Esse será o seu guia completo para conseguir dinheiro para seus sonhos e projetos. Veja o que você vai aprender com este post:
É uma forma de arrecadação de dinheiro bem democrática em que cada um contribui com o valor que achar confortável. Muitas vezes, a contribuição se dá somente pela causa – por querer ajudar alguém, sem receber nada em troca. Em outros casos, é oferecida uma recompensa em troca da contribuição, que pode ser um certificado, agradecimento em rede social, caneca, uma camiseta personalizada, ingresso para shows, entre outros.
A Kickante foi a primeira plataforma de crowdfunding do país a não ter curadoria de vaquinhas. Basicamente, qualquer pessoa pode criar uma vaquinha, desde que a causa não desrespeite nenhuma lei do nosso país e cumpra os nossos termos.
Arrecade dinheiro para realizar a festa o seu aniversário e de pessoas queridas! Com uma vaquinha virtual, você pode conseguir dinheiro para comprar itens para a festa ou até para dar o valor arrecadado de presente. Por exemplo, o sonho de muitas debutantes é fazer uma viagem para o exterior, e porque não realizá-lo com o apoio financeiro de amigos?
Festa de casamento é um daqueles eventos em que, por mais que calculemos, é muito difícil acertar quanto gastaremos. Afinal, são tantos detalhes! Mas, que tal contar com a ajuda de pessoas que gostem de vocês e querem que este dia seja o mais especial e perfeito possível?
Com a crise econômica do Brasil, ficou muito mais difícil se aventurar no exterior. Com as moedas Dólar e Euro valendo quase 5 vezes o Real, é bom contar com a contribuição de amigos, parentes e pessoas que se solidarizam com seu sonho de fazer um intercâmbio. Seja para aprender um novo idioma ou se aprofundar em sua carreira profissional.
Nem sempre estamos preparados financeiramente diante de algumas emergências. E para não recorrer à empréstimos com juros abusivos, o ideal é criar uma vaquinha solidária. Com ela, você arrecada dinheiro para tratamentos, cirurgias, remédios, entre outros.
Como foi o caso da Manu. Uma menina de 3 anos que nasceu sem uma parte do seu braço e, seus pais, muito preocupados com o crescimento da filha, criaram uma vaquinha para conseguir dinheiro para comprar uma prótese especial feita somente nos Estados Unidos.
A campanha não oferecia nenhuma recompensa, ou seja, cada um contribuía com o valor que pudesse. Com 676 kickadores e tíquete médio de R$234, Manu conseguiu mais de R$150 mil e hoje já está super adaptada à sua nova mãozinha.
Se você é estudante, professor, escritor, uma ONG ou entidade educacional e está em busca de recursos para viabilizar seu projeto educacional, pode lançar uma vaquinha e arrecadar hoje mesmo. A vaquinha permite que você defina seu futuro educacional!
Como fez o João Raphael, que com apenas 22 anos, foi aprovado com uma bolsa de 50% para o Mestrado em Relações Internacionais na Central European University e decidiu criar uma vaquinha para conseguir recursos para a viagem. Logo a causa chamou a atenção da mídia, de influenciadores e recebeu contribuições de todo o país. Resultado, em dois meses, arrecadou 248% da meta, R$ 29.775,00, e dois contribuidores acabaram virando investidores de João Raphael.
Você já deu duro durante todo o período de sua escola, graduação ou especialização. Agora, é hora de contar com o apoio financeiro de pessoas queridas para que a sua formatura seja inesquecível!
Já ajudamos a lançar mais projetos do que as grandes gravadoras de música. E sabe por quê? Com uma campanha de crowdfunding para música, o músico possui mais independência e conta com o apoio de seus fãs para arrecadar recursos para gravar um álbum, vídeo clipes, shows, documentários e, de quebra, faz marketing para sua banda. O seu projeto musical do jeito que você sempre sonhou. Só a vaquinha te proporciona!
A cantora Leila Pinheiro, com 18 CDs e 3 DVDs na bagagem, lançou uma vaquinha para conseguir dinheiro para a gravação de seu primeiro EP. “Vou gravar meu primeiro EP e decidi lançar por meio do sistema de financiamento colaborativo. Pelos diferenciais e credibilidade, escolhi a Kickante para viabilizar todo esse processo de captação do valor necessário para a gravação. Com isso, os interessados pelo meu trabalho poderão acompanhar de perto todos os passos desse momento especial da minha carreira”, comenta Leila.
É muito simples! E você não precisa depender de editoras ou realizar empréstimos. Basta criar um crowdfunding para livros para vender antecipadamente sua obra e, com o dinheiro arrecadado, lançá-la! Você termina a sua vaquinha já com leitores que acreditam no seu livro e vão aguardar ansiosamente para lê-lo.
Renato Caleffi, chef de cozinha, e Alexandre Carvalho, publicitário, sentiram a necessidade de escrever um livro sobre gastronomia funcional e orgânica para crianças, para educá-las desde cedo sobre a importância de se alimentar com saúde.
O livro “Achaz no Sítio da Banana Verde” precisava de 10 mil reais para ser publicado e, assim que os autores conseguiram o valor, estenderam a meta para continuar a vaquinha. Com 40 mil reais poderiam fazer a série toda com 4 livros, com 80 mil reais, abrir um portal de receitas e, com 150 mil reais, conseguiriam lançar um aplicativo para smartphone. Portanto, o projeto é adaptável para se adequar às necessidades do autor. No total, arrecadaram R$24.530,00, 245% da meta inicial.
A vaquinha digital proporciona muito mais do que dinheiro. Se você quer abrir o seu negócio, você terá: pesquisa de mercado, marketing gratuito, clientes e o melhor, sem dívidas! Faça como diversos empresários e crie uma vaquinha já!
Outra vaquinha que obteve sucesso foi a da empresa VeggieBox. Eles arrecadaram fundos para lançar 1º box de beleza, com produtos cruelty free. Atingiram 123% da meta (18 mil reais), saíram em diversos sites e ainda foram contatados por investidores!
“Saímos no Catraca Livre, no Ciclo Vivo, no Vista-se, além de ter contado com o apoio de blogueiros da área, que abraçaram a causa“, contou Samyra Cunho, uma das sócias.
Se você é uma ONG ou apenas quer fazer o bem, conte com o apoio de milhares de pessoas para realizar sua causa. O terceiro setor vem batendo recordes de arrecadação online e já ultrapassou a meta de R$ 1 milhão arrecadados com a campanha do Santuário Animal – cujo objetivo era conseguir dinheiro para comprar um novo terreno para abrigar os animais resgatados.
Esta campanha do Santuário Animal teve tíquete médio de R$65 e atingiu milhões de pessoas ao redor do Brasil e do mundo. Com muito apelo emocional e uma forte assessoria de imprensa, a campanha foi exibida em programas de televisão, como o CQC, e apoiado por instituições como ONG Ampara Animal, Instituto Luisa Mell e Grupo Porta do Fundos, além de inúmeras celebridades como Neymar, Glória Pires e até mesmo a cantora britânica Joss Stone.
Para os Gamers, a vaquinha é uma ótima oportunidade de engajar a comunidade em prol de seu jogo e, ainda, fazer marketing gratuito e pré-venda. Games é uma das categorias que mais arrecadam online. Por isso, se você tem uma ideia de jogo, lance já a sua campanha na Kickante!
Quer um motivo? A campanha Caçadores da Galáxia bateu a meta da campanha, R$ 30 mil, em apenas 25 min! Isto mesmo, a comunidade se engajou e acessou a campanha desde o primeiro segundo no ar.
No total, a campanha arrecadou R$218.988,00 – 875% a meta inicial – com ticket médio de R$207. As recompensas variavam de ter o nome do livro de regras do jogo até a versão de colecionador do game.
Com a crescente crise e os juros altos, arrecadar com uma vaquinha se tornou a forma mais rápida e menos burocrática de obter dinheiro para uma necessidade que você tenha.
Você não conta com somente uma ou duas pessoas para dizer se você pode receber o dinheiro. Com uma vaquinha, você conta com a participação de centenas de pessoas que, de alguma forma se conectam com a sua necessidade (seja custear um tratamento de saúde ou lançar um livro, por exemplo) e contribuem para que seu sonho seja realizado.
E mais:
Presentes nos Estados Unidos desde 2008, os sites de arrecadação online, estão cada vez mais aperfeiçoados para atender as necessidades dos usuários – os criadores e contribuidores das campanhas de arrecadação.
Falando em números, a arrecadação online já é muito bem explorada em outros países. Em 2017, o mercado mundial representou U$ 34 bilhões e 78% das vaquinhas online criadas ultrapassaram a meta de arrecadação.
Os sites brasileiros também estão seguindo este crescimento. Um exemplo é a campanha Santuário Animal cujo valor arrecadado chegou a R$ 1 milhão – recorde de arrecadação nacional que pertence a Kickante.
A Kickante foi a plataforma de vaquinha que mais inovou no mercado brasileiro. A plataforma trouxe para o Brasil a opção de campanha Flexível (em que o criador recebe o dinheiro arrecadado independentemente da meta ser alcançada) e parcela as doações em até seis vezes (porém, o criador da vaquinha recebe à vista). Além disso, a Kickante também possui a opção de Eventos do Bem, em que é possível arrecadar dinheiro para uma ONG que você goste, tornando você um voluntário digital.
Confira os números da arrecadação online no Brasil e no mundo:
Com a Kickante, você conta com o apoio de uma equipe altamente experiente em arrecadação de fundos que estará com você em todas as etapas, dando dicas para que sua vaquinha arrecade mais dinheiro. Basta enviar uma mensagem para falecom@kickante.com.br que responderemos em até 24h.
Veja abaixo o passo a passo para fazer uma vaquinha de sucesso na Kickante.
Pense com atenção no título de sua vaquinha dinheiro, afinal, ele será a primeira informação visualizada na página de arrecadação, nas redes sociais e também nos sites em que você compartilhá-la. Ele deve ser curto, direto e capaz de “vender” a sua campanha rapidamente. Em poucas palavras, você deve explicar qual é o objetivo de sua campanha e também convencer e convidar o leitor a clicar.
Recompensas, caso as tenham, pense em algo criativo e generoso para seus contribuidores. Em muitos casos, elas são o diferencial da vaquinha e determinantes para o sucesso. Nem sempre tem a ver com algo físico, mas pense em algo que proporcione uma experiência incrível para o seu contribuidor (pode ser um encontro com o artista ou um hangout, por exemplo).
Sugerimos incluir de 3 a 6 recompensas, uma para cada valor de contribuição. Comece com uma recompensa para contribuições de R$ 10 e termine com recompensas para contribuições VIP ou de empresas, cujo valor pode ser superior a R$ 15 mil, dependendo do projeto.
É hora de criar um super texto para defender sua vaquinha. Você deve explicar porque ela é tão importante e merece cada contribuição. E também, fale o que fará com o dinheiro arrecadado e, principalmente, se sua vaquinha for flexível (em que você leva o dinheiro mesmo se não arrecadar o valor total da meta), como usará o dinheiro adquirido para iniciar o projeto.
Conte sobre a sua história e sua experiência profissional, as pessoas gostam de saber quem está por trás da vaquinha, para quem eles darão dinheiro. Coloque imagens, gráficos, vídeos, tudo que possa enriquecer a página de sua vaquinha. Crie um vídeo de apresentação e se apresente para o público!
As mídias sociais são fundamentais. Você deve inclui-las na página de sua campanha para que seus possíveis contribuidores o conheçam e tenham mais confiança para contribuir.
Após o lançamento, use as mídias sociais também em seu planejamento de marketing da campanha. Para algumas campanhas, as mídias sociais, principalmente o Facebook, são os canais mais importantes e os que mais trazem retorno de contribuições podendo representar até 90% de todo o valor arrecadado.
Estabeleça um prazo para a sua vaquinha. Geralmente, as plataformas de crowdfunding possuem o prazo máximo de 60 dias.
Não coloque um prazo muito curto (menos de 30 dias), pois pode não dar tempo de sua vaquinha ganhar força e receber o máximo de contribuições. Mas, também não coloque um prazo muito longo, pois muitos contribuidores podem pensar “ah, tem muito tempo, depois eu volto para contribuir” e acabam esquecendo. Mantenha um prazo ideal levando em conta o seu projeto ou ideia e quanto precisa arrecadar.
Escolha uma meta realista, o mínimo que você precisa arrecadar para realizar sua vaquinha. Com uma meta realista, você se sentirá mais motivado para alcançá-la e também poderá adquirir mais contribuições de pessoas que sentirão que seus R$ 10, R$ 20 farão a diferença.
Ao decidir a sua meta, faça um cálculo rápido:
Somando estes valores, você chegará ao valor líquido necessário que precisa arrecadar. Veja o exemplo abaixo da vaquinha Água para Agricultura Familiar.
A promoção é a chave do sucesso de sua vaquinha e é importante começar a fazê-la mesmo antes da campanha ser lançada. Assim, você instiga curiosidade e já cria um círculo de amigos que, mais para frente, vão se tornar seus divulgadores com o famoso boca a boca.
Portanto, se você tem uma necessidade, um sonho ou um projeto, lance já a sua vaquinha e arrecade dinheiro com a ajuda de uma multidão que acredita em você e só quer fazer o bem!
Criar vaquinha na Kickante é rápido, fácil e você conta com uma equipe de experts que estará ao seu lado em todos os momentos. Basta enviar uma mensagem para falecom@kickante.com.br que responderemos em até 24h.
Vamos kickar!
de brasileiros participando na Kickante
São milhões de brasileiros impactados!
Técnicas americanas que dão muito certo!
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