version: 241226-55c26f0a
apoiando o projeto Centro Aprendiz de Pesquisador (CAP)
Apoiando o projeto Centro Aprendiz de Pesquisador (CAP)
São Paulo - SP
Financiamento ColetivoEducaçãoCiência
Captação Privada

apoiando o projeto Centro Aprendiz de Pesquisador (CAP)

A plataforma mais premiada do Brasil

    A implementação do Centro Aprendiz de Pesquisador (CAP), surgiu  buscando contribuir na popularização da Ciência e Tecnologia. O projeto busca oferecer a estudantes, especialmente de escolas públicas, a possibilidade de conhecer ambientes científicos podendo desenvolver suas habilidades investigativas.
   
     O CAP tem sua base no Centro de Estudos e Pesquisas em Meio Ambiente da Universidade de São Paulo (CEPEMA/USP), localizado na cidade de Cubatão, como um projeto que permite  uma aproximação entre a comunidade e o ambiente de pesquisa universitário. O CEPEMA desenvolve pesquisas nas áreas de diagnóstico e solução  ambiental em todo Brasil e, procurando essa aproximação, criou vários projetos na área de educação. 
   
      A possibilidade de atores escolares participarem de uma visita ao CAP permite um  envolvimento deles em atividades e experimentos científicos que ao desenvolver habilidades específicas em um ambiente de aprendizagem participativo, traz diversos benefícios ao ensino aprendizagem de ciências. Até permite que pensem em ser talvez cientistas!!!!

Os objetivos
gerais do CAP são:
  • Criar um espaço de visitação e interação, no Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente da Universidade de São Paulo (CEPEMA/USP) para as escolas da Baixada Santista, com visitas pré-agendadas;
  • Aproximar, através deste espaço, a comunidade ao centro de pesquisa, promovendo a divulgação e alfabetização científica;
  • Favorecer a vivência científica e proporcionar o desenvolvimento de habilidades através de atividades e experimentos científicos;
  • Apoiar formação de docentes na metodologia implementada
  • Avaliar a percepção/interação/aprendizagem do público neste espaço.
  • Criar novos CAPs na Baixada Santista ou onde exista demanda.
      Apoie nossa missão de investir, desenvolver e trabalhar na melhoria da educação brasileira para, cada vez mais pessoas, terem acesso a um ensino e formação de qualidade independente de sua classe social, gênero, raça, religião e orientação sexual. Nesta campanha estão apresentados fotos, vídeos e os links das nossas redes sociais. O material contido nestes locais contextualiza com qualidade a metodologia, estrutura, conteúdo trabalhado, histórico de atuação, atores escolares parceiros, conteúdos informativos e mais algumas informações complementares. Diversas ações financiadas por esta campanha serão divulgadas nestes canais de comunicação.

PARA ENTENDER MAIS SOBRE AS AÇÕES DO PROJETO, LEIA AS MATÉRIAS DA PREFEITURA SÃO VICENTE 👇👇👇

https://www.saovicente.sp.gov.br/alunos-viram-exploradores-ambientais-em-visita-a-centro-de-pesquisa-da-usp

https://www.saovicente.sp.gov.br/13048

EM DESTAQUE

Financie a visita de dez turmas

R$ 3.300,00

Financie a visita de dez turmas

Com esta sua contribuição conseguimos receber a visita de dez turmas de até 30 alunos, cada uma. Para incentivar e informar como seu financiamento foi utilizado enviaremos fotos e vídeos da visita da turma. Além de descrição das turmas beneficiadas, evidentemente excluindo informações pessoais que possam expor os atores escolares parceiros.

Kick único

Entrega prevista 10/2023

Produto Digital

É muito fácil participar.

Finalize em segundos!

Mais de 2 milhões de brasileiros

Pagamento seguro

Parcele em até 12X

Seguem imagens de algumas das mais de 70 atividades presentes na apostila do projeto👇👇👇                                                    

Atividade 43: Identificando as características gerais e específicas das aves.
Tempo de duração: 20min

Objetivo e habilidades: Classificar aves através de suas características. Interpretar situações de equilíbrio e desequilíbrio ambiental relacionando informações da interferência humana e a dinâmica das cadeias alimentares.

Público Alvo: Ensino médio e Fundamental II 

Definição de Aves: 

Atualmente as aves habitam quase todos os tipos de ambientes como desertos, pântanos, oceanos, florestas, e até mesmo os polos. Vivem desde o nível do mar até acima da linha das florestas nas montanhas, mesmo acima de 6000 metros no Monte Everest. A colonização dos mais diversos locais foi facilitada pela grande capacidade de voar que a maioria das aves possui. 

Desta forma, a principal habilidade que as diferencia de todos os outros vertebrados é a sua capacidade de voar que é, nas aves, fundamentada pelas penas, estruturas que estão presentes somente nas aves e reúnem características como resistência e leveza, sendo uma das criações mais perfeitas da natureza.

Experimento:

Com o intuito de garantir ótimos resultados durante sua observação, é necessária a utilização de alguns materiais que permitam a melhor visualização e organização de informações: como o binóculo e uma ficha para coleta de informações. Contudo a observação de aves ocorrerá durante caminhadas nas dependências externas do Cepema ou de outro local que esteja acontecendo esta atividade. Os comedouros espalhados poderão funcionar como atrativo de algumas aves. Mas lembre-se que você deve observar todos, não só os que estão nos comedouros e anotar as informações na ficha. Poderão ser gravados (sons), filmados e fotografados.

Perguntas que podem ser feitas durante a atividade:

  1.  Quais foram as diferenças que você observou entre as aves?
  2. Quantos pássaros você pôde observar?
  3. As aves na qual observou estavam sozinhas ou em bandos?
  4. As aves que observou estavam no solo, na água, no ar ou nas árvores? Você acha que há aves que não podem voar?
  5. Você já tinha observado alguma dessas aves antes? 
  6. Na sua opinião, como as aves podem contribuir na sua cidade?
  7. Na sua cidade existe alguma lenda ou fato que tenha ocorrido em sua cidade com as aves ou alguma espécie dela?

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atividade 57: Observando as fases da lua.
Tempo de duração: indeterminado.

Objetivos e habilidades: Analisar e observar nos processos da lua.

Público Alvo: Ensino Médio e Ensino Fundamental II.

O que é a lua?

A Lua é o único satélite natural do nosso planeta Terra. A Lua não emite uma luz própria, portanto para visualizarmos o astro dependemos das posições relativas de Terra, Lua e Sol. Pois, é a luz solar que ilumina a Lua e nos permite vê-la à noite. Por isso, dependendo da época do mês, somos capazes de observar diferentes partes iluminadas. Essa mudança de iluminação é chamada de “fases da lua”. São 4 fases principais: Lua nova, crescente, minguante e Lua cheia. O tempo de mudança completa de uma fase para outra leva por volta de 7 dias e o ciclo total dura aproximadamente 29 dias. A Lua e sua gravidade exercem papéis essenciais para o nosso planeta, uma das principais influências é a mudança das marés. A previsibilidade desses processos nos permite saber quando acontecerão as marés altas, as fases da Lua e essas são essenciais para a vida dos seres humanos por diversos fatores. Além disso, existem outros fenômenos naturais no céu que somos capazes de assistir. 


1 - Desenhe as 4 principais fases da Lua seguindo a foto acima, colocando o nome da fase embaixo. Todas as fases aparecem na imagem acima? Se não, escreva qual fase está faltando e seu nome.

EXPERIMENTO: Agora vamos fazer um pequeno experimento:

  • Olhe para o céu hoje a noite e observe a Lua (lembrando que no calendário e em diversos sites é informada a fase da Lua no dia, caso não consiga encontrá-la). Escreva o dia que a observou e em qual fase ela está. 
  • Agora entre no site: https://tabuademares.com/br e escolha uma cidade praiana, de preferência próxima a sua casa. Anote o horário e altura (se tiver) das marés baixa e alta do dia em que você também observou a fase da Lua.
  • Repita o experimento exatamente 7 dias depois e após 14 dias também.
2 - Você observou alguma relação entre as fases da Lua e as marés? Se sim, qual?
3 - Conseguimos saber exatamente que dia mudará a fase da lua? Se sim, Quais serão as duas próximas fases da lua? E quando elas começarão?

Agora que finalizou o experimento assista ao vídeo no link para melhor compreender o processo: https://www.youtube.com/watch?v=sYss-N7EnEw

Perguntas que podem ser feitas durante e após as atividades:

Um dia na Lua equivale a quantos dias na Terra?
Quantas vezes o homem foi à Lua? 
Qual a distância da Lua para a Terra? 
O que é um eclipse lunar? E um Solar?

    O valor arrecadado será destinado, totalmente, à manutenção e aprimoramento do projeto CAP.

- Referente a manutenção da estrutura física e educacional como atividades, papelaria, tecnologia, materiais e ferramentas aplicadas no aprendizado dos estudantes participantes.

- O valor arrecadado também servirá para auxiliar na remuneração dos recursos humanos do projeto (equipe).

- Referente ao aprimoramento, o valor arrecadado servirá para confecção de novos materiais informativos e educacionais (criação de novas atividades associadas ao currículo escolar,como banners, livros educativos, cadernos, folhetos e comunicação digital), realização de novos eventos (como palestras, workshops, apresentação de trabalhos acadêmicos em congresso, feiras de ciências, cursos de formação na metodologia, recebimento de maior número de estudantes, entre outros).

- No valor arrecadado também estão inseridos o custo da realização e confecção de cada recompensa. Objetivo das recompensas é demonstrar agradecimentos pelo auxílio à manutenção e desenvolvimento do projeto e estabelecer vínculo com os participantes da campanha de financiamento. A recompensa referente a visita personalizada tem o custo e o valor de financiamento diferente devido às circunstâncias e necessidades. O espaço, atividades e material educativo do CAP será personalizado para melhor receber o grupo. O suporte a este tipo de visita é diferente também da organização da visita de uma escola.

    A equipe do projeto CAP se caracteriza por ser plural e diversa, sempre atua com companheirismo e compreensão. Os profissionais trabalham com o projeto porque acreditam na missão, benefícios, metodologia de ensino e atuação.  Majoritariamente, a equipe é composta por: 

- Estudantes, educadores(as), docentes, mestres, doutores e profissionais de diversas universidades públicas e privados da Baixada Santista (onde está localizada a base do projeto) e da cidade de São Paulo como UNIFESP, UNESP, USP, UNIP e Universidade de Buenos Aires (UBA).

- A equipe é composta por profissionais de diversas formações entre elas Ciência e Tecnologia, Biologia, Biologia Marinha, Química e Técnico em Meio Ambiente.

- O CAP já tem 8 anos de existência onde diversos profissionais incríveis fizeram parte e ajudaram a construir a trajetória deste projeto.

-
A equipe conta com 7 monitores (as) e uma Coordenadora Geral. Porém, diversos outros profissionais das secretarias municipais parceiras e do Centro de Pesquisa CEPEMA - USP (local base do projeto) mantém um vínculo constante com o projeto considerados.

    Nos ajude a estabelecer e alcançar o maior número de atores escolares e pessoas interessadas! Venha desenvolver a educação no Brasil com a gente! Seja nosso parceiro! Nos mande mensagem nas redes sociais e acesse nossas fotos e vídeos das visitas para conhecer melhor nosso projeto! Aguardamos seu contato!

*** As fotos dos participantes sem máscaras foram tiradas depois da liberação do uso obrigatório e seguindo todas as orientações das autoridades de saúde.

Fale com a Kickante

A mais completa plataforma de
Crowdfunding do Brasil

Captação Privada

Encerrado!

Apoiando o projeto Centro Aprendiz de Pesquisador (CAP)

São Paulo - SP

Financiamento Coletivo

Educação

Ciência

Campanha encerrada em 15/10/2023

Campanha Flexível

Destaque

Camila Caetano Pereira de Lacerda

1º Kick

Anônimo

Maior Kick

Anônimo

+ Recente

R$ 100,00

R$ 20,00
3 Kicks

MAIS ESCOLHIDO

R$ 50,00
1 Kicks
E-mail de agradecimento personalizado

R$ 100,00

E-mail de agradecimento personalizado

Você receberá um e-mail de agradecimento personalizado feito pela equipe do CAP. Além disso, receberá em anexo materiais informativos sobre o projeto para que esteja atualizado da atuação do CAP e ações futuras. Esta recompensa visa dar continuidade a sua relação com o projeto e incentivar cada vez mais sua participação para financiar, se relacionar e contribuir com projetos que investem seu trabalho na melhoria da qualidade da educação do povo brasileiro.

Kick único

Entrega prevista 06/2023

Produto Digital

Financie a visita de uma turma durante um período

R$ 350,00

Financie a visita de uma turma durante um período

Com esta sua contribuição conseguimos receber a visita de uma turma de até 30 alunos durante um período (manhã ou tarde). Para incentivar e informar como seu financiamento foi utilizado enviaremos fotos e vídeos da visita da turma. Além de descrição das turmas beneficiadas, evidentemente excluindo informações pessoais que possam expor os atores escolares parceiros.

Kick único

Entrega prevista 07/2023

Produto Digital

Financie a visita de duas turmas durante um dia inteiro

R$ 650,00

Financie a visita de duas turmas durante um dia inteiro

Nesta opção você financia a visita de duas turmas (de até 30 alunos cada uma), uma em cada período. Para te agradecer e manter informado enviaremos fotos e vídeos das visitas. Além de descrição das turmas beneficiadas, evidentemente excluindo informações que possam expor os atores escolares parceiros.

Kick único

Entrega prevista 07/2023

Produto Digital

Visita de sua organização ao projeto

R$ 1.000,00

Visita de sua organização ao projeto

Você poderá realizar uma visita com um grupo particular de 30 pessoas escolhido por você combinando previamente as atividades que seriam realizadas. O CAP irá personalizar todo o espaço, atividades e materiais para esse fim. Após as visitas o CAP enviará fotos, vídeos da visita e certificação. A visita ocorre durante um período (manhã ou tarde). O custo do transporte fica por conta do financiador.

Kick único

Entrega prevista 08/2023

Frete a cobrar

Financie a visita de cinco turmas

R$ 1.700,00

Financie a visita de cinco turmas

Com esta sua contribuição conseguimos receber a visita de cinco turmas de até 30 alunos, cada uma. Para incentivar e informar como seu financiamento foi utilizado enviaremos fotos e vídeos da visita da turma. Além de descrição das turmas beneficiadas, evidentemente excluindo informações pessoais que possam expor os atores escolares parceiros.

Kick único

Entrega prevista 09/2023

Produto Digital

Cinco visitas personalizadas

R$ 3.000,00

Cinco visitas personalizadas

Você poderá realizar cinco visitas para um grupo particular de 30 pessoas (em cada visita) escolhido por você combinando previamente as atividades que seriam realizadas. O CAP irá personalizar todo o espaço, atividades e materiais para esse fim. Após as visitas o CAP enviará fotos, vídeos da visita e certificação. A visita ocorre durante um período (manhã ou tarde). O custo do transporte fica por conta do financiador.

Kick único

Entrega prevista 09/2023

Produto Digital

EM DESTAQUE

Financie a visita de dez turmas

R$ 3.300,00

Financie a visita de dez turmas

Com esta sua contribuição conseguimos receber a visita de dez turmas de até 30 alunos, cada uma. Para incentivar e informar como seu financiamento foi utilizado enviaremos fotos e vídeos da visita da turma. Além de descrição das turmas beneficiadas, evidentemente excluindo informações pessoais que possam expor os atores escolares parceiros.

Kick único

Entrega prevista 10/2023

Produto Digital

+ 2 milhões

de brasileiros participando na Kickante

Meta: 1 bilhão para o Brasil.

Faça parte do movimento Kickante.

+ 100 mil projetos

São milhões de brasileiros impactados!

Painel Transparente

Veja o status real de toda contribuição.