Tendo em vista a crise de saúde global derivada da alta transmissividade do COVID-19, as atividades acadêmicas presenciais na Unicamp estão suspensas até, pelo menos, 30 de abril deste ano. (Fiquem em Casa!)
Concomitantemente a esse desafio de sobrevivência global, enfrentamos uma crise de financiamento à pesquisa acadêmica. No dia 18 de março de 2020, a CAPES publicou um ofício (Ofício Circular n.7/2020 – GAB/PR/CAPES) informando que iria ampliar a velocidade de implantação do novo modelo de distribuição de bolsas.
Nestes termos, mais da metade dos alunos pós-graduandos (Mestrado e Doutorado, dos programas de Teoria Econômica e Desenvolvimento Econômico), os quais acreditavam que seriam contemplados com a Bolsa de alguma agência de fomento, não receberão qualquer auxílio financeiro. Esta situação coloca em risco a permanência de alguns alunos no Programa de pós-graduação e o desenvolvimento de suas pesquisas. Como colegas entusiastas da Educação e da Pesquisa Acadêmica, entendemos a seriedade dos fatos e emergente necessidade dos mesmos.
Sem pesquisas é impossível lidar com todas as adversidades atuais e enfrentar com sabedoria as dificuldades futuras. Perdemos campo de debate, reflexão e desenvolvimento científico. Mesmo em período de paralisação de atividades presenciais, a pesquisa desenvolvida NÃO É INTERROMPIDA, assim como as contas também não deixam de chegar.
Por estes motivos, estamos criando um projeto virtual de doações para que as necessidades básicas urgentes, daqueles que contavam com esse auxílio, consigam ser minimamente supridas. Vale ressaltar que esta é uma iniciativa solidária, realizada por um grupo discente voluntário, o qual está comprometido com a prestação de contas ao fim da Campanha. Não há qualquer responsabilidade institucional atribuída ao Instituto de Economia e à UNICAMP.
Contamos com vocês!!! Unidos pela Pós-Graduação!!!