A meta da sua campanha de crowdfunding deve ser equivalente ao MÍNIMO necessário que você precisa arrecadar para cumprir seu objetivo. Não se preocupe, você poderá ultrapassá-la e muitos o fazem. No entanto, valores muito altos podem afastar os contribuidores, que podem sentir que seus 20 ou 50 reais não farão diferença diante do objetivo. Contudo, se colocar uma meta realista e explicar como utilizará o valor arrecadado, as pessoas se sentirão mais confiantes e dispostas a contribuir.
Além disso, metas realistas numa campanha de crowdfunding ajudam a te manter motivado, na tentativa de alcançá-las! Afinal, você sabe que possível e rápido para chegar ao valor total pretendido. Essa motivação é fundamental, principalmente em campanhas Tudo ou Nada, quando o criador só recebe o valor arrecadado se bater ou ultrapassar a meta estipulada.
Na hora de criar uma campanha de crowdfunding para educação, saúde ou qualquer outro setor, é preciso levar em consideração os seguintes fatores antes de definir sua meta de arrecadação:
Somando estes valores, você chegará ao valor líquido necessário que precisa arrecadar na sua campanha de crowdfunding. Sempre recomendamos que os criadores montem o orçamento com uma margem de erro (entre 15% e 30%) para eventuais imprevistos nos custos de produção de forma geral.
Ao analisar a meta da sua campanha de crowdfunding, considere que, geralmente, 30% do valor virá de sua rede de amigos e familiares, e 70% de novos contatos (amigos de amigos, pessoas que chegam através da Kickante, das mídia sociais, entre outros). Agora vamos fazer uma conta fácil: divida o total da sua meta pelo valor da sua principal recompensa (use 45 reais no caso de campanhas sem recompensas) e veja quantas pessoas você precisa converter em apoiadores.
Esse número te assusta ou parece possível? Fique tranquilo porque a Kickante é sua parceira e vai te ajudar a multiplicar, veja como:
Antes de achar que basta um post nas redes sociais para divulgar sua campanha de crowdfunding, vale lembrar que o alcance das postagens tem diminuído bastante. Hoje em dia, um post no Facebook, por exemplo, é visto por apenas 0,2% dos seguidores. Se sua fan page ou perfil possuir 300.000 seguidores, apenas 600 o verão de fato.
Desse total, entre 2% a 5% em média serão convertidos em contribuidores. Alguns serão divulgadores, outros irão doar em uma segunda campanha e outros, simplesmente não têm interesse. Por isso, é importante agir com cautela nas projeções.
Sendo assim, para atingir sua meta de arrecadação e aproveitar o melhor das mídias sociais, você deve postar diversas vezes ao longo de sua campanha de crowdfunding, como mencionamos em nosso Plano de Marketing Diário. Veja o exemplo abaixo:
Para arrecadar R$ 5.400,00 na vaquinha online, seria necessário, por exemplo:
Para aumentar suas chances de bater a sua meta, recomendamos seguir a tabela abaixo. Ela lista não só a média de contribuidores necessários para cada valor que buscar alcançar, mas também o tempo que você deverá investir para chegar lá.
Análises indicam que, se você conseguir 30% da sua meta da sua campanha de crowdfunding nas primeiras 2 semanas pós lançamento, então você está bem situado para chegar aos 100%.
Existe uma razão para esse número: os 30% iniciais criarão um poder de maximização e divulgação alta o bastante para gerar uma onda de contribuições para a sua campanha. Por isso, crie sua campanha de crowdfunding, siga a tabela acima de acordo com a sua meta (seja persistente!) e, em breve, estaremos divulgando mais uma meta batida nas redes da Kickante!
Agora que você já conferiu algumas dicas importantes para criar uma campanha de crowdfunding de sucesso, chegou a sua vez de tirar os projetos do papel e correr atrás dos seus sonhos!
de brasileiros participando na Kickante
São milhões de brasileiros impactados!
Técnicas americanas que dão muito certo!
Técnicas americanas que dão muito certo!
Receba valores antes da campanha terminar!
Veja o status real de toda contribuição.
1bi para o Brasil!
Receba inspiração e dicas de uma das maiores realizadoras de sonhos do nosso país.