A decisão de criar uma campanha de crowdfunding rapidamente se revelou como uma boa opção para instituições de caridade e organizações não governamentais. Como no crowdfunding não há burocracia, as ONGs podem arrecadar doações antes do período de maturação de 2 anos que é exigido pelo Governo. Além disso, o poder da internet ajuda a alavancar as causas e projetos dessas instituições. No entanto, para conseguir bons resultados na arrecadação de uma campanha de crowdfunding, é preciso seguir algumas dicas, vamos conferir?
Para conseguir bons resultados é preciso entender a importância de cada etapa do processo, começando pelo momento de criar a sua campanha. Vale lembrar também que as ONGs possuem um diferencial a seu favor: o crowdfunding é diretamente ligado a ações de generosidade e caridade. Ou seja, as pessoas preferem doar para organizações que busquem mudanças positivas na sociedade.
No entanto, isso não significa que uma garantia de arrecadação. Você ainda vai precisar se dedicar aos detalhes para tornar sua campanha de crowdfunding um sucesso. Confira algumas de dicas úteis para orientá-lo ao longo do caminho.
Navegue pelas campanhas de ONGs na Kickante e se inspire para criar a sua!
Sabia que navegar pelas campanhas já lançadas e observar práticas bem-sucedidas é uma ótima forma aprender o que fazer na sua campanha de crowdfunding? Você pode extrair lições valiosas com essa iniciativa.
Campanhas como a do Santuário Animal e a dos Médicos Sem Fronteiras (MSF) são bons exemplos disso. No caso dos MSF, inclusive, podemos observar uma evolução ao longo dos anos, já que a Instituição vem fazendo campanhas de crowdfunding na Kickante desde 2013, sempre com bons resultados em suas arrecadações.
Estar de olho no que acontece nas campanhas é uma forma eficiente de se manter atualizado sobre o que está e o que não está funcionando no crowdfunding!
Definir uma meta de arrecadação realista é um aspecto extremamente importante das campanhas de crowdfunding bem sucedidas. Se você estudar os elementos que separam campanhas bem sucedidas de “fracassos”, verá que um dos denominadores comuns é ter uma meta realista.
Valores muito altos, que não condizem com o projeto em si, podem afastar os contribuidores. Ao invés de doar seus 10, 20 ou 30 reais, as pessoas acreditam que esse valor não fará diferença e acabam não efetuando a contribuição. Vale dizer que uma meta realista não significa, necessariamente, "baixa". A questão é que esse valor deve ser baseado em cálculos, em estimativas de custos reais.
Metas realistas também vão ajudar a te manter instigado em alcançá-las, principalmente no caso das campanhas Tudo ou Nada. Além disso, lembre-se de explicar aos contribuidores como esses valores serão utilizados, quanto custa cada etapa e o que será feito com o dinheiro arrecadado. Isso vai fazer com que as pessoas se sintam mais confiantes e dispostas a contribuir.
Há um fenômeno psicológico interessante em jogo quando o assunto é doar dinheiro. As pessoas estão muito mais dispostas a doar quando vêem que outros estão fazendo o mesmo. A razão é que as pessoas tendem a colocar mais valor na aprovação de outros. Se alguém estiver fazendo algo, isso deve ser o “correto” ou “apropriado”.
A fim de acelerar a sua campanha de crowdfunding, busque apoio inicial com pessoas que já conhecem a causa ou fazem parte da lista de doadores da sua ONG. Esse boom de doações iniciais, principalmente nas duas primeiras semanas, pode ser o impulso que a campanha precisa para ganhar força e decolar.
Como mencionado anteriormente, parte da razão pela qual instituições de caridade e organizações não governamentais arrecadam bem via crowdfunding se deve ao fato das pessoas preferirem doar para boas causas. Isso é uma vantagem da sua campanha e deve ser utilizado de forma consciente.
A ideia é criar uma campanha de crowdfunding que se conecte com seu público-alvo. Use o valor emocional para que as pessoas entendam que elas estão contribuindo para essa mudança, para a transformação de uma realidade.
Confira o exemplo da campanha Gotas no Oceano, que soube usar o valor emocional a seu favor.
Na Kickante, você pode definir camadas de doação e então recompensar os doadores com base no tamanho de suas contribuições. Seja estratégico com a forma como você define níveis. A ideia é sempre encorajar as pessoas a subir para o nível acima, tornando a recompensa um pouco mais sedutora.
Por exemplo, você pode enviar aos doadores um certificado se eles contribuírem com R$ 20, mas um certificado e um calendário se eles doarem R$ 30. Por apenas R$ 10 a mais, muitos avançarão para o próximo nível. Há muita estratégia psicológica por trás disso, então não se esqueça de estudar bem antes de decidir sobre uma abordagem específica.
Veja o exemplo das recompensas da campanha Guardiões da Humanidade.
O sucesso do crowdfunding está enraizado no fato de que não há a barreira geográfica para o alcance da sua campanha. Ao contrário de um evento de arrecadação de fundos realizado na sede de sua ONG, você não está limitado por aqueles em sua vizinhança geográfica. Graças à internet – e às redes sociais em particular – é possível receber doações dos mais diversos locais do Brasil e também do exterior.
Para que isso ocorra, no entanto, é preciso se dedicar de verdade ao processo de divulgação da sua campanha! A Kickante envia a todos os seus usuários um modelo de plano de marketing diário, com todas as recomendações para divulgar sua campanha de crowdfunding e arrecadar os recursos que você precisa!
Confira abaixo um vídeo para te ajudar a divulgar sua vaquinha online nas mídias sociais e aumentar, consideravelmente, o alcance da sua campanha!
Como você pôde perceber, muitos fatores são responsáveis pelo lançamento de uma campanha de crowdfunding bem-sucedida. Agora que você sabe como agir, vai ser mais fácil gerenciar sua vaquinha online e arrecadar os recursos que a sua ONG precisa!
Crie agora a sua campanha de crowdfunding na Kickante e aproveite todas as vantagens da plataforma dos maiores recordes da América Latina!
baseado no texto: http://www.business2community.com/brandviews/relevance/6-helpful-tips-nonprofits-create-viral-crowdfunding-campaigns-01545577#mmUIS3LfzWP4761A.99
de brasileiros participando na Kickante
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Técnicas americanas que dão muito certo!
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