O coletivo de mídia independente Desneuralizador (http://migre.me/uZPSI) está produzindo um filme chamado "Não tem arrego". O objetivo é narrar a luta dos secundaristas pela educação pública em Goiás.
No final de 2015, o governo de Goiás anunciou que passaria a gestão de 300 escolas estaduais para Organizações Sociais. Essa transferência viria através de um decreto e transformaria radicalmente a dinâmica das escolas, além de, na prática, significar a privatização da educação pública.
Indignados com a atitude unilateral do Estado e com um explícito caso de inconstitucionalidade e desrespeito não apenas às leis, mas à vontade da própria população, os estudantes secundaristas ocuparam 28 escolas no estado e forçaram o debate público sobre estas mudanças. Na pauta, entrou também o debate sobre processos de militarização de escolas públicas, cujas administrações estavam sendo repassadas para a Polícia Militar de Goiás.
O movimento de ocupação das escolas em Goiás foi duramente combatido, a mando do governo e com apoio da mídia tradicional. Além de diversos casos e relatos de agressões físicas, assédio moral e outras atitudes repressivas e ilegais, cerca de 30 manifestantes e apoiadores foram presos.
Portanto, queremos produzir um filme documentário e narrar esta história a partir do ponto de vista do movimento dos secundaristas, mostrando o dia a dia das escolas ocupadas e a rica experiência de convívio e organização autônoma destes jovens.
A ocupação das escolas em Goiás foi um fato histórico e protagonizado por jovens que são invisíveis para o governo e instituições tradicionais. Precisamos do apoio de todos pra produzir este material e contar essa história.
DOE QUALQUER QUANTIA, CONTRIBUA!
É muito fácil participar.
Finalize em segundos!
Mais de 2 milhões de brasileiros
Pagamento seguro
Parcele em até 12X
Campanha Flexível
Destaque
1º Kick
R$ 10,00
Maior Kick
+ Recente
de brasileiros participando na Kickante
Faça parte do movimento Kickante.
São milhões de brasileiros impactados!
Veja o status real de toda contribuição.