Cerca de 700 pessoas assistiram, ao vivo, a nossa quarta edição do Webinar “Quais técnicas de arrecadação de fundos que mais funcionam para ONGs?” que foi ao ar ontem, dia 30/06. Nesta última edição, contamos a presença do convidada especial Michelle Braga, Gerente de Relacionamento e One to One do Médicos Sem Fronteiras Brasil. Eu, Candice Pascoal, CEO da Kickante, que trago na bagagem grande experiência na captação internacional de financiamentos para ONGs, como Médicos sem Fronteiras, Cruz Vermelha, WWF, Anistia Internacional, entre outras.
Quero arrecadar doações para a minha ONG!
Conversamos sobre as técnicas de arrecadação de fundos que mais funcionam no Brasil para ONGs; como a Kickante detém o recorde nacional de número de contribuidores em uma campanha de crowdfunding e os recordes de arrecadação para o 3º setor; e também como a Kickante e as maiores ONGs do Brasil estão mensurando os seus resultados. Confira!
Criada em 1971 por médicos e jornalistas, MSF também tem o compromisso de chamar a atenção para o sofrimento de seus pacientes e para os obstáculos que impedem a oferta de ajuda. A organização mantém hoje cerca de 380 projetos em 70 países e conta com escritórios em 28 países, incluindo o Brasil. Esse trabalho é realizado por mais de 35 mil profissionais de todo o mundo, que atuam nas áreas médica, logística, administrativa, finanças e comunicação, entre outras. Em 1999, MSF recebeu o prêmio Nobel da Paz. E, ano passado, a MSF arrecadou, no Brasil, R$ 75 milhões e a arrecadação vem crescendo ano a ano (pois, os custos dos projetos são altos e cada minuto é importante para salvar vidas).
O Organização possui 230 mil doadores. Destes, 170 mil são regulares e contribuem mensalmente.
“Tenha uma pessoa para analisar os dados de doações. Armazenar e analisar os dados dos doadores ajuda a crescer sem desespero.” Michelle
Quero arrecadar doações para a minha ONG!
Candice comenta que ainda falta o profissionalismo da arrecadação de fundos para ONGs. Razões: o Brasil passou de receptor para solicitador de doações. E cursos e treinamentos não estão tão disponíveis quanto no exterior, apesar da “sede” das ONGs em querer arrecadar.
O grande benefício do crowdfunding para as ONGs é a diversificação da forma de arrecadar fundos. Além disso, é sem risco, baixo custo e rápido resultado. Diferentemente de outras formas de arrecadação onde é necesário um planejamento prévio de até 6 meses.
Michelle conta que o MSF decidiu optar pelo crowdfunding quando surgiu a Kickante com a opção de campanha flexível, pois toda a doação é importante. Antes, com somente a opção Tudo ou Nada, teríamos que devolver as doações, caso não alcançássemos a meta. Outra vantagem foi o suporte da Kickante, um grande diferencial.
O legal é que, com crowdfunding, a ONG não precisa ter todas as recompensas prontas antes de lançar a campanha. Isto pode ser feito no final, quando já estiver definido o número de contribuidores. A partir daí, a ONG confeccionará o valor exato, evitanto o desperdício.
“Mais de 1.100 campanhas de ONGs lançadas na Kickante.”
Quero arrecadar doações para a minha ONG!
“98% da arrecadação no Brasil é via pessoa física além de parceiros importantes como TAM, Azul, Outback, Info Globo, entre outras.” Michelle
“Para o MSF, o item mais relevante em uma campanha de crowdfunding é o banco de dados.” Michelle
Quero arrecadar doações para a minha ONG!
E veja mais dicas de como arrecadar doações para sua ONG com crowdfunding e crie sua campanha agora mesmo!
Esperamos que tenham gostado das dicas 😉
O nosso próximo Webinar será sobre Música! Contamos com a presença de todos vocês no dia 28/07! 😉
de brasileiros participando na Kickante
São milhões de brasileiros impactados!
Técnicas americanas que dão muito certo!
Técnicas americanas que dão muito certo!
Receba valores antes da campanha terminar!
Veja o status real de toda contribuição.
1bi para o Brasil!
Receba inspiração e dicas de uma das maiores realizadoras de sonhos do nosso país.