Com a Reforma Eleitoral de 2015, agora é possível doar para campanhas financiamento coletivo de candidatos e partidos eleitorais. Em plena época de engajamento eleitoral e participação ativa da população brasileira, essa facilidade tende a estimular eleitores a se envolver ainda mais com suas escolhas.
A arrecadação de dinheiro online é uma forma transparente e segura do eleitor saber quanto seus candidatos estão arrecadando (e, consequentemente, quanto estão investindo em suas campanhas).
Por exemplo, a partir de 2016, os candidatos ao cargo de prefeito só poderão investir, no primeiro turno, 70% do maior gasto declarado para o mesmo cargo na eleição anterior, onde houve apenas primeiro turno.
Nos municípios que tiveram dois turnos na eleição passada, o gasto dos candidatos a prefeito terão um limite de 50% do maior gasto declarado na última eleição. O limite de gastos referentes ao segundo turno, onde houver, está fixado em até 30% do valor previsto do primeiro turno.
Quero arrecadar recursos para a minha campanha eleitoral!
É a Lei nº 9.504 de 30/09/1997, entre os artigos 17 e 27, que define as regras que envolvem arrecadar fundos para campanhas eleitorais. As mais importantes são:
Com esta nova possibilidade de arrecadação de dinheiro online, os políticos passam a contar com a contribuição de milhares de pessoas, não somente de empresas patrocinadoras. Isso gera uma aproximação e comunicação maior entre o candidato e o eleitor. O candidato que souber usar os conceitos de crowdfunding na sua arrecadação, poderá mobilizar massas e não só arrecadar fundos, mas também criar um movimento e deixar um grande legado. Assim como fez o Presidente Barack Obama nos Estados Unidos.
de brasileiros participando na Kickante
São milhões de brasileiros impactados!
Técnicas americanas que dão muito certo!
Técnicas americanas que dão muito certo!
Receba valores antes da campanha terminar!
Veja o status real de toda contribuição.
1bi para o Brasil!
Receba inspiração e dicas de uma das maiores realizadoras de sonhos do nosso país.