Olá batuqueiras, batuqueires e batuqueiros, foliãs e foliões!
O coletivo FotoFolia precisa da sua colaboração para seguir com os trabalhos de registro no Pré Carnaval 2024.
Antes de contar sobre como você pode colaborar, vamos contar um pouquinho mais sobre nós.
O FotoFolia é um coletivo fotográfico que surgiu em 2017 na cidade de Curitiba, no Paraná, com a intenção de discutir e registrar documentalmente, por meio da fotografia, a ocupação do espaço público que as manifestações pré carnavalescas promovem.
Atualmente nossa equipe conta as fotógrafas, DayLuiza, Valéria K. Lopes, Jacqueline Prado e o fotógrafo Melito. Nosso grande sonho como coletivo independente, é daqui alguns anos lançar um livro com a história de toda essa festa carnavalesca que vem sendo lindamente construída há alguns anos.
Tá FotoFolia, mas e aí, como que eu posso ajudar pra que vcs continuem?
Borá lá, certamente você já viu nossas fotos circulando por aí, seja em jornais impressos ou online (quando lembram de colocar nosso crédito), no Facebook, Instagram e sem dúvida alguma, você, alguma amiga ou amigo já usou nossas imagens como foto de perfil em alguma rede social (inclusive, nós adoramos quando isso acontece).
Já fizemos a cobertura fotográfica de mais de 100 saídas de blocos pré carnavalescos em Curitiba. Todo esse trabalho foi feito com financiamento dos próprios fotógrafos.
Somos um coletivo independente, trabalhamos com equipamentos pessoais, - que inclusive são utilizados para trabalhos externos à rua -, compramos nossa própria água, cerveja e cachaça (pq afinal, é carnaval, né?!), por conta dos equipamentos de alto valor, precisamos chegar e sair dos blocos com segurança, e pra isso acontecer a grana do uber também acaba saindo do nosso bolso.
Fazemos o possível para fotografar o pré carnaval inteirinho, isso quer dizer, de quinta a domingo estamos na rua acompanhando todos os blocos e como parte da nossa equipe trabalha como freela de foto/vídeo, na época do pré nós abrimos mão de alguns trabalhos porque assumimos a responsabilidade de registro total e levamos ela muito a sério, ou seja, sem freela ficamos sem grana e isso acaba dificultando ainda mais financiar nossa ideia.
Acreditamos de verdade que o trabalho que fazemos é importante para a história cultural da nossa cidade, fotografia é memória.
Para além disso, nosso objetivo sempre foi retratar as alegrias por aí, porque de triste tristinho já basta quase um mundo inteirinho. A real é que gostamos mesmo é de sair do armário pra nos darmos bem, passar nosso batom barato e descer do palácio garibaldi pulandinho e clicandinho até o bar do saci sem cair no cavalo babão, gritar pro mundo através da fotografia que a mulherada pode e vai sair nas ruas por elas e para elas, que pretinhosidade é luta e resistência. A gente quer siribrincar, fotografar de ladinho e colocar as cachorras pra fora junto com todo nossa amor pela brasilidade e cultura popular que nos rodeia, lógico que sem esquecer a hora de segurar o CUritiba, pq as vezes precisamos de limite, não é mesmo? Pelo menos um pouquinho.
Estamos em tempos que ocupar a rua é resistir!
FotoFolia é arte, é rua e é resistência.
Seguimos juntos!
Com amor, equipe FotoFolia.