Todo mundo sabe que a vaquinha virtual se tornou a forma mais rápida e prática de arrecadar dinheiro para tirar uma ideia do papel, mas pra quem ainda não sabe, aqui você vai aprender os 10 passos para criar uma vaquinha virtual de sucesso do zero! Artistas, esportistas, projetos sociais, causas animais, entre outros, já se beneficiaram com o modelo de economia colaborativa. Nomes como Vasco, Greenpeace, Elza Soares, Lobão e tantos outros já passaram pela Kickante e acumularam muito na plataforma através de incríveis campanhas de crowdfunding.
Se você quer seguir os passos dos grandes recordes de arrecadação do Brasil, fique de olho em nossas dicas para fazer com que sua vaquinha online seja um sucesso!
A investigação e a pesquisa são fundamentais para qualquer vaquinha. Se outras pessoas já estão fazendo coisas parecidas, você pdoe ver o que está dando certo ou não. Não é uma questão de copiar! E sim de pesquisar o que funciona. A ideia é que todos possam ter muito sucesso! Busque campanhas de crowdfunding já criadas, bem sucedidas ou não na aba "explorar" do nosso site.
Você também pode perguntar aos seus amigos, familiares e a pessoas que formem seu público-alvo o que eles pensam sobre a sua ideia ou sonho. Opiniões verdadeiras podem ser um excelente indicativo para saber se sua ideia tem boas chances de bater as metas!
As pessoas podem desistir de se comprometer com a sua vaquinha solidária se eles não entenderem exatamente o que você está fazendo. Grande parte dos textos são redigidos a partir do ponto de vista do criador, mas garanta que outras pessoas também entenderão sua proposta ao entrar na página.
Foque no objetivo de sua vaquinha e responda questões como: qual a importância das contribuições, o que você vai realizar com o dinheiro arrecadado, qual é o seu objetivo com essa captação de fundos e o que o contribuidor ganhará ao te ajudar.
Existem milhares de vaquinhas virtuais ativas, também conhecidas como vakinha online ou financiamento coletivo, com as quais as pessoas podem escolher contribuir, mas a sua história e a sua trajetória são somente suas. Então use isso ao seu favor!
Estude seu orçamento e inclua todos os gastos para a sua causa. Porém, mantenha a meta realista e nunca peça mais do que o necessário. Se sua vaquinha digital tiver uma meta incompatível com a sua causa, são grandes as chances de você se decepcionar com o resultado.
Causas bacanas com metas realistas frequentemente ultrapassam o valor planejado inicialmente. Se achar necessário, exponha o orçamento ao público para que eles entendam o porquê de a meta ser aquela, como na campanha de financiamento coletivo para os episódios do programa Sanidade Mental.
As recompensas não precisam, necessariamente, ser um produto físico. Você pode proporcionar uma experiência única, como uma videochamada por Meet, Zoom ou Skype, um certificado, um post na mídia social do contribuidor, foto autografada.
Certifique-se de que suas recompensas são atrativas e divertidas. Defina valores de contribuição justos e esteja aberto à ajustes, se você perceber que algumas recompensas estão dando mais retorno do que outras.
Veja o exemplo das recompensas da vaquinha do Atlético Mineiro para arrecadar dinheiro para a criação do Museu do Clube:
Separar um tempo para deixar sua página visualmente agradável, limpa e organizada pode impressionar os contribuidores e fazê-los ficar em sua vaquinha por mais tempo – e, possivelmente, contribuir.
Estímulos visuais são sempre bem-vindos! Faça prints de sua tela, Seu texto deve ser claro e direto e, se possível, contar com imagens e/ou vídeos que ilustrem o que está escrito.
Mas, não precisa ser um vídeo com muitos recursos. Pode ser uma gravação feita com um celular. Porém, deve ser curto, direto ao ponto e mostrar sua personalidade – as pessoas tendem a contribuir mais quando se sentem mais próximas do criador da vaquinha.
As vaquinhas virtuais com mais atualizações e comentários são, normalmente, as mais visitadas. Isso porque o público sente mais credibilidade quando um criador mantém os contribuidores e seguidores atualizados. Além disso, desta forma, você atrai novos contribuidores, chama a atenção da imprensa e dá aos contribuidores uma razão para continuar falando sobre seu projeto.
Utilize o mini blog de sua campanha de crowdfunding para animais, saúde ou qual for a sua causa e fique em contato com seus contribuidores!
Você não precisa utilizar todas as redes sociais que existem. Identifique as melhores de acordo com onde está seu público e foque nelas.
Se você tem um projeto audiovisual, aproveite as ferramentas do Youtube, como comentários e mensagens privadas para divulgar seu trabalho. Se você tem um projeto de fotos, aposte no Instagram. Não se esqueça de colocar o link da campanha em todas as postagens. Alterne as postagens com textos, imagens e vídeo.
No Facebook, por exemplo, é possível descobrir qual teve maior aceitação pelo público, assim você já sabe qual utilizar com mais frequência.
É imprescindível que as redes sociais sejam atualizadas diariamente, assim o público não perde o engajamento. Olha só como essa campanha da Decor Social caprichou nas artes e divulgação nas redes sociais:
Faça uma pesquisa sobre os principais sites, blogs e pessoas envolvidas com o tema da sua vaquinha na internet e tente contatá-los. Mande mensagem, escreva um artigo ou press release e apresente a eles sua vaquinha. É uma via de mão dupla: você ganha mais visibilidade e dá para eles um conteúdo para falarem sobre.
Fazer um plano de marketing para sua vaquinha virtual é uma boa maneira de não ficar sobrecarregado durante o período em que ela estiver no ar.
Faça um cronograma com as ações e estratégias e suas respectivas datas, assim, você já deixa tudo planejado e não sofre nenhum imprevisto.
Em alguns casos, a época do ano pode significar a diferença entre uma arrecadação de sucesso ou fracasso. Por exemplo, se você está arrecadando dinheiro para lançar um produto que seria um ótimo presente de Natal, certifique-se de lançá-la cedo o suficiente para dar tempo de o produto estar pronto até o dia 25.
Para fazer uma vaquinha virtual de sucesso você precisa ter um planejamento de todos os passos. É preciso ter paciência e persistência para alcançar seus objetivos.
Mas, lembre-se, a equipe da Kickante está sempre ao seu lado, ajudando-o em todas as etapas. Se você quer criar a sua vaquinha, mas ainda tem dúvidas, acesse o nosso Guia de Vaquinha ou envie um email clicando aqui e responderemos em até 24h 😉
Criar uma vaquinha na Kickante é rápido, fácil e sem burocracia. Lance sua campanha e comece a arrecadar hoje mesmo!
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Técnicas americanas que dão muito certo!
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