vida na dura lida de um pequeno sítio e, agora aposentada, mora com seu marido (também aposentado) na cidade de Toledo-PR. Até o fatídico dia do AVC, era membro atuante do grupo de CTG (Centro de Tradições Gaúchas) Querência Amada, onde podia desfrutar de uma das suas paixões: a dança.
Presa a uma cama, está na luta pela recuperação dos movimentos do lado direito do corpo e tentando reestabelecer a sua capacidade de raciocínio e comunicação.
Neste momento, ela e sua família estão precisando de sua ajuda para a aquisição de uma cadeira de rodas, pois atualmente ela conta com uma emprestada que precisa ser devolvida até dia 30 de janeiro e não há previsão de sair uma pelo SUS.
Além disso, devido as mudanças climáticas, tem feito dias de calor acima da média e apenas o climatizador não está sendo suficiente para trazer bem estar para uma pessoa acamada. Por isso, a compra e instalação de um ar condicionado pode proporcionar um conforto e ajudar na pronta recuperação da Maria.
Por causa dos gastos com medicamentos, fraldas e deslocamento das filhas (duas moram na cidade vizinha e tem que se revezar com as irmãs nos cuidados da mãe que não pode ficar sozinha) precisamos da sua ajuda para conseguirmos adquirir a cadeira (que será doada após a sua pronta recuperação), o ar condicionado (quente e frio, pois no inverno costuma fazer muito frio na região) e a sua instalação. Se a meta for atingida, também coneguiremos pagar algumas sessões de fisioterapia. Qualquer contribuição ajuda muito! Agradecemos a todos pelo apoio!