É provável que nas suas pesquisas sobre financiamento coletivo, você tenha se deparado com o matchfunding, ou seja, as contribuições realizadas através da combinação de doações entre apoiadores e uma empresa financiadora.
A modalidade ainda não é muito popular no Brasil, assim, os empreendedores estão mais familiarizados com as estratégias de crowdfunding.
No entanto, entenda melhor sobre essa prática ainda pouco conhecida e saiba as semelhanças entre essas duas modalidades.
O que é o matchfunding?
A palavra matchfunding foi originada da união de duas palavras inglesas: combinação e financiamento, em português, ficou conhecido como “financiamento misto”.
Desse modo, não deixa de ser uma campanha para arrecadar dinheiro online, porém essas contribuições são divididas entre dois grupos, as instituições financiadoras e as pessoas físicas.
Nesse sentido, tem o mesmo funcionamento de uma vaquinha online, mas uma parcela dos recursos vem de empresas que conseguem impulsionar a arrecadação, enquanto a outra parte de pessoas comuns.
Por isso, o financiamento misto pode alcançar metas financeiras de maneira mais rápida, pois a arrecadação de dinheiro online é maior, somando grandes quantias e, consequentemente, mobilizando a base apoiadora.
Como funciona o matchfunding?
Em síntese, o funcionamento do matchfunding é simples, o criador publica uma campanha para arrecadar dinheiro e os doadores se dividem em dois grupos: apoiadores da comunidade civil e investidor parceiro.
O primeiro são pessoas comuns que se identificam com a causa, portanto, chegam ao projeto de maneira orgânica para a realização das doações, enquanto o investidor parceiro são as pessoas jurídicas com maior potencial financeiro.
Por isso, o que diferencia o matchfunding do crowdfunding é justamente essa reunião de dois públicos para a viabilização do projeto, assim, essa estratégia pode acontecer por plataformas de financiamento coletivo ou editais criados por iniciativa pública.
Na Kickante, existe o Multikick, uma ferramenta criada com o objetivo de acelerar a arrecadação. Além disso, o criador da campanha pode ser configurado de maneira simples, potencializando a sua vaquinha.
A cada R$ recebido o Multikick te proporciona mais R$2, mais R$3, mais R$4! Quando um doador deposita um valor a partir de R$ 500 (pagando com cartão de crédito com possibilidade de parcelamento em até 12x, boleto ou pix), o dinheiro recebido na campanha será dobrado, triplicado ou mais!
Se você colocar R$500,00 e multiplicador 2x, quando alguém efetivar a doação de R$20,00 o Multiclick vai colocar mais R$20,00 até finalizar a campanha. Por isso, é uma ferramenta fácil, rápida e segura.
Potencialize a sua vaquinha online com o Multikick da Kickante! Siga o passo a passo:
1. Defina o valor máximo (teto) e a intensidade do multiplicador do seu Matchfunding MultiKick;
2. Ofereça o benefício você mesmo ou convide empresas parceiras para apoiar o seu projeto em troca desta grande visibilidade;
3. Preencha com atenção o cadastro (garanta que os dados estejam corretos);
4. Valor aprovado = contribuições multiplicadas!!!
5. Caso algum valor reservado para o Matchfunding Multikick não seja utilizado, reembolsaremos o mesmo automaticamente ao final da campanha.
Matchfunding: a estratégia perfeita para potencializar o seu crowdfunding
O crowdfunding é uma estratégia que utiliza a mobilização popular para arrecadar fundos para projetos, assim, o matchfunding conta com a comunidade e auxílio de iniciativas privadas para as contribuições.
No entanto, no financiamento misto, o criador da campanha recebe um impulso a mais, pois além de contar com contribuições de apoiadores, também recebe doações de empresas com grande aporte financeiro.
Essa possibilidade de investimento por organizações de destaque no mercado, é fundamental para que os projetos saiam do papel.
Pensando nisso, a Kickante oferece uma plataforma de crowdfunding com o melhor custo-benefício do mercado. Entre em contato e transforme as suas ideias em realidade!
A gente tá aqui pra te ajudar a entender tudo sobre crowdfunding
Matchfunding é um tipo de financiamento misto onde as doações dos colaboradores são combinadas com as de um patrocinador.
O crowdfunding e a vaquinha online se referem a mesma prática, enquanto o matchfunding combina as doações recebidas com um patrocínio pré-definido para a campanha.
Captar recursos financeiros para um objetivo pré-definido, através de uma campanha de arrecadação realizada em plataformas especializadas, como a Kickante.
Qualquer pessoa pode criar um crowdfunding na Kickante, desde que tenha um objetivo lícito e verdadeiro, que esteja de acordo os termos de uso e navegação da plataforma.
Apesar dos nomes diferentes, esses três termos se referem à mesma prática de arrecadar recursos através de campanhas online, em plataformas de financiamento especializadas.
de brasileiros participando na Kickante
São milhões de brasileiros impactados!
Técnicas americanas que dão muito certo!
Técnicas americanas que dão muito certo!
Receba valores antes da campanha terminar!
Veja o status real de toda contribuição.
1bi para o Brasil!
Receba inspiração e dicas de uma das maiores realizadoras de sonhos do nosso país.