O objetivo do nosso projeto é conduzir uma série de experimentos com balões de alta altitude em plataformas de lançamento projetadas por alunos em conjunto com professores. Muitos objetivos de design foram considerados, incluindo, mas não limitado a: controle horizontal para balões meteorológicos de hélio, câmeras, plataformas e suportes, sistemas de vídeo de alta definição e coleta de dados diversos, como: radiação cósmica, DNA, meteorologia, microrganismos etc. Sobre o projeto, a equipe de Balão de Alta Altitude concluiu o lançamento de alta altitude e vários workshops sobre design de carga útil, microcontrolador e programação. Com sua ajuda a adesão de Edital para várias escolas irá permitir uma consciência cientifica mais apurada e forte nos jovens do fundamental, ensino médio e universitário, dessa forma oportunizando que nossos alunos possam se tornar futuros cientistas.
A partir do verão de 2019, a IMA desenvolveu o Programa Sorocaba Espacial e nos apresentou ao campo da fotografia e ciência alta altitude com balões meteorológicos. No primeiro evento foram lançadas duas cargas úteis simples, e foi possível recuperá-las com sucesso após 6 tentativas com incursões na mata atlântica. Devido ao fato de que nosso financiamento era limitado – usamos sistema de captura de dados de baixo custo e parcerias tecnológicas com Instituto Federal de Sorocaba. Captação de radiação Cósmica e dados meteorológicos formaram o principal experimento. O container utilizado para transporte dos experimentos era feito de isopor comum e no formato retangular. Independentemente disso, a carga útil recuperada revelou fotos incríveis e resultados científicos interessantes que despertaram nosso interesse na área.
Nosso grupo de projeto espera investigar a mecânica do voo em alta altitude com lançamentos de vários balões ao longo de alguns anos e melhores sistemas de rastreamento de telemetria para as cargas úteis. Também queremos testar novas plataformas de câmeras e suas vantagens e limitações em comparação com outras formas de imagens aéreas. Para aumentar a eficiência e a taxa de recuperação, também queremos projetar fuselagens de containers reutilizáveis e mais robustas com portas modulares que permitiriam muitos experimentos e experimentos diferentes. Isso incluiu um voo mais avançado com computador de bordo que monitoraria dados de GPS e sensores dos diferentes experimentos.Finalmente, a IMA quer aumentar a conscientização sobre projetos amadores de alta altitude na comunidade acadêmica do sistema publico e privado de ensino.
Com o valor arrecadado, poderemos cumprir todas as etapas do projeto, como manufatura do container, Sistema de GPS, eletronica embarcada, imageamento e lançamento.
Nos somos uma incrivel equipe de dois profes, Veronica e César, idealizadores do Programa.