Se você é músico, a vaquinha virtual pode ser a solução que você precisa para arrecadar recursos financeiros e lançar seu projeto no mercado! Não importa qual é o seu objetivo: fazer um novo álbum, um show ou uma turnê, a verdade é que a vaquinha virtual abre portas importantes para que você não desista do seu sonho! Vem com a gente conferir 5 motivos para criar a sua campanha o quanto antes!
Para facilitar sua leitura, no Guia de Navegação abaixo, você encontra em tópicos os assuntos que vamos abordar hoje nesse texto. Se preferir, pode ir direto ao tema do seu interesse! Vamos começar?
Como funciona uma vaquinha virtual?
Porque a vaquinha virtual se tornou grande aliada de projetos culturais?
1º motivo: Tirar seu projeto do papel sem depender dos bancos
2º motivo: Marketing gratuito!
3º motivo: Criar uma conexão com o público que te apóia
4º motivo: Testar a aceitação do seu projeto antes do lançamento
5º motivo: Realizar seus sonhos!
Vantagens da Kickante para fazer sua vaquinha virtual
Crie agora a sua campanha!
Como funciona uma vaquinha virtual?
A vaquinha virtual funciona de forma parecida com a vaquinha tradicional, porém com uma potência e um alcance muito superiores. No entanto, o princípio básico é o mesmo: existe um objetivo que necessita de recursos para acontecer e diversas pessoas contribuem financeiramente para ajudar na realização do mesmo.
Diferente das vaquinhas tradicionais, a versão virtual é feita através de plataformas especializadas, como a Kickante. Essas plataformas ajudam a unir os dois elos dessa corrente: de um lado os criadores de campanha e do outro pessoas interessadas em contribuir para as mais diversas causas. A possibilidade de divulgar sua campanha através de um site de vaquinha virtual faz com que o seu projeto atinja públicos que você nunca imaginou!
Porque a vaquinha virtual se tornou grande aliada de projetos culturais?
Quem trabalha na área cultural sabe que não é simples conseguir patrocínio para os projetos. Seja através de empresas, empréstimos ou leis de incentivo, esses caminhos são cheios de obstáculos e nem todas as pessoas conseguem ter acesso a esse tipo de crédito. Por conta disso, infelizmente, muitos artistas cheios de talento acabam abandonando seus sonhos e desistindo do sonho de construir uma carreira.
Com a vaquinha virtual novas possibilidades de financiamento se abriram para o setor da cultura! Você não precisa mais passar pela burocracia da Lei Rouanet ou mesmo se endividar em bancos ou instituições financeiras. É possível apresentar a sua ideia e seu trabalho diretamente para o público e contar com a contribuição de quem acredita nele e está disposto a apoiar sua carreira. Confira o exemplo da campanha abaixo!
Com essa premissa, a vaquinha virtual vem transformando em realidade o sonho de milhares de pessoas e, de quebra, ajudando a movimentar a economia do país, já que projetos culturais turbinam a economia local em até 60%! Vamos agora conferir 5 motivos para músicos criarem uma vaquinha virtual, preparados?
1º motivo: Tirar seu projeto do papel sem depender dos bancos
Em primeiro lugar, precisamos dizer que o crédito bancário não é para todos. Mesmo que você esteja disposto a pegar um empréstimo a juros altíssimos, não significa que a instituição vai te considerar apto para isso.
A vaquinha virtual permite que você corra atrás dos recursos que precisa, sem a necessidade de carregar com você o peso das parcelas sufocantes de uma empréstimo bancário, em muitos casos, o valor pago é mais do que o dobro daquele que você pegou. Além disso, a vaquinha virtual é democrática e aberta a todos: mesmo que no banco não existam ofertas de crédito para você, no financiamento coletivo você encontra o espaço que precisa para apresentar seu projeto arrecadar recursos! Confira o exemplo da campanha abaixo!
A campanha para o show de lançamento do disco Seja Feliz, foi um sucesso e arrecadou a meta estipulada!
2º motivo: Marketing gratuito!
A vaquinha virtual é pensada para que você divulgue, ao mesmo tempo, sua campanha de arrecadação e o seu projeto musical. Afinal, cada vez que sua vaquinha for compartilhada por alguém, as pessoas terão contato com o seu nome, sua música, suas redes sociais, seu trabalho... você arrecada dinheiro e ainda conquista fãs? Melhor impossível!
3º motivo: Criar uma conexão com o público que te apóia
Já pensou que os seus fãs (novos e antigos) vão adorar fazer parte desse projeto junto com você? Imagina ir a um show que você ajudou a financiar? Para quem curte o trabalho de alguém isso é uma super motivação. Algo que será para sempre guardado na memória.
Quando você faz uma vaquinha virtual, você se conecta com o seu público de uma forma totalmente nova. Eles deixam de estar apenas na posição de fãs para ocupar o papel de patrocinadores. Eles passam a fazer parte do seu projeto, o que gera também um estímulo para que eles divulguem a sua campanha, te ajudando na missão de conseguir novos apoiadores! Confira mais um exemplo de campanha de músicos na Kickante:
Nessa vaquinha virtual, Rodrigo Auad arrecadou recursos para realizar sua nova turnê!
Na Kickante, ao final de cada campanha, você tem a opção de salvar os contatos de todas as pessoas que doaram para a sua vaquinha virtual e essa lista pode ser utilizada para que você crie uma maneira de se comunicar de forma mais próxima com as pessoas que confiam no seu trabalho.
4º motivo: Testar a aceitação do seu projeto antes do lançamento
Nem sempre a nossa ideia faz sucesso com o público. Muitas vezes os projetos precisam de alguns ajustes, algumas mudanças para de fato emplacarem uma trajetória de sucesso. Quando você cria uma vaquinha virtual é possível testar essa aceitação antes mesmo de “colocar o bloco na rua”.
Deu errado? Pode ser frustrante em um primeiro momento, mas pense por outro ângulo: essa é uma oportunidade de pensar como tornar esse projeto mais atrativo, que ajustes precisam ser feitos, entre outros. É muito mais seguro ter esse feedback agora do que depois de contrair uma dívida imensa com o banco e estar cheio de parcelas para pagar. Quando você percebe antes que a ideia não colou, é possível recalcular a rota e tentar de novo!
5º motivo: Realizar seus sonhos!
Esse é o motivo mais importante de todos! Ter a possibilidade de realizar nossos sonhos muda tudo. Quantos músicos se sentem frustrados porque não tiveram a oportunidade de fazer um show, de lançar um álbum, de mostrar seu talento para as pessoas? Com a vaquinha virtual da Kickante todos têm a chance de correr atrás dos seus sonhos e realizar grandes projetos em suas vidas!
Vantagens da Kickante para fazer sua vaquinha virtual
Antes de escolher o melhor site para fazer sua vaquinha virtual, nossa dica é que você confira as vantagens de cada plataforma, assim como a reputação e satisfação dos clientes que já lançaram suas campanhas. Com isso, você vai descobrir porque a Kickante é o melhor site para fazer vaquinha virtual do Brasil! Confira abaixo:
Menor taxa administrativa do mercado!
Trabalha com tecnologia americana de ponta e soluções bem brasileiras para atender ao público do país.
Possibilidade de acessar e aprender com conteúdos gratuitos disponíveis no Portal do Empreendedor, no Canal no YouTube e em ebooks exclusivos que estão disponíveis no site.
Burocracia zero: é muito fácil criar uma conta e lançar a campanha, assim como realizar uma doação (não precisa nem de cadastro!).
Você pode sacar seu dinheiro quando precisar, mesmo se a campanha não estiver finalizada.
Tipos diferente sde campanha para você escolher a que melhor atender suas necessidades: Tudo ou Nada, Flexível ou Assinaturas.
Atendimento humanizado e suporte constante para os criadores.
Pagamentos facilitados através de pix, boleto bancário ou cartão de crédito (com parcelamento em até 12x).
Segurança e credibilidade!
Crie agora a sua campanha!
Se você é músico e ficou animado com todas essa possibilidades, é só seguir o passo a passo abaixo e criar agora mesmo sua vaquinha virtual na Kickante:
Acesse o site da Kickante e clique no ícone “Criar conta/Entrar”, na parte superior da tela. Crie sua conta com um e-mail e senha de acesso ou, se preferir, use o Facebook para fazer seu login.
Com a conta criada, clique no botão verde “Criar Campanha” e siga as orientações que aparecem na plataforma. Responda as 10 perguntas objetivas que foram criados para te ajudar a definir detalhes importantes da sua campanha, como: meta de arrecadação, tempo de duração, categoria, modelo de campanha, entre outros!
Quando você terminar sua campanha já estará prontinha para ir ao ar e dar início ao período de arrecadação. Viu como é simples? Agora é com você!