RELEVÂNCIA
Precisamos falar sobre Dislexia porque este é um assunto que quase sempre passa despercebido. Estudos indicam que cerca de 17% da população brasileira tem Dislexia e a maioria das pessoas que sofrem com o distúrbio nem sabem, seja por falta de diagnóstico, seja por falta de informação, pois quando se apresentam os primeiros sintomas, eles são confundidos com preguiça ou falta de interesse. Já no caso da cegueira, de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o Brasil tem mais de 27 mil crianças cegas e 83 mil com baixa visão. É possível afirmar que metade desse número foi causado por doenças evitáveis, entre preveníveis (rubéola e deficiência de vitamina A) ou tratáveis (etinopatia da prematuridade e glaucoma). Além destes dois assuntos, o filme trará outras questões em voga na nossa sociedade hoje em dia: o abuso doméstico e as consequências do empobrecimento massivo de milhões de pessoas com as crises econômica e sanitária no Brasil.
SINOPSE
Lucas é um menino incompreendido por sua dificuldade em ler e escrever. Ele vive com as duas irmãs e seus pais, Luciana e Marcos. O cotidiano da família é alterado com a chegada de Pilar, irmã de Luciana, que se torna responsável pelos cuidados dos sobrinhos, mesmo que a relação das irmãs ainda esteja abalada por questões familiares passadas. Aos poucos, Pilar percebe a dificuldade de aprendizado de Lucas. Isso faz com que ela comece a investigar o que o menino possa ter, o que a leva a suspeita de Dislexia. Lucas inicia um forte laço de amizade com Maria Flor, a nova aluna deficiente visual da escola. Flor é sobrinha da professora Diana e irmã de Dudu). Com o advento da pandemia, a vida destas famílias são transformadas e problemas e sentimentos guardados no tempo virão à tona.
O valor arrecado será para o transporte e alimentação do elenco e equipe para as últimas diárias de gravação do filme.
A Catrina films, é uma produtora audiovisual sediada em Porto Alegre (Rio grande do Sul, Brasil), que nasceu através do sonho de mulheres que desejam utilizar a sétima arte como instrumento de transformação social.
Lição de Casa é o primeiro longa ficcional produzido pela Catrina Films. Contamos com uma equipe de profissionais e elenco que colocaram seus corações nesta ideia e se juntaram a nós neste projeto. Por isso, vimos na marca alguém que poderá nos dar a mão neste projeto.