A Kickante tem um histórico incrível de campanhas de crowdfunding para música e, não é por menos, somos apaixonados por música e acreditamos no talento artístico dos artistas nacionais, que tanto precisam captar recursos para seus projetos musicais!
Dentre os diferentes objetivos daqueles que nos procuram para lançar campanhas musicais de financiamento coletivo, alguns costumam ser mais frequentes:
Para definir a meta (valor que precisa captar) para seu projeto de música é importante levar em consideração todos os custos envolvidos na produção e distribuição musical. Inclua sempre também a taxa da Kickante, para poder chegar ao valor líquido necessário.
Quero fazer a pré-venda do meu CD, DVD ou Show!
1. Considere sua base de fãs na hora de calcular a meta e pensar a sua estratégia captação
A maior parte das contribuições para campanhas de crowdfunding vem da rede de contatos do criador da campanha. Por isso, é importante definir metas realistas, que levem em consideração o tamanho da sua base de divulgação.
2. Defina se sua campanha será Flexível ou Tudo ou Nada
Caso seu projeto vá sair do papel independente do valor atingido na captação via crowdfunding, sua campanha pode ser do tipo Flexível, uma exclusividade da Kickante. Nessa modalidade você recebe o valor arrecadado (descontando a taxa da plataforma) mesmo que não atinja a meta.
Agora se você só vai poder gravar o CD, produzir o clipe, fazer o show etc caso capte o valor total da meta, sua campanha deve ser do tipo “Tudo ou Nada” onde caso a meta não seja atingida, as contribuições retornam integralmente aos contribuidores.
3. Como apresentar seu projeto: Pense em Pré-venda, Exclusividade, Proximidade com os fãs
O financiamento coletivo não é simplesmente uma forma de “pedir dinheiro”. Aliás, essa é uma visão que já não existe em países como os EUA, onde o mercado é avançado e mais maduro.
Através do crowdfunding os seus fãs têm oportunidade de: participar da pré-venda do seu conteúdo, participar da definição do seu clipe, ser personagem do seu documentário, participar de shows exclusivos, ter acesso a produtos únicos e assim por diante. Com a “new media” rolando solta você não pode perder a oportunidade de se aproximar do seu público e eles terão prazer em contribuir com seu projeto e fazer parte real da sua história artística.
4. Mostre seu talento: inclua vídeos na sua campanha
Campanhas de música são mais legais quando têm…música! A gente sabe que grande parte das contribuições virão daquelas pessoas que já conhecem seu trabalho, mas a Kickante também recebe muitas visitas de pessoas interessadas em conhecer e apoiar novos projetos. Por isso, é sempre bacana incluir no corpo da sua campanha um vídeo do YouTube com sua música mais conhecida, para você mostrar seu trabalho e chamar atenção dos contribuidores.
Ah, as recompensas! Elas são uma parte muito importante da sua campanha de financiamento coletivo. Quando se trata de música, as pessoas são movidas pela paixão pelo artista, pela música e assim por diante, e possuem apego em relação aquilo com o qual estão contribuindo.
Essa é uma excelente oportunidade de caprichar nas recompensas e garantir mais contribuições para sua campanha de crowdfunding. Veja alguns exemplos muito relevantes de recompensas que o público que contribui para projetos musicais costuma gostar muito:
Quero fazer a pré-venda do meu CD, DVD ou Show!
Uma vez que sua campanha esteja estruturada, você deve lança-la o quanto antes. Em crowdfunding você precisa colocar seu projeto no ar e correr atrás do resultado, não precisa esperar pois seu risco é zero! E desde antes do lançamento você já deve estar pensando na sua estratégia de marketing e divulgação: afinal, da onde virão as contribuições?
1. Comece do Começo: a força das primeiras contribuições
Muitos criadores de campanha subestimam a força da sua rede de contato mais próxima: amigos, familiares, colegas de trabalho, outros amigos do meio da música e assim por diante. Nossa experiência mostra que as primeiras contribuições (kicks) costumam vir justamente dessas pessoas e, tem mais, elas geram um efeito psicológico em outros contribuintes que, ao verem contribuições, se animam a participar também.
2. Canais de Comunicação: não deixe nenhum de fora
Você precisa ser criativo para atingir esse pessoal todo: como você mais se comunica com sua mãe? Ligue para ela e faça passo-a-passo com ela até ela dar a primeira contribuição, mande um e-mail para seu irmão, um Whatsapp para seus amigos (as campanhas da Kickante funcionam no celular!), deixe flyers no mural da faculdade ou nos locais que frequenta, anuncie no barzinho onde toca e assim por diante. Nem só de mídias sociais vivem as campanhas de crowdfunding. Pense onde está seu público e corra atrás deles!
3. Offline também funciona: aumente o alcance do seu crowdfunding de música
Como artista, uma das riquezas que você tem nas mãos é o contato que possui com seus fãs e admiradores da sua arte. Faça ações também offline! Você pode e deve falar da sua campanha em shows, encontros com amigos, imprimir flyers e pôsteres, fazer ligações e tudo mais que o mundo fora da Internet permitir! O objetivo é sempre atrair interessados para visitarem a página da sua campanha e, consequentemente, contribuições.
4. Use as mídias sociais: elas são poderosas
Se você ainda não tem uma página no Facebook, crie uma agora! Se já tem, ótimo, continue a crescê-la. Você deve postar com frequência em seu Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e quaisquer outras redes sociais que possuir.
Mas não vale fazer um post só e achar que as contribuições vão chover, hein? Você deve fazer várias postagens ao longo da sua campanha: ao menos 2 por dia no Facebook, 3 por dia no Twitter, 1 por dia no Instagram, ao menos 1 e-mail por semana para todos os seus conhecidos, 3 publicações por semana no seu LinkedIn e assim por diante. Seja criativo nas suas postagens: coloque sempre o link da campanha logo no começo do post, fale rapidamente sobre o objetivo (textos muito longos não costumam funcionar), altere posts com imagem e sem, com vídeo e sem, fale das recompensas, fale das músicas, fale do clipe e assim por diante.
Não esqueça que a Kickante é a única plataforma que tem parceria com o YouTube para poder exibir links de campanhas de crowdfunding em vídeos. Adicione o link da campanha em todos os seus vídeos, não esqueça! Saiba como aqui.
5. Trabalhe com sua base de fãs e comemore com eles
Seus fãs e admiradores são muito importantes para o sucesso da sua campanha e você deve convidá-los a lhe ajudar ativamente. Eles também podem enviar a campanha para seus conhecidos por e-mail, telefone, Whatsapp, mídias sociais e assim por diante.
A viralização é muito maior quando mais pessoas estão falando da sua campanha para ainda mais pessoas. Você vai ver, o resultado é incrível!
Não deixe nunca de agradecer o engajamento e lembre-se que você tem uma ferramenta para se comunicar com aqueles que estão acompanhando sua campanha na Kickante. Trata-se do mini blog da campanha.
6. Assessoria de Imprensa
Você pode trabalhar com assessoria de imprensa para conseguir maior exposição da sua campanha, atraindo ainda mais olhares e contribuidores. Se você já tem uma assessoria, ótimo. Caso contrário, entre em contato com a Kickante após lançar sua campanha que temos uma opção de trabalho com esse fim.
Você pode conferir nosso guia para criar um press release para campanha de financiamento coletivo.
7. Aproveite a assessoria de marketing da Kickante
Ao lançar sua campanha na Kickante, você vai receber dicas de marketing e, além disso, pode entrar em contato conosco pedindo uma assessoria maior. Temos uma equipe dedicada a oferecer dicas de marketing para sua campanha de crowdfunding de música. Bom, não é mesmo?
Se você ainda tem dúvidas sobre a sua campanha, vamos te ajudar ainda mais. Você pode conferir a seguir alguns exemplos de campanhas de crowdfunding para música e nossas observações sobre coisas legais em cada uma delas. Inspire-se e crie estratégias similares para também bater sua meta, garantindo a realização do seu projeto musical!
de brasileiros participando na Kickante
São milhões de brasileiros impactados!
Técnicas americanas que dão muito certo!
Técnicas americanas que dão muito certo!
Receba valores antes da campanha terminar!
Veja o status real de toda contribuição.
1bi para o Brasil!
Receba inspiração e dicas de uma das maiores realizadoras de sonhos do nosso país.