O financiamento coletivo é uma ferramenta poderosa para arrecadar fundos e transformar ideias e projetos em realidade! No entanto, para alcançar suas metas financeiras, não existe mágica, é preciso estratégia e dedicação. Por isso, criar um plano de marketing é parte crucial das arrecadações de sucesso. Através dele, os criadores conseguem focar na divulgação das suas campanhas, engajando potenciais apoiadores, aumentando o alcance da vaquinha e, claro, impulsionando as doações! Hoje você vai aprender como criar e utilizar na prática o plano de marketing para ter um financiamento coletivo de sucesso!
Desde que foi criado, o financiamento coletivo transformou para sempre o cenário da captação de recursos. Antes dele, apenas um grupo restrito de pessoas, aquelas que podiam contar com um patrocínio ou acesso ao crédito através de bancos e instituições financeiras, conseguiam realizar projetos. Hoje em dia, essa é uma opção aberta a todos, porém o sucesso depende de usar a ferramenta de forma inteligente!
Confira no Guia de Navegação abaixo todos os assuntos que você vai encontrar por aqui hoje e, se preferir, você pode ir direto ao tema do seu interesse:
O financiamento coletivo é para mim?
Entenda como criar uma campanha atrativa
Por que fazer um plano de marketing?
Como montar o plano de marketing ideal
Não vou ficar chato divulgando a minha campanha?
Como criar o meu financiamento coletivo na Kickante?
Nós sempre falamos que o financiamento coletivo é para todos porque, na Kickante, ele REALMENTE é! Quando foi criado, lá em 2013, o site revolucionou todo o mercado de vaquinhas virtuais no país. Através de uma plataforma moderna e democrática, a Kickante abriu caminho para que qualquer pessoa pudesse arrecadar recursos através de campanhas online.
Isso significa que sim, o financiamento coletivo é para você, sejam ONGs, empreendedores, ativistas, empresas, artistas, escritores ou até projetos e causas de cunho pessoal. Se você tem uma ideia/projeto lícito e que esteja de acordo com os termos de uso e navegação da Kickante, as portas estão abertas para que você corra atrás e realize seus sonhos!
Além de investir em um plano de marketing, é importante criar uma campanha de financiamento coletivo que respeite e siga algumas práticas capazes de torná-la mais atrativa e com maior potencial de sucesso. Confira abaixo alguns pontos que merecem a sua atenção:
Inspire-se na campanha do Instituto NEX na Kickante
Por mais eficiente que seja o financiamento coletivo, a verdade é que não existe milagre quando o assunto é captação de recursos. Ou seja, para que as pessoas possam conhecer e participar da sua campanha, é preciso foco total na divulgação.
No entanto, na correria do dia a dia, as pessoas podem acabar negligenciando o tempo dedicado a essa divulgação, prejudicando o desempenho dessa vaquinha. Por isso, planejar é uma forma de gerar um compromisso com essa divulgação e garantir que certas ações sejam executadas com regularidade.
Para montar o plano de marketing ideal é importante que ele seja diário e contemple todo o período de duração da sua campanha. Para isso, selecione os meios de comunicação que você mais utiliza, por exemplo: em quais redes sociais possui maior engajamento? Utiliza aplicativos de mensagem, como WhatsApp? E-mail? Tem um site próprio do projeto?
Depois de definir os meios que mais usa, é hora de partir para o planejamento. Seu financiamento coletivo deve ser compartilhado todos os dias, com conteúdos diversificados e nos canais de maior engajamento. Confira o exemplo abaixo:
Redes Sociais: Postar todos os dias (entre feed e stories), diversifique as postagens com informações, detalhes do projeto e agradecimentos.
E-mail: Enviar mensagem uma vez por semana ou quinzenalmente para sua lista de contatos com atualizações e pedidos de captação.
Aplicativos de mensagens: Enviar mensagem uma vez por semana, com conteúdos diferentes e chamando para apoio na campanha.
Site: Incluir banner ou link direto para a campanha.
Mini-blog da Kickante: Postar atualizações semanais, selecionando seu público-alvo de acordo com o conteúdo da mensagem.
Dica: As duas primeiras semanas são muito importantes para sua campanha de financiamento coletivo! Campanhas que atingem 30% da meta nesse prazo têm maiores chances de chegar ao objetivo total de arrecadação. Por isso, comece o seu trabalho de divulgação por pessoas que já conhecem você e, por isso, tem maiores chances de realizar as primeiras contribuições, assim como compartilhar o link da sua vaquinha! Confira também no vídeo abaixo, como potencializar a divulgação da sua campanha nas redes sociais!
Não pense dessa forma! Você não está sendo chato, apenas correndo atrás dos seus objetivos e a divulgação é uma parte disso. Claro que você não vai enviar e-mails ou mensagens diárias para as pessoas, isso sim seria desagradável.
No entanto, utilizar as redes sociais para compartilhar seu projeto de financiamento coletivo, não tem nada de inconveniente, muito pelo contrário! Você estará divulgando informações relevantes com possíveis apoiadores, além de trazer atualizações sobre a campanha. Fique tranquilo e foque no objetivo maior, que é atingir sua meta de arrecadação e tirar essa ideia da gaveta!
Criar seu financiamento coletivo na Kickante é rápido, seguro e grátis! Ou seja, você não gasta nada para colocar a sua campanha no ar e a taxa administrativa só é cobrada se, de fato, você conseguir arrecadar recursos através da plataforma. Além disso, trabalhamos com o lema “burocracia zero”, para tornar esse processo mais simples e ágil para todos os criadores.
Confira agora, no vídeo abaixo, o passo a passo para criar seu financiamento coletivo na Kickante:
E agora chegou a sua vez: o financiamento coletivo pode ser o caminho para realizar aquela ideia que há muito tempo está guardada por falta de recursos! Crie hoje mesmo a sua campanha na Kickante e dê um importante passo em direção aos seus sonhos!
A gente tá aqui pra te ajudar a entender tudo sobre crowdfunding
Financiamento Coletivo é uma forma de captar recursos online, através de uma plataforma especializada. Através dele, pessoas comuns podem contribuir para causas ou ideias nas quais acreditam.
Não existe diferença! Apesar dos nomes distintos, a prática é a mesma: captar recursos através das doações de diversas pessoas que acreditam no seu projeto.
Na Kickante é simples! Acesse o nosso site, crie sua conta e depois clique em "Criar Campanha". Agora é só responder as 10 perguntas da plataforma e pronto: sua campanha de financiamento está pronta.
O financiamento coletivo permite que qualquer pessoa tenha a oportunidade de captar recursos para seus projetos de forma segura, eficiente e baseada em princípios da economia colaborativa.
Claro que sim! Em todo o mundo, milhares de empreendedores têm contado o aporte financeiro das campanhas de financiamento coletivo para tirar seus projetos do papel.
de brasileiros participando na Kickante
São milhões de brasileiros impactados!
Técnicas americanas que dão muito certo!
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