Crowdfunding, para quem ainda não conhece, é um modelo de financiamento coletivo de projetos onde seus autores obtém os recursos financeiros necessários para concretizá-los junto a seus fãs, via internet.
Na prática, o sistema funciona assim: o autor (a pessoa que tem uma ideia) submete seu projeto ao público, por meio de plataformas de crowdfunding como a Kickante, a fim de conseguir o valor necessário para tirar sua ideia do papel e, posteriormente, colocá-la no mercado. Os apoiadores contribuem com um determinado valor que, coletivamente, ajudarão a alavancar o projeto proposto. Em troca, os apoiadores recebem uma recompensa, um benefício proporcional ao seu investimento, que pode ser um exemplar do produto resultante, a publicação de seu nome nos créditos do produto, uma participação em um evento, entre outras possibilidades.
Você pode até não acreditar, mas os primeiros sistemas da história a usarem o conceito de crowdfunding surgiram no Século XVII com a finalidade de financiar a publicação de livros impressos. Naquela época, os doadores também recebiam recompensas como, por exemplo, a menção de seus nomes nas páginas de abertura do livro.
Vale registrar aqui que o financiamento coletivo entrou mesmo para a história e teve destaque mundial ao ser utilizado para a obtenção de recursos para materialização da Estátua da Liberdade. Em 1884, o editor Joseph Pulitzer pediu ao povo americano, em seu jornal New York World, para doar dinheiro para a construção da obra. Em seis meses, ele conseguiu um montante de 100 mil dólares junto a mais de 125 mil contribuidores, muitos deles doando menos de 1 dólar para a “causa”.
Mas, apesar de ser um conceito bastante antigo, o sistema de crowdfunding social ainda apresenta características de vanguarda. Isso porque, graças aos recursos da internet, esse modelo de negócios tende a crescer muito ainda, pois tem se mostrado cada vez mais eficiente e vantajoso, principalmente em relação aos tradicionais modelos de financiamento cultural, como as leis de incentivo, patrocínios, etc., que começam a apresentar sinais de esgotamento no mercado.
O crowdfunding ou vaquinha online vem sendo muito utilizado por pessoas de todo o mundo que desejam tirar do papel seus projetos (para não dizer sonhos), nos mais diversos campos: social, artes, música, games, literatura, cultura, esportes, start up, eventos, entre outros. Democrático, o sistema aceita qualquer tipo de campanha: para gravar e lançar CDs de música, criar obras de arte, fazer exposições, realizar a pré-venda de produtos e serviços, desenvolver um game ou uma nova tecnologia, e assim por diante.
As possibilidades são inúmeras. Ou até mesmo infinitas, se considerarmos os desdobramentos de projetos e a crescente adesão de novos autores e investidores, tanto pessoas físicas, quanto empresas. Já podemos contabilizar muitos casos de sucesso no crowdfunding ao longo da História.
E ai, também quer transformar os seus sonhos em realidade? Crie seu projeto de crowdfunding agora mesmo!
de brasileiros participando na Kickante
São milhões de brasileiros impactados!
Técnicas americanas que dão muito certo!
Técnicas americanas que dão muito certo!
Receba valores antes da campanha terminar!
Veja o status real de toda contribuição.
1bi para o Brasil!
Receba inspiração e dicas de uma das maiores realizadoras de sonhos do nosso país.