O objetivo do projeto é criar um centro de aquaponia que atenda a população carente de Madre de Deus Bahia. O projeto consiste em uma área colocar 2 tanques de 20.000 litros, um tanque de engorda e 2 tanques para alevinos. Neles serão criados tilápias e camarão gigante da Malásia. Em uma área adjacente serão cultivados tomates, agrião, alface e couve hidropônica, bem como alguns pés de banana para fornecer sombra e insumos para os pescados. A despesca é a cada 6 a 7 meses para peixes e 3 vezes ao ano para camarão, parte do produto será vendido nas feiras e mercados locais e parte será distribuído à população carente local, assim como parte dos lucros serão utilizados para compra de cestas básicas, roupas e medicamentos. Os habitantes do local poderão participar do projeto, onde aprenderão técnicas de aquaponia e manejo de pescados, assim como, cursos de educação financeira, técnicas de vendas e outros cursos técnicos de manutenção e instalação de equipamentos industriais (freezers, geladeiras, hidráulica e marcenaria). O dinheiro arrecadado será para iniciar o projeto, a fase inicial é um tanque de alevino e um tanque de 20.000 litros, além dos alevinos e rações.
O projeto beneficiará mais de 200 famílias, hoje a ong ajuda as pessoas carentes com distribuição de sopa e roupas. O projeto tem o objetivo de garantir a segurança alimentar às pessoas carentes, bem como, prover recursos para modificação de suas situações econômicas através do trabalho e venda de pescados e feiras, auxiliando os alcançados pelo projeto terem mais opção de renda, com um produto final de fácil aceitação no mercado, bem como, buscar ampliação para multiplicar o projeto à outros municípios, onde existam carência e baixo IDH. O projeto é autossustentável e ecologicamente corretos, pois serão aplicados a ele todas as normas de ESG, garantindo também a reciclagem e reaproveitamento de 100% dos resíduos, gerando insumos às lavouras e na sua ampliação a produção de óleos de peixes e outros extratos.
O recurso arrecadado será utilizado na compra de materiais para montagem dos tanque de peixes e alevinos (semi-enterrado), o local já existe e está sendo preparado. Parte dos insumos para a horta serão doados e outra parte será adquirida. O recurso arrecadado servirá também para a construção do galpão e compra do freezer, da balança (até 2kg), da embaladora à vácuo, dos equipamentos para manutenção do tanque, ração e ferramentas para plantio. Material de escritório e equipamentos para uma micro-marcenaria onde serão ministrados os cursos.
Sou formado em Tecnólogo em Gestão Financeira, atuante no segmento de tecnologia da informação onde atuo como analista de sistemas. Sou diretor de projetos da ONG, Projeto Associação Nasce uma Esperança em Madre de Deus e de 2 outras ONGs, localizadas no Rio. Atuo como gestor de projetos há mais de 20 anos, voltados para o terceiro setor, tendo beneficiado milhares de pessoas durante essa jornada.