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Lance seus projetos musicais com Crowdfunding

Só quem vive de arte sabe a dificuldade de ganhar dinheiro com seu talento. Nem mesmo para os músicos com gravadora o lucro é suficiente para se manter. Por isso, os artistas têm procurado alternativas para realizar seus projetos.


Imagem do Kickante Esteban Tavares: pré-venda exclusiva!

É aí que entra o financiamento coletivo, também chamado de crowdfunding, que permite que os artistas de diferentes portes consigam uma espécie de patrocínio para shows e eventos. Diferente do método tradicional de investimento em que uma única pessoa investe um valor alto, o modelo de economia colaborativa conta com um conjunto de pessoas contribuindo com valores menores para bater a meta estipulada pelo artista.

 

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O crowdfunding é um formato democrático de arrecadação, ou seja, qualquer pessoa com uma ideia de projeto pode cadastrá-la na plataforma de crowdfunding, estipular uma quantia de dinheiro a ser arrecadado para viabilizar o projeto e um prazo para a meta ser alcançada.

Ainda, o crowdfunding permite que o artista, além de controlar todas as etapas do processo desde o planejamento até a realização do projeto, se aproxime de seus fãs e usufrua da sua liberdade criativa (muitas vezes oprimida pela grande indústria).

A cantora Leila Pinheiro, com 18 CDs e 3 DVDs na bagagem, lançou uma campanha para arrecadar fundos para a gravação de seu primeiro EP. “Vou gravar meu primeiro EP e decidi lançar por meio do sistema de financiamento colaborativo. Pelos diferenciais e credibilidade, escolhi a Kickante para viabilizar todo esse processo de captação do valor necessário para a gravação. Com isso, os interessados pelo meu trabalho poderão acompanhar de perto todos os passos desse momento especial da minha carreira”, comenta Leila.

Para que sua campanha de crowdfunding seja um sucesso, separamos algumas dicas!

Conte sua história

Há milhares de artistas por aí levantando dinheiro para fazer seu próximo álbum ou viabilizar um show. O que seu projeto tem de especial? Por que você se destaca? Como as pessoas se sentirão satisfeitas acompanhando essa jornada e ofertando seu dinheiro?


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Sua história e trajetória são só suas. Use suas particularidades para se diferenciar. Explique para seus fãs e sua rede de contatos a importância do projeto para você, quais são seus objetivos, como o dinheiro será usado, entre outros.

Defina uma meta

Seja realista. Estude todos os possíveis gastos que terá ao longo do processo. Se seu projeto é um evento ou show, não se esqueça de incluir a locação do lugar, a mão-de-obra na montagem, o pós-show e, claro, as recompensas dos contribuidores.

Um jeito bacana de manter a relação com os contribuidores mais íntima é expor o orçamento a público, assim, todos sabem como o dinheiro investido será usado e podem acompanhar mais de perto sua jornada.

Além disso, inclua no orçamento as recompensas. Defina-as de acordo com o valor da contribuição – podendo variar desde um vídeo com agradecimento até ingressos para o show.

 

Aposte no audiovisual

Se seu projeto é de música, é extremamente necessário que na campanha tenha pelo menos uma música de alta qualidade para os contribuidores ouvirem (pode ser vídeo do Youtube, SoundCloud, etc).

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Além disso, criar um vídeo seu de boa qualidade vendendo sua campanha é essencial. Quando as pessoas podem te ver e sentir sua paixão por aquilo, vão se sentir mais próximas e conectadas. Grave vídeos ao longo da sua campanha para que os fãs possam ver como as coisas vão indo. Mostrar progresso encoraja positividade e se converte em doações e apoios.

Você tem a opção de arrecadar fundos através dos vídeos do Youtube. A Kickante é a única plataforma no Brasil autorizada pelo Youtube para fazer este tipo de ação em seus vídeos.

Os rapazes da banda Vivendo do Ócio, ao longo de sua campanha de lançamento no novo CD, fizeram pequenos teasers das gravações para mostrar ao público a jornada.

Planeje o futuro

Quais são seus planos para o pós-campanha? Como vai manter o relacionamento com sua rede de contatos? Quais novidades pode trazer para eles mais para frente? Não deixe que a campanha seja um acontecimento isolado! Use-a como parte de uma história com começo, meio e fim.

Faça parte dos artistas que já se beneficiaram com crowdfunding e arrecade fundos para seus projetos culturais hoje mesmo!

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Categoria:

Aprenda

-Publicado em:18/10/2021
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CEO e fundadora da Kickante. Autora do best-seller Seu Sonho tem Futuro, e ganhadora de prêmios internacionais devido ao seu impacto e inovação no segmento vaquinha online e crowdfunding. Candice é considerada uma das principais vozes do segmento tech da América Latina.

Sobre Candice Pascoal

CEO e fundadora da Kickante. Autora do best-seller Seu Sonho tem Futuro, e ganhadora de prêmios internacionais devido ao seu impacto e inovação no segmento vaquinha online e crowdfunding. Candice é considerada uma das principais vozes do segmento tech da América Latina.

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