Quer lançar uma vaquinha online, mas não sabe como conseguir doações para a sua campanha? Essa preocupação não é só sua! Muitas pessoas ficam sem saber a melhor forma de motivar os doadores e chegam até a desistir dos seus projetos. Pois hoje a gente vai te ensinar a fazer diferente! Vem conferir as dicas que vão ajudar a tornar sua vaquinha online um sucesso!
Antes de partir para as dicas, é importante lembrar que o desempenho da sua vaquinha online está diretamente relacionado com a sua atitude em relação ao projeto. Ou seja, não adianta lançar uma campanha e contar com a sorte para conseguir doações, é preciso dedicação.
Para te ajudar nessa empreitada a Kickante oferece atendimento humanizado para qualquer dúvida e todo o suporte na criação e lançamento da sua vaquinha online. Além disso, enviamos a todos os criadores um modelo de plano de marketing diário, baseado na nossa experiência com campanhas de sucesso!
Agora é só conferir no Guia de Navegação os temas que vamos abordar hoje por aqui! Se preferir, pode ir direto ao assunto que quer ler primeiro. Vamos começar?
Antes de lançar uma vaquinha online, estude!
Como trabalhar a minha campanha para ter mais engajamento?
Qual a melhor forma de usar as redes sociais a favor da minha campanha?
Transparência é fundamental
Meta de arrecadação: seja realista
Deixe claro que qualquer valor de doação é válido
Trabalhe suas recompensas de forma inteligente
Conexão emocional: você sabe o que é isso?
Gratidão é palavra de ordem
Diferenciais da Kickante que vão ajudar minha vaquinha online
Antes de lançar uma vaquinha online, estude!
Aprendizado nunca é demais! Essa máxima vale para tudo na vida, inclusive para a sua vaquinha online. Antes de se aventurar em algo que você nunca fez antes, é preciso entender como as coisas funcionam.
Uma boa estratégia de adquirir conhecimento é navegar pelas campanhas já publicadas no site da Kickante e observar o que deu certo e o que deu errado. Compare campanhas de vaquinha online que conseguiram arrecadar recursos com aquelas que não tiveram um bom resultado: quais são as principais diferenças entre elas? Quais práticas você pode absorver para repetir na sua campanha?
Explore as campanhas no site da Kickante!
Outra possibilidade é aproveitar os conteúdos exclusivos que a Kickante oferece para que você tenha uma verdadeira formação antes de lançar a sua vaquinha online:
No nosso Canal do Youtube você encontra vídeos e cursos completos para aprender como criar uma vaquinha online de sucesso.
E-books exclusivos e gratuitos que vão te ajudar a entender como maximizar o alcance da sua campanha e arrecadar os recursos que precisa.
No Portal do Empreendedor você encontra sempre conteúdos novos e cheios de informações para ter uma campanha bem-sucedida na Kickante.
Como trabalhar a minha campanha para ter mais engajamento?
Se existe uma palavra que está na moda nos dias de hoje é essa: engajamento! Assim como nas redes sociais e mídias em geral, o engajamento também é peça fundamental para que a sua vaquinha online tenha bons resultados de arrecadação.
Engajar significa atrair, cativar, motivar! Ou seja, quando sua campanha engaja o público, significa que ela é atrativa e relevante o suficiente para conquistar o interesse dos doadores. E mais ainda, as pessoas engajadas vão contribuir para que a sua vaquinha chegue a novos doadores, aumentando o alcance do seu projeto.
Para conseguir esse engajamento, no entanto, é preciso estar atento a alguns detalhes, que começam já na criação dessa campanha:
Saiba contar a sua história, com um texto atraente que prenda a atenção do público. Seja claro e objetivo, mas sem frieza, deixe transparecer a importância desse projeto para você e para todas as pessoas impactadas.
Use fotos e vídeos que ilustrem a sua ideia, isso ajuda a aproximar o público.
Traga atualizações da sua campanha. Como está o andamento, quais são os desafios, avanços etc.
Qual a melhor forma de usar as redes sociais a favor da minha campanha?
As redes sociais são grandes e poderosas aliadas da sua vaquinha online. Por isso, na nossa sugestão de plano de marketing, indicamos que você compartilhe e divulgue sua campanha todos os dias através das suas redes. Porém, esse espaço tão cheio de visualizações e alcance, não serve apenas para fazer postagens: as redes sociais são uma forma de você se aproximar do seu público. Aproveite essa próximidade e responda mensagens, comentários, tire dúvidas que possam surgir, ou seja, esteja presente para conversar com seus apoiadores.
Outra dica importante: se você já tem uma página com seguidores e engajamento, é uma boa ideia ativar esse público para participar da sua vaquinha online. Em alguns casos, é interessante criar uma página exclusiva para divulgar seu projeto nas redes sociais. Um local onde as pessoas vão poder saber um pouco mais sobre você, sobre a vaquinha e acompanhar o desenvolvimento dessa ideia.
No entanto, não abra mão do público que já te segue e onde você tem grandes chances de conseguir doações para tentar construir um novo. O ideal é fazer as duas coisas ao mesmo tempo, usando de forma inteligente o apoio dos seus seguidores.
Lembre-se de sempre colocar o link da sua vaquinha online na bio das suas redes sociais. É um local de fácil visualização, que facilita o acesso e ajuda na divulgação da sua campanha. As pessoas que escolhem doar para uma vaquinha online, não estão apenas “dando dinheiro”, elas acreditam na sua ideia e querem contribuir para tornar essa iniciativa uma realidade, por isso, mantenha elas atualizadas sobre todo o processo.
Transparência é fundamental
Confiança é tudo. É muito difícil que as pessoas decidam contribuir para a sua vaquinha online se não estiverem seguras em relação ao seu projeto e uma boa forma de criar essa relação é apostando na transparência. Seja sempre muito claro em relação a sua ideia:
Qual o propósito do seu projeto?
O que será feito?
Como será feito?
Quantas etapas são necessárias?
Quanto custa cada etapa?
Quem vai ser beneficiado por ele?
Além disso, poste atualizações da sua vaquinha. Essa forma de “prestação de contas” faz com que os contribuidores se sintam seguros, vendo que o dinheiro arrecadado está, de fato, sendo utilizado para a concretização dessa ideia.
Meta de arrecadação: seja realista
A meta de arrecadação da sua vaquinha online deve ser baseada no mínimo necessário para tirar o seu projeto do papel. Ou seja, para chegar a um valor, é preciso fazer um estudo de custos prévios e conhecer bem as etapas necessárias. É importante que o valor gasto com a produção e envio das recompensas, assim como a taxa administrativa da Kickante estejam previstos nos custos da sua campanha.
Quando a meta de arrecadação da sua vaquinha online está fora da realidade, duas coisas - negativas - podem acontecer:
1) As pessoas podem questionar a credibilidade do seu projeto e, por isso, decidirem não contribuir para a sua vaquinha online.
2) Por ser uma meta muito alta, pessoas que poderiam contribuir com 10, 20 ou 30 reais podem considerar que essa doação não é relevante perto do valor total, desistindo de participar.
Por isso, não é uma boa ideia! Ter uma meta realista não significa que você não possa arrecadar grandes valores, mas sim que o valor estipulado deve ser condizente com o projeto apresentado. Confira abaixo duas situações, com arrecadações distintas. Ambas bateram a meta estipulada e cada uma era proporcional à ideia apresentada.
A primeira é a campanha para construção de uma estátua em homenagem ao ídolo Roberto Dinamite, com meta de arrecadação de R$ 190.000, que acabou ultrapassando o valor calculado devido a alta adesão dos contribuidores.
Nesse segundo exemplo temos uma campanha igualmente importante, porém com uma meta muito inferior, que também foi atingida. A vaquinha foi criada para ajudar a custear a formação de Rogério, um menino que criou sozinho um sistema com placas de rádio solar e bateria de celular que gera energia elétrica para barracos da sua comunidade ultilizando sucata!
Deixe claro que qualquer valor de doação é válido
Na Kickante, o valor mínimo para contribuições é de apenas R$ 5,00! Fizemos essa escolha por considerarmos que qualquer doação é válida e importante quando se trata de uma vaquinha online. É a união de pequenos valores que vai tornar possível a construção desse sonho compartilhado.
Por isso, é interessante que você deixe isso claro na sua campanha! Por exemplo: “Pode parecer pouco, mas os seus R$ 15 vão ajudar na compra do material que vai me permitir frequentar a faculdade, doe!” Esse tipo de mensagem faz as pessoas perceberem que elas podem fazer a diferença, mesmo com valores menores.
Trabalhe suas recompensas de forma inteligente
Uma forma muito interessante de motivar as pessoas a doarem para a sua vaquinha online é através das recompensas. As recompensas são uma espécie de "premiação" que os contribuintes recebem ao realizarem doações para a sua campanha.
Trabalhar suas recompensas de forma inteligente significa pensar em “brindes” exclusivos, que as pessoas não teriam como, simplesmente, comprar em uma loja. Por exemplo, o ingresso para a estreia do seu espetáculo, um exemplar autografado do seu livro, um agradecimento especial nas redes sociais ou um artigo personalizado (como camiseta ou caneca).
Sempre focando em itens que tenham um vínculo direto com a sua campanha. Afinal, são essas pessoas que estão tornando possível a concretização da mesma! Confira três exemplos de recompensas oferecidas nas campanhas da Kickante:
Além disso, outra forma inteligente de trabalhar suas recompensas é definir camadas de doação, ou seja, você recompensa os doadores com base no tamanho de sua contribuição. O objetivo é sempre estimular as pessoas a subir um nível no valor da doação, para receber uma recompensa mais interessante. Funciona muito bem!
Conexão emocional: você sabe o que é isso?
A decisão de participar da construção do sonho de alguém, não vem “do nada”. Você já se perguntou o que faz uma pessoa escolher contribuir para a sua vaquinha online dentre tantas outras disponíveis na plataforma?
As pessoas escolhem doar para campanhas com as quais elas possuem algum tipo de conexão emocional. Pode ser porque elas conhecem o criador da campanha, porque conhecem o projeto em si ou porque a causa principal dessa vaquinha as tocou de alguma forma.
Por isso, além de sempre começar a trabalhar na divulgação da vaquinha online focando em pessoas que você já conhece - sejam amigos, familiares ou seguidores nas redes sociais - é interessante que você saiba também trabalhar esse lado emocional da sua campanha. Ou seja, deixe transparecer como esse projeto é importante para você para tentar se conectar e criar vínculos com o seu público-alvo.
Gratidão é palavra de ordem
Demonstrar gratidão é mais do que uma atitude “educada”. É uma forma de deixar claro para as pessoas - que estão ajudando a tornar seu projeto uma realidade - que você reconhece a importância desse gesto e sabe que, sem ele, nada disso seria possível.
Você pode deixar uma mensagem de agradecimento para todos que contribuírem com a sua vaquinha online. Também é uma boa ideia postar atualizações agradecendo o avanço na arrecadação e informando novas etapas do seu projeto!
Diferenciais da Kickante que vão ajudar minha vaquinha online
A Kickante começou a atuar no Brasil em 2013 e, desde então, vem fazendo história como o melhor site de vaquinha online do Brasil. Somos uma plataforma inovadora e inclusiva, que trabalha constantemente para trazer os melhores resultados para seus usuários.
Além de ser o único site de vaquinha online do país internacionalmente premiado por seu trabalho e resultados, a Kickante é também detentora dos maiores recordes da América Latina. Confira abaixo algumas vantagens da Kickante que podem ajudar na arrecadação da sua vaquinha online:
Doação mínima de apenas R$ 5,00. Ou seja, qualquer pessoa pode participar;
Opções de pagamento facilitadas: em pix, boleto bancário ou cartão de crédito, com possibilidade de parcelamento em até 12x;
Tecnologia de ponta para ajudar no seu processo de arrecadação;
Possibilidade de trazer atualizações sobre o seu projeto através do Mini Blog, uma ferramenta fácil de usar, que fica localizada dentro da página da sua vaquinha online;
Na Kickante você pode escolher o tipo de campanha que melhor atende às suas necessidade: Flexível, Tudo ou Nada ou Assinaturas;
Conteúdos exclusivos e suporte especializado para você aprender tudo que precisa sobre campanhas de financiamento coletivo;
Menor taxa administrativa do mercado.
Agora chegou a sua vez: acesse o site da Kickante e crie grátis a sua vaquinha online! Aproveite todas as vantagens da plataforma com os maiores recordes da América Latina e realize seus sonhos!