Tenho permanecido em uma associação muito próxima ao Povo Tupinambá. Recebo pedidos de ajuda de Povos Originais das Florestas e nunca tive contto com os primeiros contactados durante a "descoberta". Os Tupinambás foram massacrados, retirados de sua terra, condenados a pobreza e a vida de miséria nas estradas. Suas terras são valiosas, na região de Ilheus, Bahia. As ameaças são de morte, de retirada de meios de subsistência, privação de direitos básicos, como água, educação, hospitais.
O povo da comunidade resiste. Resiste emeaças, cortes de direitos básicos, tentativas de criar, em suas terras, indígenas projetos de exploração de turismo que vai contra as idéias de preservação de uma região de bioma único.
Dessa vez, a ameaça é grande. O Povo vai morrer de falta de recrsos sanitários. Estamos desolados! As ameaças são constantes mas, na pandemia, o cortejo fúnebre vai passar e ninguém vera. A quem interessa essa destruição, quem se beneficia dessas terras?
Abaixo, a carta desesperada de Ramon Tupinambá, liderança que atua de modo forte para preservar o povo e a terra e de sua atuante companheira.Nádia Akawã.
--------------------------
Eu Cacique Ramon Tupinambá e Nadia Akawã pertencentes ao Território Indígena Tupinambá de Olivença, venho aqui fazer um chamado de *APOIO a Aldeia Tukum - Nossas famílias seguem necessitadas de apoio financeiro para compra de alimentos, produtos de limpeza e confecção de máscaras, bem como contruir urgente um sistema simplificado de abastecimento de água orçado em R$16.035,20 para atender cerca de 68 familias da Aldeia Tukum.
“Gratidão por essa corrente de amor pois estamos mesmo na vulnerabilidade. Com todo cuidado que tivemos e ainda estamos tendo, algumas aldeias em nosso território já entraram nas estatísticas. Já são são 18 casos confirmados e 143 monitorados. Estamos super aflitos, mas na confiança, no rezo e no preparo de medicinas. Toda ajuda é bem vinda e necessária nesse momento. Já confeccionamos 600 máscaras, porém precisamos de 3500 para atender todo o território. Que o Grande Espírito nos proteja.”