👉O MUSEU OJU AIYÊ, é o primeiro e único museu estabelecido na cidade de Matozinhos* ( *que completará logo mais 200 anos) como Associação Cultural de Promoção Social e Preservação do Patrimônio Histórico Material e Imaterial, na Rua Carlos Martins, 212 – Centro; fomentando e estruturando ações de impacto de preservação e identidade quanto às memórias materiais e imateriais dos povos negros e ao patrimônio histórico regional e nacional.
👉O Museu, desde sua fundação realiza ininterruptos projetos e diversas ações gratuitas de valorização à cultutra dos povos pretos e tradicionais, voltadas ao público de idade escolar e também realiza diálogos, palestras e eventos de combate ao racismo, intolerância religiosa e equidade afrosocial.
👉Em 2022 recebemos mais de 1000 visitantes, sendo a maioria estudantes; crianças e adolescentes, professores, pesquisadores, historiadores e turistas.
👉Somos uma associação que não recebe aporte financeiro do setor público e privado e não cobramos pela entrada no Museu.
👉O Museu é o produtor e diretor do primeiro documentário sobre os povos africanos em Mocambeiro, intitulado: Áwá de África a Mocambeiro, Matozinhos, produzido em 2021 e disponibilizado gratuitamente em inúmeras plataformas de pesquisa e estudo.
👉Na referência do conteúdo histórico que compõem o acervo, bem como sua temporalidade e abrangência, o Museu Ojú Aiyê é o único com esta temática cronológica e histórica em todo o estado de Minas Gerais, de modo que abrange não somente às agruras do período escravagista, mas também contempla em sua exposição aspectos esquecidos e apagados das histórias e históricos documentais, mas que de fato, resultaram na construção da identidade Afro cultural do Brasil e desnuda a potência dos povos escravizados nestas terras.
📢O Museu atualmente ocupa um imóvel alugado, que foi posto à venda pelos proprietários e obteve interessados em negociar a compra do local; por não recebermos apoio financeiro e não gerarmos receita com nossas ações por serem todas gratuitas ,não dispomos de aporte que nos coloque em paridade de negociar e efetuar esta compra.
📢Necessitamos de apoio e apoiadores, para que o museu obtenha fincanceiramente a possibilidade para a compra do imóvel, evitando que todo um acervo histórico e suas memórias se esvaiam, despejadas sem rumos e guardadas em caixas, deixando de cumprir o primordial papel de conscientizar sobre a história do nosso país e a potência do povo preto.
📢Pedimos socorro, pedimos ajuda e sensibilidade para esta associação que desde sua fundação atuou obstante de interesses de lucros pessoais...conscientizando assim o coletivo do presente referente ao coletivo do passado e principalmente lutando por uma sociedade mais evoluída e infinitamente plural no futuro.
Nossa equipe de voluntários está disposta a lutar para que o Museu Ojú Aiyê continue, para que ele...Viva!
.