Um vídeo pessoal, bem feito e profissional, é, com certeza, uma excelente maneira de atingir seu público-alvo – os contribuidores. Nele, você consegue transmitir, com muito mais clareza, a “cara” de seu projeto, e descrever com mais emoção e transparência a sua ideia, além de mostrar o esforço que você está fazendo para sua campanha de crowdfunding ser bem sucedida.
Campanhas de crowdfunding que usam vídeos em sua descrição, alcançam uma taxa de sucesso muito maior (50%) do que as campanhas sem vídeos (30%). Olha só que vídeo bacana da campanha de crowdfunding da CIA de Ballet dos Cegos, que ultrapassou a meta em 24%.
Fale do seu projeto nos primeiros 30 segundos.
Isso é muito, muito importante. O mundo está rápido. As pessoas estão sem tempo. Você precisa engajar o seu público nos primeiros 30 segundos, ou ele pode abandonar a página docrowdfunding antes mesmo de saber do que sua campanha se trata. Te conto um segredo. O vídeo da CIA de Ballet dos Cegos não estava dessa maneira. Na verdade, a campanha deles não estava tendo sucesso depois de 4 semanas no ar. Foi então que percebi que o vídeo deles não explicava o projeto rapidamente, e que muitas pessoas estavam abandonando a página da campanha antes de contribuir. E solicitamos a eles que editassem o vídeo colocando os últimos 30 segundos, no começo. BUM! Doações começaram a chover na página da campanha deles. É de fato um vídeo emocionante.
Fale com emoção, o B2B não existe mais. Agora é H2H (human to human). Pessoa para pessoa. Deixe que as pessoas conheçam quem você é e porque seu projeto é tão importante. Note que isso é dito nos primeiros 30 segundos do vídeo da campanha da CIA de Ballet dos Cegos.
Fantástico se você puder filmar com profissionais, mas lembre-se que se você tem um iphone ou android, você tem uma câmera bem potente em mãos. Coloque ela em um tripod para evitar uma imagem tremida, filme na luz do dia (com o sol contra você) pois o iphone/android foram feitos para esse tipo de luz, e edite o vídeo no final com um app. Lembre-se: você provavelmente terá que filmar muitas, muitas vezes até chegar a um produto final que te faça contente.
Claro que fazer um vídeo nem sempre é fácil, é um desafio intimidador, pois nem todos nós somos tão bons na frente de uma câmera. Eu mesma, tenho muuuuita vergonha dos vídeos, mas é importante ultrapassar essa barreria e botar a cara na rua. Esse pequeno gesto vale muito a pena, principalmente, porque seus contribuidores estarão vendo o quanto você se importa com esse projeto e mais! A maioria das pessoas não lerão todo o seu texto, mas assistirão o seu vídeo no site de crowdfunding.
Algumas pessoas ou empresas investem pesado nos vídeos para campanhas de crowdfunding, e fazem super produções. Mas, com acesso ao computador, iphone ou android e muita vontade de fazer acontecer, você já tem o bastante. A maioria dos vídeos são apenas o próprio criador da campanha contando sua historia para a câmera. Não há necessidade de perfeição, basta que seja autêntico. Não se esqueça de incluir os pontos abaixo em seu vídeo:
Aqui está outro vídeo super legal, da campanha Ajude as Onças Pintadas que também atingiu sua meta na Kickante!
Não se deve colocar qualquer música ou fundo musical que você não tenha os direitos autorais. Existem sites que oferecem músicas com direitos autorais livres na internet. Faça uma busca rápida no Google por “músicas livres de direitos autorais” e você encontra alguns deles.
E, finalmente, faça o upload no seu canal no YouTube, e copie o link para sua página da campanha.
Receba mais contribuições em sua campanha de crowdfunding, crie já o vídeo de seu projeto!
Espero que tenham gostado das dicas e até a próxima!
de brasileiros participando na Kickante
São milhões de brasileiros impactados!
Técnicas americanas que dão muito certo!
Técnicas americanas que dão muito certo!
Receba valores antes da campanha terminar!
Veja o status real de toda contribuição.
1bi para o Brasil!
Receba inspiração e dicas de uma das maiores realizadoras de sonhos do nosso país.