O grande lance do financiamento coletivo é oferecer recompensas generosas e criativas. Claro que alguns contribuidores optarão por não receber recompensas, vemos isso bastante na Kickante. Mas, para viralizar o seu crowdfunding (torná-la super popular), você precisa pensar no que deseja a maioria, e a maioria quer receber algo em troca.
As recompensas devem ser incríveis para os contribuidores e fáceis para você administrar, assim você consegue focar em finalizar seu projeto cinematográfico após ter sua vaquinha online bem sucedida.
Veja aqui 7 recomendações que você deve ter em mente antes de lançar sua campanha financiamento coletivo.
Dinheiro e tempo
Não me refiro ao filme, mas às recompensas. Inclua os gastos de produção e de transporte das recompensas na meta de sua vaquinha solidária. Quanto tempo irá demorar para postar um agradecimento nas redes sociais dos contribuidores?
Simplifique as recompensas para não ter surpresas ao final da campanha.
Criadores de sites de crowdfunding de sucesso pensam em todos os detalhes e dão sempre uma margem extra no prazo de entrega das recompensas. Pois, sabem que podem ocorrer atrasos na produção das recompensas.
Para alguns a grande frustração da vaquinha do Filme Veronica Mars foi o grande gap de 1 ano para financiar, produzir e entregar o filme e todas as recompensas.
Não se estresse. Seja claro no corpo da campanha e mantenha seus contribuidores atualizados sobre toda a arrecadação de dinheiro online por meio do seu mini-blog da Kickante. Assim, a espera se torna divertida e especial!
Valores reais não significam caro. Mas, que tenham um valor, mesmo que sentimental, para o contribuidor. Você pode enviar fotos das gravações, DVDs, organizar uma reunião por Skype para falar sobre a evolução de seu filme, enviar bonecos do filme, nome no filme como patrocinador ou dar a oportunidade de contribuidores serem figurantes (no caso de recompensas master). Seja super criativo! Pense em recompensas que você gostaria de comprar.
Explique como será a recompensa (se possível, com fotos) e como a entregará. Assim, as pessoas ficarão mais animadas e será mais fácil arrecadar fundos para o seu filme.
Administrar sua campanha financiamento coletivo e produzir seu filme requer tempo e dedicação. Por isso, inclua entre três e oito recompensas. Desta forma, você não terá tanto trabalho para produzir e entregar cada recompensa. E seja conciso ao descrever suas recompensas, use entre 25 e 30 palavras.
Sei que há muito o que fazer como cineasta. Então, em meio aos seus esforços com a vaquinha virtual, nunca esqueça de sua recompensa: produzir o filme. Trabalhe arduamente na sua campanha e vibre no final com o sucesso!
de brasileiros participando na Kickante
São milhões de brasileiros impactados!
Técnicas americanas que dão muito certo!
Técnicas americanas que dão muito certo!
Receba valores antes da campanha terminar!
Veja o status real de toda contribuição.
1bi para o Brasil!
Receba inspiração e dicas de uma das maiores realizadoras de sonhos do nosso país.