A Casa de Luzia Bar e Galeria é um espaço multicultural agente na propagação da cultura brasileira e da identidade carioca, assim como ponto de referência em educação no contexto das artes e fomentador das suas diversas expressões. Visamos também o resgate e construção da memória cultural de sua localização e todo o seu entorno.
O espaço está sediado em histórico sobrado, construído em 1912 que um dia abrigou a pensão Olímpia, Bar da Ladeira e o lendário bar do Bar Semente
Seu nome, inspirado no fóssil humano mais antigo encontrado na América Latina, simboliza resistência e ancestralidade, conceitos que expressam respectivamente, o compromisso com a continuidade de ações voltadas para a democratização do acesso à diversidade cultural e o enaltecimento de todos os agentes de suma importância colaborativa para a construção sólida dessa diversidade.
Assim como Luzia, a primeira brasileira que se recusa a desaparecer em meio aos escombros do tempo, a casa irrompeu como um sopro de vida no entorno dos Arcos da Lapa um monumento centenário de tamanha importância histórica e arquitetônica, com visibilidade mundial e um dos pontos turísticos mais importantes da cidade.
A Casa de Luzia foi inaugurada em novembro de 2019, 03 meses antes da e mantendo o legado do seu espaço e sua visão, a Casa de Luzia Bar e Galeria vinha desenvolvendo uma programação diversificada.
No campo musical foram firmadas grandes parcerias com nomes de peso no cenário da MPB carioca.
No aspecto de Artes plásticas, foi organizada e realizada a pré-abertura da exposição “Exposição Luzias” com seu título sendo pensado como uma alusão à casa e ao próprio crânio tendo como conceito a visibilidade e resistência feminina ao longo da história da humanidade. Contava com as obras “Fada como Ofélia” de Martha Werneck e “Mãe de Durer” Rafael Bteshe, contando com a curadoria do Pintor e escultor Vladmir Valente, que também mantinha uma exposição permanente no espaço.
Com a pandeia o espaço se manteve fechado para o público, por 1 ano e 09 meses, porém conseguiu realizar ações importantes, como o Festival Salve Luzia, e o Festival Samba Luzia e bravamente resistiu nesse longo período de reclusão.
A Casa de Luzia reabriu suas portas no dia 19/11/2022 com o Cabaré de Luzia, porém, no dia 09/12/2022, foi detectado um problema estrutural grave no sobrado e viu-se a necessidade de realização de uma obra emergencial que impede a continuidade das atividades da casa durante a obra.